Regras de jogo do handebol

Categories: Trabalhos

0

Federação Internacional de Handebol REGRAS DE JOGO EDIÇÃO 10 de julho de 2010 TRADUÇÃO: Prof. : Sálvio Pereira Sedrez Diretor de Arbitragem e Palestrante IHF-PRC CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL DIRETORIA EXECUTIV PRESIDENTE Mano 1 0 VICE-PRESIDENTE 20 VICE-PRESIDENTE CONSELHO FISCAL EFETIVOS: ar 112 S”ipe to view Lima (PB) José Ribamar Dias Raposo (DF) Francisco de Assis Farias (AL) Carlos Roberto Rodrigues Santos (SE) SUPLENTES: Gilson Dórea Leite Filho (SE) Maria Auxiliadora Almeida Pires Santos (SE) Paulo José Sales de Carvalho (PB) VICE-PRESIDENTES NORTE Miguel Rufino Gornes (PA)

NORDESTE Izaque Alves Alencar (PB) CENTRO-OESTE junjor Augusto de souza (GO) UL Iradil Antonello (RS) Giacomini (RS) COORDENADOR DE SELEÇOES – Javier Garcia cuesta SUMARIO: REGRAS DE JOGO, GESTOS FORMA, ESCLARECIMENTOS E REGULAMENTOS DA ÁREA DE SUBSTITUIÇÃO PÁGINA PRÓLOGO REGRAS DO JOGO 1. A QUADRA DE JOGO 3 2. A DURAÇÃO DA PARTIDA, O SINAL DE TÉRMINO E O TIME-OUT 9-13 3. A BOLA 14 4. A EQUIPE, SUBSTITUIÇOES, EQUIPAMENTOS, JOGADORES LESIONADOS 15-18 5. O GOLEIRO 19-20 6. A ÁREA DE GOL 21-22 7. O MANEJO DA BOLA, JOGO PASSIVO 23-25 8.

FALTAS E CONDUTA ANTIDESPORTIVA 26-33 g. O GOL 34-35 49-53 17. OS ÁRBITROS 4-56 18. O SECRETÁRIO E o CRONOMETRISTA 57 OS GESTOS FORMA 58-67 ESCLARECIMENTOS DAS REGRAS DO JOGO 68-82 REGULAMENTOS DA AREA DE SUBSTITUIÇAO 83-86 GUIA PARA A CONSTRUÇÃO DE QUADRAS E BALIZAS 87-90 Prólogo Estas Regras de Jogo entrarão em vigor em 1 a de julho de 2010. O Texto das Regras, os Comentários, as Sinalizações da I. H. F. , os Esclarecimentos das Regras de Jogo e o Regulamento da Área de Substituições, integram as Regras.

Isto não se aplica ao “Guia para Construção de Quadras e Balizas”, que estão simplesmente incluídos no livro de Regras para a conveniência dos usuários daquele texto. Nota: Como forma de simplificação, este livro geralmente utiliza a forma masculina das palavras para se referir aos jogadores, oficiais, árbitros e outras pessoas. Contudo, as regras se aplicam i almente para participantes dos sexos masculino e femini ta para as regras sobre o maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da baliza).

Deveria haver uma zona de segurança ao redor da quadra de jogo, com largura mínima de 1 metro ao longo das linhas laterais e 2 metros atrás das linhas de fundo. As características da quadra de jogo não devem ser alteradas durante o jogo de forma tal que somente uma equipe ganhe alguma vantagem. A baliza (ver fig. 2a e 2b) é colocada no centro de cada linha de fundo. As balizas devem estar firmemente fixadas ao solo ou às paredes atrás delas. Suas medidas interiores são de 2 metros de altura e de 3 metros de largura.

Os postes das balizas são unidos por um travessão. As faces posteriores dos postes devem estar alinhadas com o lado posterior da linha de gol. Os postes e o travessão devem ter uma secção quadrada de 8 cm. As três faces visíveis da quadra devem er pntadas com faixas alternadas em duas cores contrastantes que, por sua vez, contrastem claramente com o fundo da quadra. As balizas devem ter uma rede, que deve ser fixada de modo que a bola arremessada para dentro da baliza fique dentro dela naturalmente.

Todas as linhas da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem ter 8 cm de largura entre os postes (ver fig. enquanto todas as outras linhas medirão 5 cm de largura. As linhas entre duas áreas adjacentes podem ser trocadas por uma pintura com Ieta da área que elas delimitam, usando para isto, cores di delimitam, usando para isto, cores diferentes. Em frente de cada baliza, há uma área de gol ( ver flg. 5).

A área de gol é definida por uma linha de área de gol (linha de 6 metros), marcada como segue: a) uma linha de 3 metros diretamente em frente à baliza; esta linha é paralela à linha de gol e está a 6 metros de distância (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha da área de gol); b) dois quartos de círculo, cada qual com um raio de 6 metros (medidos desde o ângulo interno posterior de cada poste da baliza), conectando aquela linha de três metros de comprimento com a linha de fundo (ver fig. 1 e 2a).

A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distancia da linha da área de gol. Ambos os seguimentos da linha e os espaços entre eles medem IS cm. (ver fig. l). A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, marcada diretamente em frente a baliza. Ela é paralela a linha de gol, a uma distância de 7 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 7 metros); (ver fig. l). A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) é uma linha de anterior da linha de 15 cm de comprimento, marcada diretamente a frente de cada baliza.

Ela é paralela ? linha de gol, a uma distância de 4 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 4 metros); (ver fig. l). A linha central une os pontos centrais das duas linhas laterais (ver fig. le 3). A zona de su eemento da linha zona de substituição (um segmento da linha lateral), se estende a uma distância de 4,5 metros da linha central para cada equipe. Este ponto final da zona de substituição é prolongado por uma linha paralela a linha central, e estende-se 15 cm dentro da quadra e 15 cm para fora (ver fig 1 e 3).

