Relações entre escola e comunidade

Categories: Trabalhos

0

Relações entre escola e comunidade *Como efetivar uma gestão escolar democrática? A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma Instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Os princípios que norteiam a Gestão Democrática são: * Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada. Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: ou responsáveis, pes as org toda a comunidade a ed. ‘ * Transparência: Q implantada na escola , funcionários, pais rojetos na escola, e mada ou mento de todos.

A Gestão Democrática na escola formada por alguns componentes básicos: Constituição do Conselho escolar; Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa; definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleição direta para diretor(a); Os Conselhos Escolares podem servir somente para discutir problemas burocráticos, ser compostos apenas por professores diretor(a), como um ‘Conselho de Classe’, mas se estiver dentro dos princípios da Gestão Democrática esse Conselho terá que discutir politicamente os problemas reais da escola e do lugar que ela está inserida com a participação de todos os sujeitos do processo.

Natureza do Conselho Escolar: Deve ser deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizador fiscalizadora. * Atribuições fundamentais: Elaborar seu regimento interno; elaborar, aprovar, acompanhar e avaliar o projeto politico- pedagógico; criar e garantir mecanismos de partlcipação efetiva e democrática da comunidade escolar; definir e aprovar o plano e aplicação financeiros da escola; participar de outras instâncias democráticas, como conselhos regional, municipal, e estadual da estrutura educacional, para definir, acompanhar e fiscalizar pol(ticas educacionais. * Processo de escolha dos membros: A eleição dos membros e suplentes deverá ser feita na unidade escolar, por votação direta, secreta e facultativa. residência do Conselho Escolar: Qualquer membro efetivo do conselho poderá ser eleito seu presidente, desde que esteja em pleno gozo de sua capacidade civil. * Mandato: Um ano, com direito à recondução. Assim como o Conselho Escolar, o PPP também tem leis para ssegurá-lo. Na Para que se tenha êxito em fazer um Projeto Político- Pedagógico, com a participação da comunidade, e para que sua implementação esteja presente na realidade escolar, algumas características são fundamentals: * Comunicação eficiente: Um projeto deve ser factível e seu enunciado facilmente compreendido. * Suporte institucional e financeiro: Tem que ter vontade politica, pleno conhecimento de todos e recursos financeiros claramente definidos. Controle, acompanhamento e avaliação do projeto: Um projeto que não pressupõe constante avaliação não consegue aber se seus objetivos estão sendo atingidos. Credibilidade: As idéias podem ser boas, mas, se os que as defendem não têm prestígio, comprovada competência e legitimidade, o projeto pode ficar bem limitado. Na Gestão Democrática o dirigente da escola só pode se PAGFarl(Fq ficar bem limitado. Na Gestão Democrática o dirigente da escola só pode ser escolhido depois da elaboração de seu Projeto Político- pedagógico. A comunidade que o eleger votará naquele que, na sua avaliação, melhor pode contribuir para implementação do ppp. A escolha para diretor nas escolas sempre foi um assunto uito polêmico e discutido tanto nas escolas quanto entre especialistas da educação.

O assunto encontra-se em grande evidência também devido ao fato de ser, entre as outras práticas de administração da escola, aquela que envolve um maior interesse dos governantes, pois é uma importante ferramenta de cooptação pelo poder – “te dou o cargo e você me dá o apoio”. A grande atenção voltada a este tema faz alguns até pensarem que a Gestão Democrática se restringe à eleição direta para diretor. Fundamentos socioculturais da educação *Reflita como a escola, enquanto agente importante de ransmissão da cultura, pode influenciar a vida das pessoas. Você acredita que a escola faz isso igualmente para todos? Comente. A pa avra escola deriva do grego e significa, etimologicamente, o lugar ócio, tempo livre.

A primeira modalidade de educação deu origem à escola onde uma classe proprietária, identificada como a educação dos homens livres centrava nas atividades intelectuais, na arte da palavra e nos exercícios físicos de caráter lúdico ou militar. Enquanto outra classe denominada de não proprietária, identificada como a educação dos escravos e serviçais assimilada o próprio processo de trabalho. A escola era, pois, um apêndice da divisão social pois nela se concretizava a divisão entre trabalho intelectual, para as classes dominantes, e o trabalho manual, para os escravos. Com o passar do tempo PAGF3rl(Fq intelectual, para as classes dominantes, e o trabalho manual, para os escravos. Com o passar do tempo e com a industrialização a escola foi se adaptando e aumentando seu conteúdo, sua grade curricular.

