Terceirização em t.i computação em nuvens

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Sistemas de Informação [pic] Terceirização em T. l Computação em Nuvens org to view nut*ge Daniel Martins Hélio Ricardo Nathália Marcicano Rayane Lisbania seus clientes. Em 2001, com o estouro da bolha, muitos MSPs fecharam as portas. Hoje, mais realistas, os que restaram montaram estruturas mais enxutas e eficientes. No Brasil, temos, basicamente, três perfis de empresas: no topo da pirâmide, estão as grandes empresas de terceirização; boa parte delas multinacionais com presença no Brasil, que disputam entre si as grandes contas, os mega-clientes, em contratos de onga duração e grandes valores.

Os clientes, em sua maioria, contratam seus serviços por acharem que estão correndo menor risco, inclusive perante seus superiores. Nesse caso, a relação custo-benefício fica em segundo plano. Em seguida, estão as empresas que atingem algumas grandes contas, porém, têm maior entrada nas pequenas e médias. Algumas, para se diferenciar e sobreviver, especializam-se em áreas específicas de TI, como banco de dados, segurança ou sistemas operacionais.

Na base da pirâmide, temos aquelas que funcionam sem um foco definido de atuação, cujos profissionais mal sabem seu endereço. Sem comprometimento com a qualidade, podem alocar em um mesmo cliente, profissionais de diferentes perfis, como técnicos, administrativos e até pessoal da área de limpeza. Vantagens da terceirização em Empresas de todos os segmentos estão adotando as parcerias com especialistas para gerir a sua área de Tecnologia da Informação.

Hoje, a maioria das grandes companhias tem algum processo terceirizado. Neste sentido, iá estão co PAGF9ÜFq vantagens e os benefícios Neste sentido, já estão comprovadas as vantagens e os benefícios do outsourcing (numa tradução pura e simples, outsourcing ada mais é que terceirização), seja por razões estratégicas, operacionais ou de gestão. Dentre os pnncpais resultados, a redução de custos globais do setor, melhor abordagem de negocio e melhoria da qualidade do serviço prestado.

Hoje em dia, porém, as grandes questões são: quais são as melhores práticas e as maneiras de aderir à terceirização, como escolher os parceiros adequados e de que forma medir seus resultados? As empresas devem procurar no fornecedor de outsourcing um parceiro de negócios, que traga uma vasta gama de habilidades e pontos fortes. Uma boa consultoria pode determinar o que é melhor para o cliente, um especialista em TI bem preparado tem condições de avaliar e planejar como a tecnologia vai apoiar a evolução dos negócios da empresa.

Por ter a tecnologia como seu negócio principal (core-business) e o custo de infra-estrutura e mão-de-obra compartilhado entre outros contratantes, a empresa de outsourcing tende a ter uma maior capacidade evolutiva. Mais do que um contrato, é preciso estabelecer uma relação de parceria de negócios. Computação em Nuvens (Cloud Computing) A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita ente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo.

Também conhecido no Brasil como Computação nas Nuvens ou Computação em Nuvem, Cloud Computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e i PAGF3rl(Fq Nuvem, Cloud Computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

Vantagens da Computação em Nuvens (Cloud Computing): Uma das vantagens da Claud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário.

Mas, há outras significativas vantagens: – na maioria dos casos, o usuário pode acessar determinadas aplicações independente do seu sistema operacional ou de hardware; – o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço; – compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam ais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a “nuvem”.

Muitas aplicações do tipo já são elaboradas considerando essas possibilidades; – dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade, já que, se por exemplo, um servidor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço; – o usuário pode contar com melhor controle de gastos.

Muitas aplicações em Cloud Computing são gratuitas e, quando é necessário pagar, o usuário só o fará em relação aos recursos que sar ou ao tempo de utiliza ão_ Não é, portanto, necessário fará em relação aos recursos que usar ou ao tempo de utilização. Não é, portanto, necessário pagar por uma licença integral de uso, tal como acontece no modelo tradicional de fornecimento de software; dependendo da aplicação, o usuário pode precisar instalar um programa cliente em seu computador.

