Quimica ambiental tipos de energia
São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contém, e porque são capazes de se regenerar por eios naturais. São fontes de energia ilimitada, mas limitada em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovadas. O Brasil é hoje o maior mercado mundial de energias renováveis, de acordo com um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), uma vez que tem os melhores e maiores recursos para uma matriz energética menos agressiva para o meio ambiente.
Veremos a seguir algumas fontes de energias renováveis, sua vantagens e desvantagens. As Fontes de Energias renováveis podem ser classificadas em primárias e em secundárias. As Fontes Primárias: – são aquelas que ocorrem na natureza, e que nessa forma são utilizadas pelo homem. Ex: Sol, água (mar e rios); vento; petróleo; gás natural; urânio; etc. As Fontes Secundárias: – são obtidas a partir de outras, após transformação. Ex: eletricidade; biodisel; energia eólica.
Os combustíveis renováveis são combustivéis que u teria prima elementos renováveis para a natureza, 20Fg como a cana-de-açucar, utilizada para a fabricação do ?m vários outros vegetais como a mamona utilizada São tontes de energia ilimitada, mas limitada em termos da quantidade de energia que ê possivel extrair em cada Os combustíveis renováveis são combustivéis que usam como materia prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açucar, utilizada para a fabricação do Álcool e também vários outros vegetais como a mamona utilizada para a fabricação do biodiesel ou outros oléos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações. em motores diesel com algumas adaptações.
O crescimento da produção de energia elétrica ao longo dos tempos tem auxiliado o progresso da humanidade, mas também tem criado uma séria preocupação na atualidade: o prejuízo ao meio ambiente. As células de combustível já são usadas em centrais de produção de energia com potêncas reduzidas ( menos de uma dezena de MW). Ficam colocadas perto dos equipamentos consumidores, podendo assim ser consideradas uma tecnologia de geração dita distribuída. Apostando nas células de combustíveis poupa- se no investimento da construção de grandes linhas de transporte de nergia, na proteção destas e outros equipamentos auxiliadores, bem como , na manutenção dessas infraestruturas.
Células de Combustível são células eletroquímicas que convertem a energia química de um combustível e de um oxidante em energia elétrica, através de um processo que envolve essencialmente um sistema elétrodo/ elétrolito. O combustível é o hidrogênio ou um composto tenha na sua constituição e o oxidante é o oxigênio. Uma célula de combustível na forma mais simples é c r dois elétrodos e entre os dois um eletrólito. A 30Fg função de eletrólito é de atuar como um meio que pe H+, OH-, 02- , C032-, Uma célula de combustível na forma mais simples é constituida por dois elétrodos e entre os dois um eletrólito. A função de eletrólito é de atuar como um meio que permite aos iões (H+, OH-, 02- , C032-, … . Uma pilha de combustível é constituida por uma associação em série de células de combustível, uma vez que cada célula individual produz apenas uma tensão aproximada de 0,8 V. TIPOS DE CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL Muitos dos requisitos apresentados pelos sistemas elétricos convensionais implicam desafios técnicos específicos para elos sistemas elétricos convensionais implicam desafios técnicos específicos para as células de combustível. Por exemplo, de maneira a ter uma maior flexibilidade em relação ao combustível e melhor ultilização do calor produzido, uma célula de combustível deverá funcionar a temperaturas elevadas.
De maneira a responder aos diversos desafios técnicos, os investigadores desenvolveram tipos diferentes de células de combustível: • Células de combustível com membrana de permuta protónica( CCMPP) [pic] Figura 1 – Células de combustível com membrana de permuta protónica As células de combustível com membrana de permuta protónica apresenta a vantagem de funcionamento simplificado. O eletrólito nesta célula de combustível é a membrana de permuta iônica que é boa condutora de prótons do ânodo para o catodo. Por sua vez, o combustível ultilizado é o hidrogênio com elevado grau de pureza[Kordesch et al. , 1996]. O único líquido na célula é a água e, devido a esse fato o problemas de corrosão são mínimos [Cappadonia et al. , 2000].
A presença da água em forma líquida é de extrema porque a membrana de permuta protónica se 40Fg antém hidratada durante o seu funcionamento. Sen elocidade de reação reduzidas são compensadas Figura 1 – Células de combustível com membrana de permuta protônica A presença da água em forma líquida é de extrema importância porque a membrana de permuta protónica se mantém hidratada durante o seu funcionamento. Sendo assim a velocidade de reação reduzidas são compensadas pela ultilização de catalizadores e elétrodos sofisticados. O catalisador ultilizado é a platina e desenvolvimentos recentes permitiram a ultilização de pequenas quantidades de catalisador, sendo o custo da platina uma pequena parte o preço total da CCMPP.