Conceito de estoicismo, era helenísitica e república roma

Categories: Trabalhos

0

NÁTALI AZEVEDO DE MORAES 10. Semestre – Matutino Professor: Aldo Fonazieri Verbetes 1- Defina o Conceito de Estoicismo A escola estóica foi fundada, por Zenão em Atenas no fim do século IV a. C, Zenão não era cidadão ateniense e, como tal, não tinha direito de adquirir um edifício; ministrava suas aulas em um pórtico. O estoicismo é um teses poderiam ser c qualquer pessoa, no revisão em suas teor org alq eja, as teorias e momento e por aprofundamento e filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino.

A alma está identificada com este pnnc(pio divlno, como arte de um todo ao qual pertence. Pessoas importantes nesta época, Marco Aurélio, Alexandre O grande, Zenão de Cicio. Os estóicos apresentavam uma visão unificada do mundo, consistindo de uma lógica formal, uma fisica náo-dualista e uma ética naturalista. Dentre estes, eles enfatizavam a etica como o foco principal do conhecimento humano, embora suas teorias lógicas fossem de mais interesse para os filósofos posteriores.

Características: manter uma atitude em relação à vida e as demais pessoas; modo de viver e conceber o mundo que projeta nfluência sobre a cultura grega, romana, e com o tempo sobre todo o pensamento ocidental. Palavras-chaves: Fortaleza de ânimo, Impassível, Insensível, Imperturbável, Austeridade. Austeridade – 1. Qualidade ou caráter de austero / 2. Inteireza de caráter; severidade, rigor; É o ímpeto inabalável, a autodisciplina que se justifica por si. Além de rígido, austero, severo, esta palavra serve também para definir pessoa cuidadosa com seus gastos, econômico. – Caracterize a Era Helenística Designa-se por periodo helenístico (do grego, hellenizein falar grego”, “viver como os gregos”) o período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a. C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a. C.. Caracterizou- se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.

Foi naquele periodo que as ciências particulares iveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes. O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma. Durante o per[odo helenista foram fundadas várias cidades de cultura grega, entre elas Alexandria e Antioquia, capitais do Egipto ptolemaico e do Império Selêucida, respe PAGFarl(F3 entre elas Alexandria e Antioquia, capitais do Egipto ptolemaico e do Império Selêucida, respectivamente. 3- Caracterize a República de Roma Durante o período republicano, Roma, em apenas três séculos (IV, III e II a.

C), de uma pequena cidade transformou-se no maior império da Antiguidade. Os romanos iniciaram suas conquistas pela própria Península Itálica. No século III a. C. , toda essa região já havia sido dominada. Roma começa, então, uma série de guerras, que culminam com a conquista de todas as terras que circundam o mar Mediterrâneo. Dois fatos importantes marcaram o período republicano de Roma: a luta dos plebeus para conseguirem igualdade de direitos com os patrícios e a formação do grande Império Romano, através das conquistas militares.

Deve-se ressaltar que a república romana tinha uma nteressante característica: ela era um governo censitário criado para e pelos cidadãos (“civitatis”), os quais, além de serem detentores de terras, eram eleitores e, sobretudo, os defensores do seu Estado, a “cives’ Romana, ou seja, eram os guerreiros defensores deste Estado. A República Romana (do latim res publica, “coisa pública”) é o termo utilizado por convenção para definir o Estado romano e suas províncias desde o fim do Reino de Roma em 509 a. C. (quando o último rei foi deposto) ao estabelecimento do Império Romano em 27 a. C. PAGF3ÜF3

Analise institucional

0

INSTITUTO FEDERAL PARANÁ EAD ATIVIDADE SUPERVISIONADA CURSO TECNICO EM REABILITAÇAO DE DEPENDENTES QUIMICOS (TRDQ) SOCIOLOGIA E ÉTICA: Marcia Bitencourt, Katia

Read More

Moedas e creditos

0

A MOEDA O que é a moeda? Moeda é todo o meio que serve para facilitar as trocas. Funciona como

Read More