Maiores requisitos de detalhes técnicos para a quadra de ogo e balizas podem ser encontrados no capítulo Guia para Construção de Quadras de Jogo e Balizas, na página 87. Figura 1: A quadra de jogo Linha de gol Rede Linha de fundo Linha de limitação do goleiro Linha de 7 m. Linha de tiro livre Linha da área de go Linha central Linha lateral 700 400 300 2000 445 15 IS 4000 1992,5 quarto de círculo Direção da área de jogo 8 Figura 2b: A Baliza (vista lateral) 80 100 130 -150 20 208 28 9X20 Figura 3: Linhas e áreas de substituição Banco de suplentes, jog. xclu(dos e oficiais Banco de suplentes, joga excluídos e oficiais Mesa do secretário e cronometrista e 15 minutos. A duração normal da partida para equipes de adolescentes com idade entre 12 e 16 anos e de 2 x 25 minutos, e no grupo de idade entre 8 e 12 anos o tempo é de 2 x 20 minutos. Em ambos os casos, o intervalo de jogo é de, normalmente, 10 minutos. 2:2 Uma prorrogação (tempo extra) será jogada após 5 minutos de intervalo, caso uma partida acabar empatada e um vencedor tenha que ser determinado.

A prorrogação consiste de 2 períodos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto. Se a partida continuar empatada depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra será jogado após um ntervalo de 5 minutos. Este segundo tempo extra também tem dois períodos de S minutos com intervalo de 1 minuto. Se a partida continuar empatada, o vencedor será determinado de acordo com o regulamento particular da competição. No caso em que a decisão for usar o tiro de 7 metros como desempate para conhecer o vencedor, os procedimentos indicados a seguir devem ser seguidos. 2:2 Com. A expulsão desaparece das regras de jogo Se agrega a referência a 4:1, que indica que, os jogadores que completarem a equipe durante as prorrogações, também podem arremessar. 2:2 Coma: A expulsão desaparece das regras de jogo Se agrega a referência a 4:1 , que indica que, os jogadores que completarem a equipe durante as rorrogações, também podem Se o tiro de 7 metros for usado como critério de desempate, os jogadores que não estão excluídos ou desqualificados ao final do tempo de jogo estão autorizados a participar das cobranças (Ver também Regra 4:1, 40 parágrafo).

Cada equipe nomeia 5 jogadores. Estes jogadores executam um arremesso cada, alternando com os jogadores da outra equipe. Não é necessário que as equipes pré-determinem a seqüência dos seus jogadores. Os goleiros podem ser livremente escolhidos e substituídos entre s jogadores eleitos à participar. Os jogadores também podem participar no tiro de 7 metros como arremessadores e goleiros. Os árbitros decidem qual baliza será usada,. Os árbitros fazem um sorteio e a equipe vencedora escolhe se deseja arremessar primeiro ou depois.

A seqüência oposta será usada para os arremessos remanescentes, se os tiros tiverem de continuar porque o placar ainda segue empatado após os primeiros cinco arremessos de cada equipe. Para esta continuação, cada equipe deve, de novo, nomear cinco jogadores. Todos ou alguns deles podem ser os mesmos da primeira rodada. Este método de nomear cinco jogadores a ada vez, continua enquanto for necessário. Contudo, o vencedor desta vez será decidido logo que houver um gol de diferença, após cada equipe ter tido o mesmo número de arremessos.

Os jogadores podem ser desqualificados de outra participação nos tiros de 7 metros em caso de significante ou repetida conduta anti-desportiva— 2:2 Adequação nas mudança de numeração na regra 16. (1 6:6e). Se isto acontecer com um jogador que acabou de ser nomeado para compor o regra 16. (16:5e). Se isto acontecer com um jogador que acabou de ser nomeado para compor o grupo de 5 arremessadores, a equipe eve nomear um outro executante. Sinal de Término 2:3 0 tempo de jogo começa com o apito do árbitro autorizando o tiro de saída inicial.

O tempo de jogo acaba com o sinal de término automático do placar ou do cronometrista. Se o sinal sonoro não soar, os árbitros apitam para indicar que o tempo de jogo terminou (17:9). Comentário: Se não dispõe-se de um placar com sinal automático, o cronometrista deverá usar um cronômetro de mesa ou manual e finalizar o jogo com o sinal de término. (18. 2, 20 parágrafo). 2:4 Melhora na redação – Não há mudança no significado da regra

Melhora na redação – Não há mudança no significado da As infrações e atitudes anti-desportivas que acontecerem antes ou simultaneamente ao sinal de término (seja no intervalo, final de jogo e também no período extra) também serão punidas, se o resultado do tiro livre (segundo a Regra 13:1) ou tiro de 7 metros não pode ser executado até o final do sinal. Similarmente, o tiro deve ser recobrado, se o sinal de término (seja no intervalo, final de jogo e também no período extra) soar precisamente quando um tiro livre ou tiro de 7 metros estiver sendo executado ou uando a bola já estiver no ar. PAGF 112

A indisciplina como infuência no processo ensino-aprendizagem

0

LUIZ CARLOS DE SOUZA A Agressividade como Possibilitadora no Processo EnsinoAprendizagem “O objetivo da educação e de todos e deve

Read More

Relatуrio: materiais volumйtricos – densidade de lнquidos

0

Faculdades Oswaldo Crus Faculdades de Ciкncias Farmacкuticas e Bioquнmicas Relatуrio: Materiais Volumйtricos – Densidade de Lнquidos p Sгo Paulo 2011

Read More