Redes
Redes de Computador Trabalho por Luciana Duarte Felisberto, estudante de Informática @ , Em 22/04/2003 5 Tamanho da fonte: a- Este projeto foi elaborado para definir as diretrizes de um gerenciamento de redes. A filosofia empregada na empresa é:Compartilhar a gestão da empresa, cuidando daquilo que ela tem de mais importante e estratégico, os seus talentos, contribuindo decisivamente para torná-la a preferida do cliente e do mercado. A idéia deste projeto nasceu na curiosidade a respeito do funcionamento de u implicaria no comérci os proprietários e fu gerenciamento de re primeiro no mercado OFII
Sw. p page es e como isto al. Que expectativas balhando com um alcançar para ser o A empresa trabalha com funcionários com curso superior ou superior incompleto, ficando os cargos de menor responsabilidade para pessoas com apenas o segundo grau completo, daí se verifica o interesse de colocar no mercado um atendimento altamente especializado. Seu ramo de negócios é o comércio de máquinas e implementos agrícolas e por isso os clientes são, geralmente, agropecuaristas. Está no mercado há 18 (dezoito) anos em Tangará da Serra e seu endereço é: Av. Lions Internacional, 1646-W – Vila Esmeralda.
A implantação de um sistema de gerenciamento de redes traz a pretensão de melhorar a funcionalidade da empresa, diminuir os encargos para os funcionários, entrar no sistema moderno da globalização e acompanhar o mercado, visando assim, agilizar o atendimento aos clientes. Esse projeto nos dá a noção da real necessidade de eficiência e eficácia quando se trata de atendimento ao cliente, disponibilizando assim esse proposta de trabalho para todas as empresas que ainda não se adequaram ao terceiro milênio, dentro das localidades de Tangará da Serra.
Se a empresa conseguir sucesso com a implantação da rede oderá se verificar um aumento sign’ficativo nas vendas, uma agilização no atendimento e consequentemente uma maior satisfação do cliente, para isso conta-se com a assistência técnica que deve ser regular e de qualidade, oferecendo treinamento aos funcionários, acarretando assim numa melhora em termos de execução de tarefas. Porém pode ocorrer o contrario e a empresa assim fica obrigada a se desfazer da aquisição, o que raramente acontece, e se acontece não é pelo bom funcionamento da rede e sim pela má administração.
A importância dessa pesquisa pode ser observada pelo prisma do amo comercial que está cada dia mais exigente e mais empresas estão se instalando em nossa cidade, o que nos obriga a melhorar sempre, com esta implantação com certeza estará se saindo na frente e ganhando terreno, antes que outros o façam, já que a concorrência é grande em uma região basicamente pleiteada pela agricultura e pecuária. Para o embasamento teórico foi usada uma bibliografia bem diversificada, porém concernente ao tema, são livros de gerenciamento, administração comercial e rural, livros que apresentam inúmeras fórmulas para se chegar ao sucesso.
A definição deste projeto de pesquisa fica, com efeito, mais claro quando se olha pelo grau de satisfação que se oferecerá ao cliente e para isso são necessárias as delimitações de algu grau de satisfação que se oferecerá ao cliente e para isso são necessárias as delimitações de alguns pontos básicas: * Bom atendimento e satisfação do cliente são os objetivos de se utilizar o sistema de redes nessa empresa. Um gerenciamento de redes bem estruturado e organizado facilita o trabalho, confere maior rapidez e dispensa um número inviável de funcionários. * Obter uma assistência técnica especializada é fator reponderante, pois na verdade, anda é um mundo novo a se desvendar, portanto quando ocorrer algum problema técnico essa assistência é indispensável, visto que o cliente não pode ser prejudicado por um problema técnico ou administrativo.