Mas, neste caso, todo ou a maior parte do processamento (e até mesmo do armazenamento de dados) fica por conta das “nuvens”. Note que, independente da aplicação, com a Cloud Computing o usuário não necessita conhecer toda a estrutura que há por rás, ou seja, ele não precisa saber quantos servidores executam determinada ferramenta, quais as configurações de hardware utilizadas, como o escalonamento é feito, onde está a localização física do datacenter, enfim.

O que importa ao usuário é saber que a aplicação está disponível nas nuvens, não importa de que forma. Exemplos de aplicações em Cloud Computing Os termos Claud Computing e Computação nas Nuvens são relatlvamente recentes, como você já sabe, mas se analisarmos bem, veremos que a ideia não é, necessariamente, nova. Serviços e e-mail, como Gmail e Yahoo! Mail; discos virtuais na internet, como Dropbox; sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vídeos, como Flickr e YouTube.

Todos são exemplos de aplicações que, de certa forma, estão dentro do conceito de Claud Computing. Note que todos esses serviços não executam no computador do usuáno e este pode acessá-los de qualquer lugar, muitas vezes sem necessidade de instalar aplicativos em sua máquina ou de qualquer lugar, muitas vezes sem necessidade de instalar aplicativos em sua máquina ou de pagar licenças de software.

Abaixo, uma breve lista de serviços que incorporam bem o conceito de Cloud Computing: – Google Apps: esse é um pacote de serviços que o Google oferece que contém aplicativos de edição de texto, planilhas e apresentações (Google Docs), serviço de agenda (Google Agenda), comunicador instantâneo integrado (Google Talk), e-mail com o domínio da empresa (por exemplo, contato@infowester. com), entre outros. Todos esses serviços são processados pelo Google e o cliente só precisa criar as contas do usuário.

O Google Apps oferece pacotes gratuitos e pagos, de acordo com o número de usuários. Um dos maiores clientes do Google Apps é a Procter & Gambie, que contratou os serviços para mais de 130 mil colaboradores; Amazon: a Amazon é um dos maiores serviços de comércio eletrônico do mundo. Para suportar o volume de vendas no período de Natal, a empresa montou uma superestrutura de processamento e armazenamento de dados, que acaba ficando ociosa na maior parte do ano.

Foi a partir daí que a companhia teve a ideia de “alugar” esses recursos, com serviços como o Simple Storage Solution (53), para armazenamento de dados, e Elastic Compute Cloud (EC2), para uso de máquinas virtuais. ? poss[vel saber mais sobre as soluções oferecidas pela Amazon nesta página; – Windows Live Mesh: esta é um tecnologia da Microsoft direcionada ao segmento doméstico. Sua proposta principal é a de permitir que o usuário acesse o seu PAGFsrl(Fq direcionada ao segmento doméstico.

Sua proposta principal é a de permitir que o usuário acesse o seu desktop e seus documentos de qualquer computador, com a diferença de que todos os seus arquivos ficam nas nuvens, isto é, no semdores da Microsoft. Para saber mais sobre esse serviço, veja esta matéria publicada no Blog InfoWester; Panda Cloud Antivirus: como o nome indica, este é um programa antivírus da Panda Software, mas com uma grande diferença: a maior parte do trabalho necessário à ferramenta para pesquisar e eliminar malwares fica por conta das “nuvens”.

Com isso, de acordo com a Panda, essa solução acaba evitando que o antivírus delxe o computador lento; Software as a Service (SaaS) Intimamente ligado à Cloud Computing está o conceito de Software as a Service (SaaS) ou, em bom português, Software como Serviço. Em sua essência, trata-se de uma forma de trabalho onde o software é oferecido como serviço, assim, o suário não precisa adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá- lo.

