Vida de platão

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE NOVAUNESC CURSO: DIREITO PERIODO TURNO: NOITE DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DO DIREITO ALUNO: RICARDO WILLIAN DOURADO PEREIRA JUNIOR PLATAO Teresina, 19 de Março de 2012. Platão foi um importante filósofo grego que nasceu em Atenas provavelmente em 427 a. C. É considerado um do principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia Swipe nentp Ocidental.

Suas ideia entre as coisas sensi coisas visíveis (seres os Platão ficou conhecid obras podem – ser ci OF2 nciaçao do mundo a inteligência) e as or, e dentre suas ?? Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos mestre; O Banquete fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a politica grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da Alma. Além de escrever importantes obras, Platão escreveu um importante mito, o Mito da Caverna.

O mito narra a historia de pessoas que estão dentro de uma caverna, presas umas às outras, de costas para a entrada, vendo apenas sombras de objetos projetadas no fundo por uma fogueira acesa às suas costas. As sombras vêm de objetos carregados por homens que caminham entre o fogo e as pessoas. Elas são prisioneiras do mundo sensível, acreditam que o verdadeiro ser são aquela Swipe to next aquelas sombras dos objetos, ignoram o que se passa por fora da caverna. O primeiro que se liberta consegue aos poucos habituar – se à claridade externa. La fora, vê o sol iluminando a verdadeira realidade das ideias.

Assim só aquele que se liberta, o filósofo, pode contemplar as ideias, conhecer a ideia do bem, que está acima de todas elas, como um sol luminoso. Sua missão é voltar ? caverna para auxiliar os outros prisioneiros a libertarem – se. Platão demonstrou a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda, são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível. Ele buscava a verdadeira essência das coisas.

As coisas devem ter outro fundamento, além do fisico e a forma de buscar estas ealidades vem do conhecimento, não das coisas, mas além das coisas. O filósofo em questão define a justiça como a relação harmônica das 3 virtudes fundamentais que devem regular a alma: a temperança, a coragem e a sabedoria. A justiça é a justa medida onde a temperança representa a regulamentada segundo a justiça, a coragem é a justiça do arbitrio (vontade) e a sabedoria é a justiça do espírito. O homem justo é, para Platão, aquele no qual prevalece a conjunção harmônica das 3 virtudes, portanto, justo é o homem virtuoso.

Ssss

0

experimental automatizado e explorar duas possibilidades de experimento: queda-livre com velocidade inicial e queda-livre com velocidade nula; * Utilizar o

Read More

Estado democrático de direito

0

1. O ESTADO 2. Considerações Iniciais A Instituição da Democracia no Brasil pela Constituição Federal de 1988 introduziu novas garantias

Read More