Reciclagem
Título: RECICLANDO-SE: MUDANDO O “PAPEL” DA NOSSA ESCOLA Autores Danielle Elias Gonçalves 1 Monaliza Taveira de Souza 1 Fábio Luna dos Santos 2 1 Alunos da E E F M Teodorico Teles de Quental 2 professor da E E F M Teodorico -reles de Quental INTRODUÇAO A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartávei a produção de lixo, p Cip ar 2 No processo de recic el. “u•- ‘ to view esta o papel. No Bras reciclado, variando d mente, assim como desenvolvidos. is mais reciclados consumido é éis ondulados reaproveitamento de 79. em 2007 e pap is de escritório reaproveitamento de 38. 1%, representando 817 mil toneladas de papel. Reciclando o papel podemos diminuir o volume de lixo ocasionado pelo desperdício e ainda poupar árvores. Na escola uma grande quantidade de papel é recolhida dos cestos de lixo, nos diversos ambientes, e o destino deste material é o lixão. Sabe-se, entretanto, que o papel usado é um material com grande poder de reaproveitamento e utilidade. Diante deste contexto, temos a finalidade de reduzir o consumo e reaproveitar o papel desperdiçado na escola em benefício da comunidade scolar.
METODOLOGIA A revisão de literatura foi passo inicial do projeto. Realizamos o levantamento do consumo e desperdício de papel por setor. A palestras e exposição de trabalhos, buscando a participação e contribuição da escola. Delimitamos por equipes o processo de coleta e reciclagem no laboratório. Posteriormente o papel é utilizado na produção de material decorativo, podendo gerando renda e reduzindo a sua utilização. RESULTADOS A escola consumiu em três bimestres 398. 164Kg de papel e desperdiçou 51. 832Kg, equivalente a 13. % do papel comprado. Os setores de maior consumo foram: salas de aula 186. 124Kg, Secretaria 117. 8Kg e Coordenação 61. 256Kg. Nessas salas foram colocados coletores específicos de papel. Os meses de maior consumo são das avaliações e eventos escolares. A análise foi encaminhada a direção da escola, juntamente com a proposta de utilizar o google. docs para aplicação online das avaliações, na perspectiva de redução de papel. O material desperdiçado foi levado ao laboratório para reciclagem e produção de arte decorativa.
CONSIDERAÇOES FINAIS A área ambientalista tem recebido uma atenção considerável nos últimos anos devido à necessidade urgente de conscientização. Tecnologias para tratamento de lixo e reciclagem de produtos veem sendo desenvolvidas para proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. O projeto trouxe a escola um fortalecimento na participação da comunidade escolar gerando ação social e evitando o desperdício, por meio da coleta, redução e reutilização do papel na escola. Palavras-chave: AÇÃO SOCIAL – ESCOLA – PAPEL – RECICLAGEM