Relação tensão x corrente elétrica

Categories: Trabalhos

0

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS DISCIPLINA: ELETROTÉCNICA – AULA PRÁTICA CURSO: ENGENHARIA MECANICA ASSUNTO: RELAÇAO TENSAO / CORRENTE ELETRICA DATA: 29/02/2012 INTRODUÇÃO Antes de iniciar os procedimentos de análise é importante conhecer a função de cada componente presente no circuito: Corrente continua, c corrente constante ( ou PACE 1 ora alvânica ou anda current) é o fluxo ordenado de el « – eção.

Esse tipo de to view corrente é gerado po 12 ou 24V), pequena s ou de motos (6, e 9V), pilhas (1 e 1 ,5V), dínamos, células solares e ontes de alimentação de várias ecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente cont[nua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc. ). Este tipo de circuito possui um polo negativo e outro positivo (é polarizado), cuja intensidade é mantida.

Mais corretamente, a intensidade cresce no início até um ponto máximo, mantendo-se contínua, ou seja, sem se alterar. Quando desligada, diminui até zero e extingue-se. A corrente alternada (português brasileiro) (CA ou AC – do inglês lternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente continua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).

MATERIAL UTILIZADO Varivolt É umTransformador capaz de transformar a tensão de saída. Voltimetro O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito e exibe essas medições, geralmente, por meio de um ponteiro móvel ou um mostrador digital, de cristal íquido (LCD) por exemplo. A unidade apresentada geralmente é o volt. Muitos voltímetros, na verdade, não são nada mais do que amperímetros com alta resistência interna. O projeto dos voltímetros é tal que, com sua alta resistência interna, introduzam o mínimo de alterações no circuito que está sendo monitorado.

Assim como um amper[metro indica a corrente que passa por ele, um voltímetro indica a tensão entre seus terminais. Amperimetro O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através a sessão transversal de um condutor. A unidade usada é o Ampére. Como a corrente elétrica passa através dos condutores e dispositivos ligados a eles, para aferir a corrente que passa por alguma região de algum circuito, deve-se colocar o amperímetro em serie com esta, sendo necessário abrir o circuito no local da medida.

Por isso, para as medições serem precisas, é esperado que o amperímetro tenha uma resistência muito pequena comparada às do circuito. Amperímetros podem medir correntes contínuas ou alternadas. Dependendo da qualidade do aparelho, pode possuir várias scalas que permitem seu ajuste para medidas com a máxima precisão possível. Resistência Elétrica medidas com a máxima precisão possível. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada.

Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms. Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem ntre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor.

Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade elétrica. OBJETIVO Este projeto tem como objetivo demonstrar a relação existente entre Tensão/Corrente Continua e Tensão/Corrente Alternada e compará-las, para que possamos utilizá-las em algum projeto de nossas vidas profissionais ou acadêmica. PROCEDIMENTO De posse dos equipamentos disponibilizados, primeiramente foi ontado o circuito demonstrado abaixo para corrente alternada.

Variou-se a tensão e obteve-se, para cada tensão estipulada as seguintes medições de corrente: Tensão (V) I Corrente (A) I Resistência (WA) (Q) I 20 40 60 80 100 | 120 | 140 | 0,19 0,37 0,55 0,75 0,93 | 1,101 1,28 | 105,26 | 109,59 | 109,09 | 106,67 | 108,11 109 og PAGF3ÜFd 109,38 160 | 180 | 200 | 220 | 240 | 1,50 | 1,65 | 1,88 | 2,05 | 2,25 | 106,67 109,09 107,32 Esta sequência de medições é demonstrada no gráfico a seguir: A segunda sequência de medições foi feita usando o seguinte circuito, para corrente continua:

Obtivemos os seguintes dados da tabela abaixo que foram plotados no gráfico a seguir: Tensão (V) Corrente (A) Resistência (VIA) (O) I CONCLUSAO A prática realizada nos apresentou a relação existente entre a Tensão e a Corrente Elétrica. Esta relação, demonstrada através dos gráficos, nos mostra uma reta, cuja inclinação constante é comprovada através do cálculo do coeficiente angular. A inclinação em questão reflete a proporcionalidade direta entre tensão e corrente, o que recebe o nome de Resistência Elétrica. Como a inclinação da reta a resistência também

As imagens do gesto em coexistence: uma leitura das mãos

0

As imagens do gesto em Coexistence: uma leitura das mãos Luciana Coutinho Pagliarini de Souza (UNISO)i Resumo: Intenciona-se analisar o

Read More

Burke – a continuidade contra a ruptura

0

RESUMO: BURKE – A CONTINUIDADE CONTRA A RUPTURA Burke é considerado o fundador do conservadorismo moderno. Sua obra consiste em

Read More