Para se chegar até esta fase do projeto foi necessário estudo aprofundado, uma pesquisa bibliográfica minuciosa, pesquisa de campo, esta foi facilitada, pois nosso público alvo é os funcionários da própria empresa, por este prisma podemos verificar então que este projeto não apresentou muitas dificuldades e pode-se dizer que foi até interessante, porque ssim, conhecemos mais a respeito de nossa empresa e do funcionamento geral de qualquer outra que implante um gerenciamento como este, ampliando assim conhecimentos e melhorando o currículo.
Este relatório visa esclarecer os pontos favoráveis de se implantar um sistema de redes em qualquer empresa, nosso foco foi para a empresa acima citada, por ser nosso local de trabalho, o que facilita o entendimento e a externaçao dos conhecimentos adquiridos e dos objetivos a ser alcançados. A implantação ocorreu quando da decisão da diretoria que acreditava ser um meio bastante eficaz para melhorar vendas e satisfazer clientes.
Foi feito um que acreditava ser um meio bastante eficaz para melhorar vendas e satisfazer clientes. Foi feito um investimento de grande pode para a aplicação de tal estratégia, porém com bons resultados, verificados pelo aumento no número de clientes e aumento das vendas. A aceitação deste sistema foi mediata, pois este sistema agilizou muito o atendimento e o cliente por sua vez, agradece e tece critica construtiva e de grande valor.
A metodologia usada foi aquela descrita no projeto, ou seja, a escolha de um tema; seu levantamento bibliográfico, bem como a leitura e fichamento, o que implicou em pesquisa bibliográfica; delimitação do tema; visita a empresa para conhecimento do contexto; escolha e elaboração do problema; separação dos objetivos a serem alcançados; fundamentação teórica; elaboração e definição de hipótese e variáveis; preparação de questionário para a coleta de dados; análise desses dados em tabelas e gráficos; escolha de um método de pesquisa cientifica; orçamento e cronograma.
Os resultados colhidos foram os melhores possíveis, até mesmo superando a expectativa, por saber que essa implantação funciona e trouxe lucros para a empresa. O projeto foi elaborado seguindo as fases acima descritas, e s descobertas foram naturais, a medida que se buscava na bibliografia ou mesmo no dia a dia como funcionário junto a outros funcionários, colegas e chefes.
O ponto que podemos considerar de maior periculosidade é a questão técnica, quando se apresentar um problema técnico que trave todo o sistema, a assistência deveria ser rápida e eficaz, porém isso nem sempre acontece. O problema maior foi em descobrir uma melhor forma de implantar um sistema 40F nem sempre acontece. implantar um sistema de rede, qual o melhor equipamento, qual a melhor empresa fornecedora, em suma, como o gerenciamento ode viabilizar esta implantação para que os objetivos sejam obtidos.
Foi utilizado o método qual’tativo e quantitativo perante uma pesquisa participante, este nao foi mencionado no projeto, mas foi efetivamente usado. Este método Implica em quantificar as respostas aos questionários, transformando-os em numeras, através dos quais se pode ter uma base se esta estratégia da administração está sendo bem sucedida e na questão qualitativa pode-se demonstrar a importância para a empresa e para o meio comercial de um sistema globalizado, moderno e de fácil manuseio, que traz agilidade e reconhecimento.
A hipótese levantada quanto ao sucesso da implantação é verificada pelos números do balancete mensal feito pela empresa, cujo interesse é fazer a demonstração financeira do período da implantação até hoje, notando crescente aumento nas vendas e, por conseguinte dos lucros. O sucessivo crescimento em número e diversidade dos componentes das redes de computadores tem tornado a atividade de gerenciamento cada vez mais complexa. Isto piora quando estão envolvidos muitos fornecedores.
O isolamento e o teste dos problemas das redes tem-se tornado muito diffceis devido a causas como diversidade dos níveis do pessoal nvolvido, diversidade de formas de controle e monitoração. Considerando a variadas soluções possíveis, uma delas é mais usada e consiste em utilizar um computador que interage com os diversos componentes da rede para deles extrair as informações um computador que Interage com os diversos componentes da rede para deles extrair as informações necessarias ao seu gerenciamento.
