Reino protista
E. E. “Calhim Manoel Abud” Reino Protista Disciplina: Biologia Nome: Matheus Almeida Fróes Protista O reino protista engloba uma grande variedade de organismos unicelulares . com uma única célula) e algumas formas simples de organismos multinuc . com várias células). ora Os micro-organismo asa. ? to view next*ge unicelulares ou pluric Podem ser autótrofo os) e multicelulares rotista são si mesmo + “trophé”, nutrição; literalmente “seres que alimentam a si mesmos”), ou seja, protistas que possuem clorofila e fazem a fotossíntese; no entanto, existem também outros protistas ue são heterótrofos, ou seja, incapazes de fazer fotossíntese e que se alimentam de matéria orgânica.
Protistas autótrofos, constituem a maior parte do plâncton marinho e dulcícula, são os mais importantes produtores nesses ecossistemas aquátlcos. * Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico. Os antigos Subfilos passaram a ser os atuais Filos. * Os Protozoários foram classificados por Goldfuss em 1818 como um filo, Filo Protozoa pertencente ao Reino
Animal. Goldfuss descreveu os protozoários como sendo animais, o antigo Reino Protozoa (do grego Proto que em português significa primeiro) e (Zoa ou zoo que em português significa animal ou animais) portanto o termo protozoário “em português” significa literalmente “os prmeiros animais” e devido a isso foram classificados no Filo Protozoa como se fossem “animais microscópicos” e por conseguinte estavam incluídos no Reino Animal. Na nova classificação, o antigo Filo Protozoa foi eliminado do Reino Animal e, seus antigos subfilos, Subfilo Plasmodroma Subfilo Ciliophora, atualmente são classificados como Filo Plasmodroma e Filo Ciliophora pertencentes ao Reino Protista. * As algas unicelulares, crisófitas, euglenófitas e pirrófitas que antigamente estavam classificadas no Reino Vegetal, sairam do Reino Vegetal e passaram a ser classificadas também como integrantes do Reino Protista junto com os protozoários. A classificação dos protozoários é feita com base nas estruturas de locomoção que apresentam e devido a muitas semelhanças com as estruturas de locomoção das algas nicelulares, todos esses micro-organismos muito semelhantes e que apresentam características mistas tanto de animais quanto de vegetais, sairam dos Reino Animal e do Reino Vegetal e foram todos eles reunidos no Reino protista. ara evitar confusões, mantemos o uso dos termos “Filos para protozoários” e “Divisões para algas unicelulares” da mesma forma como estavam classificados antes, na botânica e na zoologia. * As classes de microorganismo forma como estavam classificados antes, na botânica e na zoologia. * As classes de microorganismos anteriormente classificadas omo algas mas que agora se encontram no Reino protista são todas eucariontes e unicelulares.
As únicas algas procariontes são as cianofíceas mas essas agora são classificadas como bactérias do Reino Monera. * As verdadeiras algas, Feófitas (algas pardas), Rodófitas (algas vermelhas) e Clorófitas (algas verdes), que são seres vegetais pluricelulares, formados por verdadeiros tecidos vegetais com bilhões de células intimamente ligadas umas às outras, estas continuam no Reino Vegetal e não são consideradas como protistas, são vegetais mesmo.
Thomas Cavalier-Smith propôs o Reino Chromista, uma filosofia científica, entretanto ainda não esclareceu muitas linhas diferentes de protistas cujas relações não são compreendidas por este sistema de classificação que ele sugeriu. Os cladistas consideram os vários clades de Protistas como subgrupos diretos dos êukaryotes, com a admissão de que não conhecem ainda o suficiente sobre eles para arranjá-los em uma hierarquia. Estes vários clades são listados na árvore evolucionária nessa tabela abaixo, denominada classificação Eukaryota.
Características principais Fazem parte também do reino protista alguns organismos eucariontes, estes seres possuem núcleo envolto por membrana celular, DNA associado a histonas (principais proteínas que compõe a cromatina e que desempenham um importante papel PAGF3ÜFd histonas (principais proteínas que compõe a cromatina e que desempenham um importante papel na regulação dos genes) e organelas como, por exemplo, as mitocôndrias e os cloroplastos.
Recentemente foi proposto um sistema de classificação que classifica os organismos eucariotes entre um dos três principais rupos de seres vivos, ao lado do grupo das bactérias e archae. Teoricamente acredita-se que as organelas dos protistas descendem da evolução especializada das bactérias simbióticas, que vivem no interior das células e de outras bactérias, o que contribuiu, pelo menos em parte, com sua transição de célula procarionte (células sem membrana separando o núcleo do citoplasma) para célula eucarionte (células com núcleo organizado e separado do citoplasma por membrana nuclear).
O reino protista compreende um diversificado número de organismos. Deste reino fazem parte as algas, os protozoários e autótrofos (organismos capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese) multicelulares ou multinucleares. Antes do advento da bioquímica moderna e do microscópio eletrónico, estes organismos estavam inseridos dentro do reino das plantas e dos animais. Atualmente, sabe-se que a maior parte dos protistas teve uma evolução independente. Curiosidade: Você sabia que existem aproximadamente 60. 000 espécies de seres vivos pertencentes ao reino protista?