Computacao em nuvem

Categories: Trabalhos

0

COMPUTAÇÃO EM NUVEM (CLOUD COMPUTING): UMA REALIDADE QUE PRECISAMOS CONHECER SILVA, Edeilson de Lima, E-mai: edeilsonlsilva@hotmail. coml; Vicente,Email:wcentedomaranhao@hotmall. com; Disciplina: Redes de Computadores 1 Professora: Patrícia Graciela pagliuca Resumo: Quando falamos de “computação em nuvem” nos faz imaginar os computadores flutuando nas nuvens, é mais ou menos isso.

Só que não são os computadores, já que isso seria “perigoso”, mas sim os softwares que fazem os mesmos rodarem os programas que desejamos, e com esses softwares S”ipe to next*ge “ganhando as nuven É uma tecnologia qu PACE 1 org ecnológico, e princip e, • Com o avanço rápido consumidores cada v m inutilizados. espaço no melo e Internet. mação e com os ua ideia de se criar um meio de eliminar grandes gabinetes, substituindo-os por aparelhos cada vez menores e bem mais potentes.

Mais com esses equipamentos bem pequenos vieram também os problemas como defeitos técnicos e facilidade de roubo ou perda e quando isso acontecia ia junto todos os arquivos, documentos, fotos, vídeos, etc. Mas ao mesmo tempo em que esses aparelhos eram lançados em todo o mundo, engenheiros trabalhavam no desenvolvimento e criação da “computação nas nuvens”.

E essa idéia que teve grande repercussão na última década, Swipe to nex: page década, hoje já é uma realidade em vários aparelhos móveis, em sites de relacionamento e contas de E-mail são os exemplos mais claros dessa tecnologia, onde você cria uma conta e depois é só salvar documentos, fotos e vídeos sem precisar necessariamente ter um programa especifico salvo no PC ou no aparelho móvel para rodar a conta, que pode ser acessada de qualquer aparelho e em qualquer ambiente que possibilite o acesso a rede. Palavras-chave: Redes de computadores; Computação em nuvem, Internet; Computador.

INTRODUÇAO A demanda por softwares e hardwares cada vez mais eficientes por parte das empresas para agilizar e facilitar o trabalho de seus funcionários e atender o cliente com rapidez faz com que essas empresas apoiem e financiem pesquisas no intuito de obter bons resultados que venham a dar grandes lucros as mesmas, mas na medida em que o mercado se expande e a empresa ganha espaço surge a necessidade de comprar novas maquinas, novas licenças de softwares e contratar novos funcionários que exigem ferramentas cada vez mais sofistlcadas. Isso causa mutos contratempos e muitas dores de cabeça.

Deve haver uma alternativa menos burocrática. E se em vez de instalar uma suíte de aplicativos em cada computador, a empresa possuísse apenas um aplicativo que fizesse todas essas tarefas. Os trabalhadores precisariam apenas logar-se em um aplicativo semelhante a uma pagina da web que continha todos esses programas. Seria possível que PAGFarl(Fq programas. Seria possível que máquinas remotas e até outras empresas rodassem tudo, desde os programas mais comuns como editores de textos e e-mails, como os mais complexos como análises de dados sem se preocupar em configurar maquinas capazes de fazer essas tarefas.

Isto já existe e está por ai há alguns anos e é conhecido como “computação em nuvem”, é a maior mudança no setor desde o surgimento dos computadores pessoais, ainda é um campo emergente da ciência da computação mais pode mudar os rumos da história da informática, (Strickland, 2009). Os trabalhadores poderiam reduzir significativamente a jornada de trabalho. Os computadores locais serviriam apenas de interface e não acumulariam tantas aplicações pesadas que acabam o deixando lento, causando desgastes nos usuários.

Esse trabalho ficaria para a rede de computadores que faz as vezes de uvem , fazendo a distribuição para todas as maquinas da empresa. O seu uso é bastante simples e o usuário não precisa ficar o tempo todo preocupado em comprar um sistema operacional atual, já que essa atualização é automática, (Strickland, 2009). Todos nós já tivemos uma experiência com redes de computação em nuvem. Quando acessamos nossas páginas de e- mail estamos utilizando a computação em nuvem.

