Relatorio de estágio
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA O CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO OFII p podemos enxergar mais para frente, sem nunca esquecer aqueles que participaram desse magnifico processo de agregar valores em nossos conhecimentos. Obrigado Eni Maria, minha irmã, que me possibilitou tudo isso. ??, trabalhos; pois a prática, acompanhada de medidas dogmáticas, deverá se converter em eficiência, qualidade e em matrizes a serem seguidas. Assim, praticar / estagiar, fazem parte de um conjunto de valores onde a teoria aprendida na escola vem trazer a base do que se quer planejar / produzir; e foi o que procurei levar adiante esses meses em que estive cumprindo os termos do meu estágio de segurança no trabalho.
Considero ter sido de muita importância no meu aprendizado o fato de fazer o estágio na CERCI, e ter podido contar com a supervisão de Valdair Tinoco Pinto, que por sua bagagem , constituiu-se em uma fonte de maiores conhecimentos, além de me possibilitar a liberdade de conduzir minhas tarefas, sempre corrigindo as distorções que acontecem justamente por conta do ser / novato.
Por outro lado, lidar com as pessoas, ter conhecido gente nova, participar de um processo de produção que está mais do lado de fora dos portões, uma vez que os maiores rabalhos da cooperativa estão na colocação de postes, esticar redes de energia; fazer enfim todo um trabalho de manutenção dessas redes, foi mesmo gratificante no sentido do aprendizado, principalmente. um galpão cedido pela Prefeitura de Cachoeiras, em regime de Comodato.
Dentro das limitações de quem acaba de nascer, contava ela com a dedicação maior de seus funcionários, para dar cabo de tantas tarefas que a missão de levar energia ao campo exigia, uma vez que eram poucos os recursos materiais e financeiros, alem das dificuldades de se transitar pelas estradas de chão, nem sempre conservadas. Naqueles tempos, os postes eram de madeira e precisavam ser carregados nas costas de morro acima, quando o local da obra o exigia, ou puxados através da ferramenta chamada Tifor, mas contando mesmo com a força fisica dos trabalhadores que se desdobravam na execução das obras.
Segundo o relato do Presidente Sr. Oracyr Marins, que foi um dos primeiros funcionários da cooperativa, aqueles foram tempos singulares com graus diferenciados de dificuldades, se comparadas com as de hoje, e que era preciso muita força de vontade e dedicação para levar a luz até os campos mais distantes das localidade de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, , Rio Bonito e Silva Jardim.
Nos dias atuais acrescentou-se mais um município nesse polígono que é o interior de Tanguá. , E pode-se afirmar que essa dedicação que também passa pelos Conselheiros, empossados através de pleitos eleitorais, veio trazendo a Cerci para um crescente até os nossos dias com a força que ela representa no setor , pois atualmente é a maior cooperativa de eletrificação rural do nosso Estado.
Instalada agora em sua sede própria, contando com o efetivo de cerca de cento e quarenta funcionários, distribuídos no 40F sua sede própria, contando com o efetivo de cerca de cento e uarenta funcionários, distribuídos nos setores de Atendimento ao Cliente, Projetos, Obras, Poda, Manutenção, Leitura, Contabilidade, Gerência Administrativa, Segurança no Trabalho, Faturamento e Almoxarifado; todos alinhados no raciocínio do desenvolvimento e bem estar do cooperado; e dotada de infra- estrutura que contabiliza veículos leves e pesados, mais a frota de motocicletas, a CERCI se prepara no momento para mais um salto de qualidade e objetivo que é a construção de uma Subestação, em terreno já incorporado ao seu patrimônio, o que vai elevar ainda mais a sua capacidade de bom atendimento. Um fato relevante nessa trajetória da CERCI, é que por ser uma cooperativa e , portanto, não visar lucro, ela precisa lutar sobremaneira lado a lado com os grandes concessionários de energia, por cada wat que se consome pelos cooperados, de tal sorte que seus custos se compatibilizem a não dar prejuízos e ainda continuar crescendo, como ela tem conseguido.
Seus serviços prestados aos consumidores vem aumentando na mesma proporção aritmética da população, e o que se pode constatar é que a satisfação entre as pessoas demonstra que a cooperativa trilha um caminho de grandezas no campo do tendimento de energia elétrica, sem esquecer sua função social. Setembro…. ….. 105 horas Mês de Outubro……………. — 100 Mês de … 100 Mês de Dezembro…. …. 1 15 Mês de Janeiro…. — — — 70 Total de horas de 600 horas Treinamentos: reinamento de Primeiros ….. 48 horas Socorros…………. . Treinamento de Espaço Confina do… . Total de Treinamentos….. … 144 4. RELATORIO DAS ATIVI 6 OF VOLVIDAS trabalho, sinalização usando cones e fitas, verificação de posicionamento de escadas nos postes, uso correto de EPIS , Na segunda quinzena, iniciei o procedimento de ministrar
DDSMS, abordando temas vinculados às atividades da cooperativa, tendo a supervisão do Técnico, que me orientou na formação de um leque desses assuntos que teriam nexo com a atividade de cada setor. SETEMBRO Fizemos acompanhamento dos serviços que estavam sendo executados no COMPERJ, onde a CERCI estaria levando sua rede de energia, dentro de um cronograma estabelecido, de acordo com especificações técnicas e plantas da obra com tarefas precedidas de Análises Preliminar de Riscos e DDSMS. Visualizamos o procedimento de abertura de buraco para postes, usando perfuratriz hidráulica, obedecendo distancias ré-estabelecidas entre postes e entre ruas e calçadas, com sinalização de cada frente de serviço através de cones e fitas.