Deve-se, portanto, montar um banco de dados neste computador gerente da rede, contendo informações adequadas/necessárias para apoiar o diagnostico e a busca de soluções para os problemas da rede. Isto envolve o esforço ara identificar, rastrear e resolver situações de falha física, mau funcionamento de software ou aspectos de treinamento que afetam o funcionamento adequado.
Como o tempo decorrido enquanto o usuário aguarda a restauração do serviço, deve ser menor do que nunca, tudo isso pode ser feito eficientemente. Há um operador controlador de rede, que a partir de um console do qual se monitora a rede, verifica sempre as condições, trabalhando com o objetivo de efetuar o diagnóstico sobre os problemas da rede. Esse diagnóstico pode ser feito em três níveis.
A interação do operador como o sistema de apoio à atividade de ontrole de manutenção deve ser efetuado facilmente. Há três alternativas para assegurar a continuação do serviço, enquanto o problema nao for solucionado: * Uso de equipamento redundante; * Encaminhamento à outra fonte de atendimento (por exemplo, outro terminal, outro concentrador, outro meio de comunicação ou outro computador); * Reconfiguração.
Os custos vindos da perda de capacidade de atendimento podem ser altos e também os inerentes à manutenção de facilidades adicionais redundantes para uso em caso de falha. Por outro lado, o diagnostico incorreto ou a tentativa de retomar o uso de um omponente com problemas antes que os consertos adequados sejam efetivados somente aumentam um componente com problemas antes que os consertos adequados sejam efetivados somente aumentam os custos, tornando maior o tempo de paralisação e a frustração dos técnicos e dos usuários envolvidos.
O mecanismo de apoio à operação de gerenciamento da rede de incorporar as seguintes características: * O gerenciamento da rede deve ser parte integral da mesma; * Devem ser permitidos múltiplos pontos de acesso ao gerenciamento da rede; * A informação sobre a rede, bem como as estatísticas de sua tividade, incluindo os dados de eventos, devem ser passiveis de obtenção de maneira centralizada e apresentados em forma de maneira compreensível, possivelmente usando gráficos; * Um esquema de tratamento prioritário deve permitir que as mensagens de controle da rede precedam outros tipos de trafego; * As funções de gerenciamento devem operar independentemente do meio de transmissão; * Deve haver um banco de dados contendo informações sobre todos os componentes da rede e de seus usuários; * Alterações na rede e redirecionamento devem poder ser efetivados da forma mais flexível e simples. Quando uma rede encontra-se em situação de operação de forma degradada pode ser necessário tomar decisões quanto à suspensão de certas atividades, tendo em vista a capacidade diminuída da rede e a importância e o grau de prioridade podem variar segundo a hora do dia ou o local.
O gerenciamento da rede implica na existência de um banco de dados contendo informações completas sobre todos os elementos da mesma. para cada um dos tens, o operador da rede deve ser capaz de acessar informações como proprietário, localização, custo operacional, arrenda localização, custo operacional, arrendatário, numero serial e dentificação do circuito. É surpreendente constatar que redes de grande porte têm, às vezes, uma estrutura manual de gerenciamento de problemas baseada em papel. Isto funciona quando a rede é pequena, mas, à medida que ela cresce, o processo torna-se incapaz de sequer registrar o universo dos incidentes nesta forma manual.
O melhor caminho, porém, seria um gerenciamento de rede coerentemente estruturado, como um elemento de controle integral, que permitisse a conexão de equipamentos compatíveis ou não. Uma solução assim genérica e integrada auxiliaria os usuários a evitar os altos custos de um pacote gerenciador customizado” e facilitaria uma manutenção económica, o futuro crescimento e a evolução da rede devem possibilitar uma atuação preventiva, e não meramente reativa, em relação aos problemas. Como tem acontecido usualmente, a inter-operaçao entre equipamentos heterogêneos tem sido prejudicada por diferenças na tecnologia escolhida para tal fim. Diferentes fornecedores selecionam estratégias dissimilares para este objetivo.