Todas a scontas de e-mail são serviços baseados na web, que ao invés de termos um programa salvo no computador, nós apenas utilizamos o softwre de arm PAGF3rl(Fq ue ao invés de termos um programa salvo no computador, nós apenas utilizamos o softwre de armazenamento de nossa conta que esta na nuvem de computadores. E podemos fazer isso de qualquer parte e qualquer máqulna que disponha de acesso a Internet. 1. ARQUITETURA DO SISTEMA O sistema de computação em nuvem está divido em duas seções: O front end e o back end.

Podemos defini-los melhor da seguinte forma: O front end é o lado em que o cliente tem acesso. O lado back end é a parte em nuvem que vai atender as necessidades do cliente. Ambos precisam se conectar a Internet para que possam nteragir um com o outro, (Strickland, 2009). http://informatica. hsw. uol. com. br/computacao-em-nuvem . htm O front end é a parte física, que inclui todo o sistema de computador do cliente e as aplicações necessárias para o uso da rede em nuvem.

Existem diferentes interfaces de computação em nuvem para o cliente. Os serviços mais populares como programas de e-mail se utilizam de serviços da web e aproveitam programas da web, como o Chrome, Internet Explorer, o Firefox e Android. Há também os que tem programas de aplicações próprias que atende aos seus clientes. O back end compreende-se a parte lógica, que inclui vários computadores, servidores e sistemas de armazenamento de dados, que trabalhando juntos criam a “nuvem” que o cliente vai precisar.

Podemos afirmar que uma rede de computação em nuvem inclui tudo o que um computador pessoal pode nos oferecer e muito uma rede de computação em nuvem inclui tudo o que um computador pessoal pode nos oferecer e muito mais, desde os joguinhos de videogame até programas mais complexos de processamento de dados. para cada aplicação dessas existe um sewidor dedicado. Um servidor central cuida de toda rede, sempre vigiando todo o rabalho e as chamadas dos clientes para garantir que tudo ocorra dentro do previsto.

Ele obedece a um conjunto de protocolos e utiliza um sotware diferenciado chamado middleware. O middleware permite que máquinas em rede possam interagir umas com as outras, (Strickland, 2009). É importante que uma empresa que trabalha com computação em nuvem faça uma cópia de todos os dados dos clientes e os guarde em outro dispositivo. Essas cópias dão suporte ao servidor central que pode ter acesso a essa máquina de backup para recuperar dados que foram perdidos por algum problema técnico. Essa cópia de dados em forma de backup é denominada redundância, (Strickland, 2009). . APLICAÇÕES As aplicações da computação em nuvem são infinitas e a expectativa é que a Internet que é o principal software desse meio de comunicação seja o “computador do futuro” ou do “presente” como já podemos perceber. Assim como os computadores pessoais ganharam popularidade muito rápida, com a computação em nuvem nao vem sendo diferente, atraindo cada vez mais adeptos e gigantes da tecnologia da informação. Não demorou muito para todos perceberem que essa forma de computação e igantes da tecnologia da informação.

Não demorou muito para todos perceberem que essa forma de computação era muito vantajosa. Praticamente tudo de um computador normal roda nesse sistema, desde os mais populares softwares como editores de texto aos programas personalizados para empresas. A comodidade que trás um meio de comunicação desse tipo o tornam muito atraente, já que as pessoas estão se locomovendo com mais intensidade. As vantagens são inúmeras como em uma viagem para outro país, a pessoa não precisa necessariamente levar seu computador pessoal, basta apenas salvar seus arquivos as “nuvens” e acessar de qualquer parte do mundo.

Dessa forma, o microcomputador está se tornando coisa do passado uma vez que a computação não será mais reallzada em sua memória, mas sim em um complexo com centenas de milhares de computadores chamado de “data centers” que nos fornece todos os códigos de softwares e informações necessárias e para isso precisaríamos apenas contratar o serviço, assim como fazemos com os serviços de telefonia fixa, água, energia e a própria Internet.

Isso reduz custos com hardwares avançados por parte do cliente que ao invés disso precisa apenas comprar um erminal simples com mouse, teclado, monitor e um processador com capacidade para acessar a nuvem (Strickland, 2009). Um dos campos mais beneficiados são os setores empresariais que podem reduzir significativamente os custos com a compra de softwares, hardwares e licen PAGFsrl(Fq podem reduzir significativamente os custos com a compra de softwares, hardwares e licenças além de ganhar espaço fisico já que tem a opção de armazenar dados em terminais de terceiros.

