A justiça como virtude e fundamento da república de platão

Categories: Trabalhos

0

AJUSTIÇA COMO VIRTUDE E FUNDAMENTO DA “REPUBLICA” DE PLATÃO Carla Adriana Erdmann “Temos assim três virtudes que foram descobertas na nossa cidade: sabedoria, coragem e moderação para os chefes; coragem e moderação para os guardas; moderação para o povo. No que diz respeito à quarta, pela qual esta cidade também participa na virtude, que poderá ser? É evidente que é a justiça. ” (Os pensadores, pg_ 130) Swipe to page Na República de Plat construção da cidade eal por todas as classes, da u função.

Ajustiça mos horizonte a ser bus ora como base da ser desenvolvidas fim de cumprir sua o de tudo, como Se a cidade foi bem fundada o Estado é perfeito. Esta perfeição engloba as wrtudes da sabedoria, a coragem, a moderação e a justiça. Platão no Livro IV, através da figura de Sócrates dialogando com Glauco, afirma que uma das faces da justiça (e a tese mais aceita) é que cada um deve realizar a função que lhe é própria, sem interferir nas funções dos outros.

Se acaso algum homem quisesse desempenhar outra função que não aquela que lhe cabe, não sendo perito naquilo que realiza, nevitavelmente iria cometer injustiças, causando desequilíbrio na sociedade. Interessante se faz analisar a perspectiva p atônica da construção de uma cidade em que a política se realiza em torno da razão humana, mais pela valorização de aspectos éticos, morais e espirituais (colocações sobre a alma) do que pelos aspectos materiais. O material será perfeito concretizando-se o ideal. Se os indivíduos forem justos a cidade será justa.

Existe um vínculo entre os indivíduos e a cidade. Ainda, nos diálogos, Platão procura emonstrar que, além do vínculo há também uma unidade eterna e imutável. Preconizava um estado que obedeceria uma hierarquização intelectual, pois, os sentimentos são instáveis e inconstantes, somente a razão seria capaz de fornecer subsídios de um sistema justo. Platão reconhece identidade das classes da cidade com partes da alma. Assim como a cidade é dividida em partes que se integram e se harmonizam, também a alma possui diferentes elementos que, em harmonia, constituem seu todo.

Platão quer demonstrar q PAGFarl(F3 alma possui diferentes elementos que, em harmonia, constituem seu todo. Platão quer demonstrar que para que se chegue à perfeição, tanto é necessário que os elementos da alma estejam em harmonia quanto as classes das cidades devem desempenhar cada uma a sua função que lhe é própria. Conclui que se houver essa harmonia, inclusive do individual com o coletivo, alcança uma unidade que culminará na justiça. Outro ponto a respeito da justiça como fundamento da República é o alcance da verdade através da manutenção da ordem.

Desde que o indivíduo nasce já está destinado a um modelo de educação. Um exemplo disso é o fato de tirar as crianças de suas mães para educá-los e protegê-los dos hábitos maus. Platão fala da renúncla do indlvidual em favor do coletivo, impondo inúmeras restrições para a vida. Pessoalmente, acredito que a educação, a formação do ser humano, o desenvolvimento das virtudes, o alcance de um sistema justo, entendendo-se a justiça aqui como harmonia da alma e das classes são os temas que mais se sobressaem na “República” PAGF3ÜF3

Prisões cautelares e liberdade provisoria

0

LIBERDADE PROVISORIA A liberdade provisória encontra-se prevista na Constituição Federal e no Código de Processo Penal: “Art. 50, LXVI, da

Read More

Historia social da crianзa e da familia

0

INTRODUЗAO Histуria social da crianзa e da famнlia do autor Philippe Ariйs, relata a pouca importвncia que a crianзa recebia

Read More