Quando é atingido o ponto em que o gerenciamento da rede se torna necessário, a maioria dos fornecedores também seleciona uma solução proprietária, embora alguns sequer incluam ualquer mecanismo para gerenciamento de seus produtos. Isto reforça de que um sistema de gerenciamento de rede integrado é imprescindível. Esta necessidade foi percebida mais intensivamente a partir da metade da década de 1 980 e diversos esforços começaram a ser desencadeados no sentido de buscar a solução mais adequada diversos esforços começaram a ser desencadeados no sentido de buscar a solução mais adequada. Os dados coletados através de questionários de 10 (dez) questões, sendo 03 (três) com respostas de sim e não, 04 (quatro) de alternativas e 03 (três) dissertativas.
Em seguida foi eita uma análise quantitativa dos dados em tabelas e gráficos para demonstrar as respostas em números e as relações das respostas, logo após a construção dos gráficos e das tabelas fez- se uma interpretação dos mesmos, explicando cada pergunta com as respostas respectivas e quais as suas incidências sob o assunto investigado. Para a elaboração da monografia usaremos os artifícios necessários para uma melhor compreensão do tema a ser defendido. A monografia será feita baseada na resolução das questões levantadas na situação-problema, cada item será dissertado e esclarecido um após o outro no sistema de tópicos, tilizando-se da seguinte nomenclatura: * Quais os objetivos de utilizar os sistemas de redes na empresa? * Estruturação do gerenciamento de redes. * Reações propostas quando aparece um problema que impede o funcionamento da rede. Verificação dos lucros ou prejuízos após a implantação do sistema de redes. * Qual a melhor forma de decidir sobre o investimento ou não do sistema de redes? O método utilizado é o qualitativo e quantitativo. Surgiu nos EUA na década de 70 a 80. No Brasil os primeiros estudos sobre o método ocorreram na década de 80 na Universidade de Brasilia com Pedro Demo e na Universidade de São Paulo – USP, que consiste no conjunto de etapas a serem vivenciadas na observação, experimentação, raciocínio indutivo e dedutivo. Sua de etapas a serem vivenciadas na observação, experimentação, raciocínio indutivo e dedutivo. Sua metodologia é dirigida ao pensar e as ações na investigação da verdade.
São características deste método: * A arte de dirigir o pensamento relacionado a uma consciência madura e concreta; * Seqüência de conhecimentos estão relacionados ao método cientifico, o projeto foi elaborado de acordo com as normas da ABNT; * Usa-se a coleta de dados para buscar dados a serem nvestigados no decorrer da pesquisa, através de questionários; * Faz-se uma análise de todos os dados coletados; * O pesquisador deve ter um cuidado minucioso sobre cada conceito que é atribuldo a cada etapa da pesquisa, a fim de obter coerência lógica; * A metodologia é voltada para a compreensão geral dos objetivos, da necessidade exigente do mercado, da satisfação do cliente; * A amostragem é isolada do meio, o que resulta numa fragmentação na coleta e análise dos dados, que facilita a compreensão numérica da situação pesquisados ao ser demonstrada publicamente a leigos ou pesquisadores de outras ?reas; * É qualitativa pela grande importância que ela traz para o nosso meio social e comercial. O trabalho científico apresentado nos dá uma visão global da implantação do sistema de redes nas empresas, viabilizando assim, um funcionamento mais eficaz e uma maior satisfação do cliente. As recomendações mais importantes seriam aquelas que demonstram a parte negativa dessa implantação, que seria a questão da assistência técnica especializada, não ser assim, tão especializada, e ter alto custo, muitas vezes não resolvendo os problemas. Embora apresente essa prob 0 DF 11