Nesta modalidade, no máximo, paga-se um valor periódico – como se fosse uma assinatura – somente pelos recursos utilizados elou pelo tempo de uso. Para entender melhor os beneficios do SaaS, suponha que uma empresa que tem vinte funcionários necessita de um software para gerar folhas de pagamento. Há várias soluções prontas para isso no mercado, no entanto, a empresa terá que comprar licenças de uso do software escolhido e, dependendo do caso, até esmo hardware para executá- PAGFarl(Fq comprar licenças de uso do software escolhido e, dependendo do caso, até mesmo hardware para executá-lo.

Muitas vezes, o preço da licença ou mesmo dos equipamentos pode gerar um custo alto e não compatlVel com a condição de porte pequeno da empresa. Se, por outro lado, a empresa encontrar um fornecedor de software para folhas de pagamento que trabalha com o modelo SaaS, a situação pode ficar mais fácil: essa companhia poderá, por exemplo, oferecer esse serviço através de Cloud Computing e cobrar apenas pelo número de usuários elou pelo tempo de uso.

Dessa forma, a empresa interessada paga um valor baixo pelo uso da aplicação. Além disso, hardware, instalação, atualização, manutenção, entre outros, ficam por conta do fornecedor. Também é importante levar em conta que o intervalo entre a contratação do serviço e o início de sua utilização é extremamente baixo, o que não aconteceria se o software tivesse que ser instalado nos computadores do cliente.

Este só precisa se preocupar com o acesso ao serviço (no caso, uma conexão ? internet) ou, se necessário, com a simples instalação de algum ecurso mínimo, como um plugin no navegador de internet de suas máquinas. IBM e HP são dois exemplos de companhias que já oferecerem soluções em SaaS: HP SaaS; IBM SaaS. Há também conceitos derivados, utilizados por algumas companhias para diferenciar os seus serviços, entre eles: – platform as a Service (PaaS): plataforma como Serviço.

Trata-se de um tipo de solução mais amplo para determinadas aplicações, incluindo todos PAGF8rl(Fq Trata-se de um tipo de solução mais amplo para determinadas aplicações, incluindo todos (ou quase todos) os recursos necessários à operação, como armazenamento, banco de ados, escalabllidade (aumento automático da capacidade de armazenamento ou processamento), suporte a linguagens de programação, segurança e assim por diante; – Database as a Service (DaaS): Banco de Dados com Serviço.

O nome já deixa claro que esta modalidade é direcionada ao fornecimento de serviços para armazenamento e acesso de volumes de dados. A vantagem aqui é que o detentor da aplicação conta com maior flexibilidade para expandir o banco de dados, compartllhar as informações com outros sistemas, facilitar o acesso remoto por usuários autorizados, entre outros; Infrastructure as a Sem•ice (laaS): Infraestrutura como Serviço.

Parecido com o conceito de PaaS, mas aqui o foco é a estrutura de hardware ou de máquinas virtuais, com o usuário tendo inclusive acesso a recursos do sistema operacional; – Testing as a Service (TaaS): Ensaio como Serviço. Oferece um ambiente apropriado para que o usuário possa testar aplicações e sistemas de maneira remota, simulando o comportamento destes em nível de execução. Fonte: – www. timaster. com. br (revista de T. l); – en. wikipedia. org/wiki/Cloud com uting; – videos. techielife. com/wh mputing/video-online/ PAGFgrlFq

Conceito de estoicismo, era helenísitica e república roma

0

NÁTALI AZEVEDO DE MORAES 10. Semestre – Matutino Professor: Aldo Fonazieri Verbetes 1- Defina o Conceito de Estoicismo A escola

Read More

Plano de marketinf

0

[pll$] c/’ nanos G A estratégia do Grupo Pão de Açúcar é direcionada para a nhos de eficiência, que permitam

Read More