A desigualdade social continua como no passado, pessoas com mais condições financeiras continuam tendo melhor ensino e melhor acesso as escolas pois podem pagar por um ensino e qualidade pagando preços exorbitantes, enquanto as classes menos favorecidas dependem das escolas públicas. No período atual, a formação demandada da escola, é uma educação básica de qualidade e para todos, responsável por socializar os conhecimentos construídos pela sociedade que abrange um cabedal diverso e amplo para que cnanças e adolescentes terminem esse período escolar munidos o bastante de ferramentas para viver conscientemente na sociedade, dominando seus fundamentos científicos, sociais, políticos, lingüísticos, geográficos, artísticos etc.

Aprender a se disciplinar para as exigências da sociedade, em especial, para as posteriores ao trabalho, como o fato de somente poder brincar nos horários especificos determinados pela escola, de estar na presença da figura do professor, ou de somente falar quando autorizado etc. A escola evoluiu muito com o passar do tempo, não tem mais somente o papel de ensinar assumiu também o papel de educar. Em uma sociedade onde os pais, não tem mais tempo para os filhos, onde os alunos passam maior parte do seu tempo com os professores. A escola trata a todos do mesmo modo, com igualdade a uestão e que existem crianças que assimilam melhor as coisas e desenvolvem mais do que outras.

Supunha-se que por meio da escola pública e gratuita seria resolvido o problema do acesso à educação e, a escola pública e gratuita sena resolvido o problema do acesso à educação e, assim, garantida em principio, a Igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos. Os indivíduos competiriam dentro do sistema de ensino, em condições iguais, e aqueles que se destacassem por seus dons individuais seriam levados, por uma questão de justiça, a avançar em suas carreiras scolares e, posteriormente, a ocupar as posições superiores na hierarquia social. A escola seria, nessa perspectiva, uma instituição neutra, que difundiria um conhecimento racional e objetivo e que selecionaria seus alunos com base em critérios racionais.

Fundamentos filosóficos da educação *Compare o pensamento de Platão com o de Aristóteles. Identifique semelhanças e diferenças. Platão e Aristóteles concebem o ser humano como dotados de dois elementos: a alma e o corpo. Também como Platão, Aristóteles considera a alma mais nobre que o corpo e que, portanto, a alma prevalece sobre o corpo. Diferentemente de Platão, Aristóteles não aceita a existência do mundo das idéias. Para ele, a realidade e exatamente aquilo que conhecemos por meio dos sentidos, e as idéias só existem na mente humana e nao em um mundo separado e superior ao nosso, como acreditava Platão. Para Platão, a união entre o corpo e a alma se da de forma violenta. O corpo serve de prisão para a alma.

Para Aristóteles, corpo e alma estão unidos, em um vinculo de dependência recíproca, isto é, para existirem um depende do outro. Para Aristóteles, a vida virtuosa não é a recusa dos prazeres orpóreos, como queria Platão, mas a moderação, a atitude daquele que evita excessos. Platão defendia o Inatismo nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem d Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias Inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes. Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência, na realidade o

Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos como eu defendo que Aristóteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecmento e aprmoramento do intelecto. Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são s formas de fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade. Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento. sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.

Para ele o conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus citados e não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, um é continuação do outro, a única separação existente é entre as seis primeiras formas e a última forma pois a intuição é uramente intelectual, mas isso não quer dizer que as outras formas não sejam verdadeiras mas sim formas de conhecimento diferentes que utilizam coisas concretas. A teona platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível PAGFsrl(Fq coisas concretas. A teoria Platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já através da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível. Com Isso podemos concluir, ser a teoria Aristotélica mais defensável. Aristóteles I Platão Data de Nascimento: 383 ac 428 ac I