Outra vantagem é com a questão da manutenção que custa muito caro para as empresas já que têm que ter um suporte écnico contratado 24 horas por dia, com a computação em nuvem isso fica por conta do fornecedor do serviço e significa uma dor de cabeça a menos. 3.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE DA COMPUTAÇAO EM NUVEM Não é tão simples para uma empresa que sempre teve seus arquivos e dados armazenados em um servidor local fazer uma transição para um modelo recente e ainda pouco confiável, mas as milhares de empresas que já fornecem esse tipo de serviço garantem a segurança e a privacidade dos dados das empresas e dos clientes do contrario correm o risco de perder esses clientes falirem. E nessa briga por esse mercado só quem tem a ganhar mais e o cliente. Já há empreendimentos nacionais através das brasileiras Aprex e Sambatech.

A Aprex é voltada para serviços de escritório na web, já a Sambatech possui uma plataforma para vídeos online. Mas as gigantes mundiais como Google, Microsoft, Apple, HP, IBM e Nokia que nasceram no chão e querem ganhar os céus, apostam numa corrida dura e vale tudo para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar e ficar flutuando nas nuvens (Manzoni, 2009). Essas empresas criaram até os de mandamentos ara a computação nas nuvens: http: 2009). Essas empresas criaram até os de mandamentos para a computação nas nuvens: http://www. istoedinheiro. com. r A outra e não menos importante preocupação é no que se refere à privacidade do cliente. Se é possível acessar suas aplicações de qualquer parte e qualquer terminal conectado a web, então há uma exposição muito grande de dados pessoais o que compromete em muito esse tipo de serviço. Mas essas empresas já pensaram nisso e criaram varias formas de proteger seus clientes como login por usuário e senha ou por meios de utorizações através de “permissionamentos” onde o usuário tem acesso apenas aos dados e aplicações que foram contratadas (StriCkIand, 2009). Como a computação em nuvem está afetando os usuários em geral?

O certo é que causa uma grande repercussão em toda a sociedade mundial, sendo tema de palestras em seminários e encontros, em grandes companhias, empresas de advocacia, universidades, sobre varias questões que ainda não ficaram claras para os usuários. O que esta claro é que essa inovação é uma grande realidade e já é usada por milhares de empresas, stabelecimentos comerciais, faculdades, hospitals, secretarias, companhias de policia, etc; E todos que de alguma forma usam a Internet com certeza já usaram, mesmo que sem saber o significado e nem a historia de tudo aquilo.

Considerações Finais Quando pensamos em estudar o assunto não imaginávamos tamanha importância e relevância que o mesmo causou e esta causand PAGF8rl(Fq o assunto não imaginávamos tamanha importância e relevância que o mesmo causou e esta causando no meio tecnológico e social. A “computação em nuvem” que foi abordada pela primeira ez pela Google em um encontro realizado em 2006, e não saiu mais dos meios da informática. Na época houve grande reboliço, mais hoje já é uma realidade e aparece como lançamentos de novos aparelhos que usam essa tecnologia.

Já são inúmeros os meios que se utilizam da rede em nuvem; como E-mails, páginas de relacionamento, sistemas de telefonia móvel, Ipads, Ipods, Iphones e milhares de empresas pelo mundo todo. E se todos nós de alguma forma acabamos usando, é muito interessante que também conheçamos sua história e as perspectivas das empresas para o futuro dessa tecnologia que tende a causar randes mudanças nos meios da informática. Referências http://gl . globo. com/Noticias/Tecnologia/0„MUL455811-6174,00 . tml (07 de abril de 2012). http://www. istoedinheiro. com. br/noticias/863 _O+NEGOCIO+QUE+VIVE NAS+NUVENS (07 de abril de 2012). http://www. brasilseo. com. br/google/computacao-nas-nuves-o -futuro-da-internet (08 de abril de 2012). JONATHAN STRICKLAND. “HowStufNv’orks – Como funciona a computação em nuvem”. Publicado em 18 de março de 2009 (atualizado em 24 de março de 2009) http://informatica . hsw. uol. com. br/computacao-em-nuvem3. htm (08 de abril de PAGFgrl(Fq

Ginбstica olimpica

0

GINБSTICA OLIMPICA “A Ginбstica й um esporte tanto emocionante quanto belo, que nгo requer somente coragem de seus adeptos como

Read More

Slide introdução a tga

0

ICIA39 – Administração de Unidades de Informação Docente: Francisco Pedroza OBJETIVOS DA 2a AULA 1)Discorrer sobre as habilidades do administrador;

Read More