Local de Nascimento: Stageira, Chalcidice Atenas Influenciado por: Parmênides, Sócrates, Platão, Heráclito Sócrates, Homero, Hesíodo, Aristófanes, Aesop, Protágoras, Parménides, Pitágoras, Heráclito, orfismo I Escola/ tradição filosófica: I Inspirou a escola peripatética e tradição do aristotelismo I Platonismo I Interesses principais: Política, Metafísica, Ciência, Lógica, Ética Retórica, Arte, Literatura Epistemologia, Justiça, Virtude, Política, Educação, Família, Militarismo Idéias notáveis: A média de Ouro, Razão,Lógica, Biologia, Paixão I Platônico realismo I Data da morte: 322 aC | 347 aC I As Perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar *Pesquise sobre a relação entre práticas educativas em diferentes culturas e o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Relacione com aspectos discutidos neste capítulo. A educação pode ser entendida como a categoria fundamental da relação entre aprendizagem, desenvolvimento e cultura. Ela possui função socializadora: sua natureza social nos faz conhecer e nos apropriar de valores, normas, práticas e estratégias de conhecimento próprios do grupo com qual interagimos.

O desenvolvimento é também uma construção social e cultural. Sociedades mai ofisticadas têm concepções sobre que individuo querem alcançar e, consequentemente, têm sua organização e seu planejamento voltados a esse alcance. Existe uma grande diferença entre as sociedades e seus reflexos nas praticas educativas e consequentemente na cultura do seu povo. Sociedades com um nível maior de complexidade, como as caracterizadas por um desenvolvimento científico e tecnológico muito elevado, as crianças compartilham suas experiências na fam[lia apenas em certo sentido, diferente de sua articipação em sociedades mais primitivas e artesanais. A família é afetada diretamente pela cultura.

As práticas parentais são reflexo das pautas de criação de filhos em dada cultura e manifestam o que se pretendem alcançar com a educação. Os laços afetivos formados dentro da família, particularmente entre pais e filhos, podem ser aspectos desencadeadores de um desenvolvimento saudavel e de padrões de interação positivos que possibilitam o ajustamento do indivíduo aos diferentes ambientes de que participa. Como primeira mediadora entre o homem e a cultura, a amilia constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social.

Ela é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e de construção individual e coletiva. Os acontecimentos e as experiências familiares propiciam a formação de repertórios comportamentais, de ações e resoluções de problemas com significados universais (cuidados com a infância) e particulares (percepção da escola para uma determinada família). Essas vivências integram a experiência coletiva e indivldual que organiza, interfer PAGF8rl(Fq vivências integram a experiência coletiva e individual que organiza, interfere e a torna uma unidade dinâmica, estruturando as formas de subjetivação e interação social.

E é por meio das interações familiares que se concretizam as transformações nas sociedades que, por sua vez, influenciarão as relações familiares futuras, caracterizando-se por um processo de influências bidirecionais, entre os membros familiares e os diferentes ambientes que compõem os sistemas sociais, dentre eles a scola, constituem fator preponderante para o desenvolvimento da pessoa. Conforme a criança vai atingindo estados evolutivos em seu desenvolvimento psíquico, as fontes dos estados emocionais se ampliam e vão ficando mals complexas: a afetividade vai adquirindo relativa independência dos fatores corporais. O recurso à fala e à representação mental faz com que variações nas disposições afetivas possam ser provocadas por situações abstratas e idéias e expressas por palavras.

Na perspectiva sociocultural de Vygotsky (1998), a afetividade é um elemento cultural que faz com que tenha peculiaridades e acordo com cada cultura. Elemento importante em todas as etapas da vida das pessoas, a afetividade tem relevância fundamental no processo ensino-aprendizagem no que diz respeito à motivação, avaliação e relação professor-aluno. A afetividade tem um sentido pleno: está relacionada às vivências de adultos e crianças, motivação de professores e alunos e é determinante para a prática educativa. Conhecer o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança possibilita a família e professor melhorar ainda mais suas intervenções no sentido de ampliá-las por meio do diálogo. PAGFgrl(Fq

Celeridade – considerações acerca do anteprojeto de reforma do código de processo civil

0

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF CURSO DE pos- GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL COM ÊNFASE EM RELAÇOES JURIDICAS DO PODER

Read More

Trabalho

0

Psicologia: a complexidade da teoria advém da complexidade do objeto de estudo. LevSemyonovitchVigotski A Formação Social da Mente O desenvolvimento

Read More