Observação dos procedimentos de retirada do poste de cima do Caminhão Munk que o transportava, usando o referido equipamento, até sua colocação no buraco. Assistimos palestras ministradas por Técnicos de Segurança do Comperj, em que a integração era o foco principal , visando melhor entendimento entre as pessoas , senso profissionalismo e responsabilidade com o meio ambiente. OUTUBRO Durante esse mês, acompanhamos os trabalhos executados para que a rede de alta tensão sofresse uma correção e rumo, visando a sua interligação com a rede que serviria ao Comperj. Trabalho este que consistia em troca de postes, colocação de outros em pontos novos, troca de cabos , montagens de cruzetas com para raios, sempre precedidos de Análises Preliminar de Riscos e DDSMS.
Observar nas frentes de trabalho se as escadas estão sendo amarradas pelo meio e na extremi nas frentes de trabalho se as escadas estão sendo amarradas pelo meio e na extremidade superior, se está bem encaixada no poste, enfim, cuidar para que não haja acidentes envolvendo mal uso do equipamento. Acompanhamos também o setor técnico na vistoria de rede. Tarefa que consiste em observação das condições dos cabos de alta e baixa tensão, vistoria nos postes , cruzetas e para raios, quanto ao estado de utilização e vida útil , com finalidade de prevenção de acidentes e melhoria de atendimento ao consumidor. NOVEMBRO Dando prosseguimento no cronograma de obras dentro do COMPERJ, continuamos a acompanhar as turmas na colocação de postes e redes de cabos de alta tensão ao longo das ruas e avenidas, bem como a instalação de luminárias.
Vale salientar que em dias de chuva, esse trabalho não pode ser executado no interior do Complexo Petroquimico, por eterminação da sua gerencia, em função de altos riscos de acidentes. Fizemos também acompanhamento de troca de transformadores, tanto para substituição de peças danificadas como para melhoria da rede. Trabalho meticuloso que exige o desligamento de energia, sendo que esta interrupção é precedida de Aviso , para que o consumidor se precavenha quanto ? falta temporária. As interrupções de energia são necessárias porque não se trabalha com rede energizada, salvo em casos extremos, e os Avisos, alem de cumprirem uma exigência legal, se prestam como meio de comunicação entre a cooperativa e seus ssociados quanto aos trabalhos em andamento.
DEZEMBRO Mês bastante chuvoso, há de se proceder com muita cautela para que o trabalho possa ser feito sem acidentes; isto merece Análise de Risco e DDSMS em todas as etapas, com desligamento de rede que é a chamada Abertura de Chave, fazer o aterramento que consiste em instala o aterramento que consiste em instalar o cabo de aterramento na rede e fincar a haste no chão, testar com aparelho próprio para se certificar que nao há energia, distribuir os cabos novos através de veículos dotados de mecanismos para esse fim, e “encabeçar’ sses cabos, ou seja coloca-los nos devidos lugares por sobre as cruzetas , estica-los usando catracas, até atingir o “ponto” ou seja , deixar os cabos esticados uniformimente.. acompanhar a vistoria dos serviços até o restabelecimento da energia. Acompanhar o Técnico até a empresa capacitada para verificação das condições de luvas de alta e baixa tensão, bastões, escadas e amperímetros para promover a certificação de uso desses EPIS e equipamentos ferramentais. JANEIRO Acompanhar os profissionais dos setores técnicos de Eletrificação e de Segurança no rabalho m obras concluidas para verificação de padrão de qualidade dos serviços e equipamentos instalados.
Acompanhar a instalação de Linha de Vida , suporte para escadas, caixa para ferramentas , suporte para instalação de Garrafas Térmicas para água em Caminha Munk recém adquirido Expedir guias de requisição ao almoxarifado para suprimento de EPIS aos funcionários . Implementar através dos Diálogos Diários de Segurança as idéias de que o uso de EPIS é uma questão de Educação, que pode e deve ser levada para depois dos portões do trabalho, para que através dessa prática, outras essoas que fazem parte da convivência de cada um de nós seja um praticante das boas maneiras no sentido da prevenção de acidentes, que é o maior objetivo do nosso trabalho .
Durant sentido da prevenção de acidentes, que é o maior objetivo do nosso trabalho Durante esse período procuramos revisar nos DDSMS alguns temas como : Cuidados em Serviços em Altura, Importância da Função do Observador, Cuidados com o Meio de Transporte, Cuidados com a Saúde/Exames Preventivos, Regras Basicas de Segurança, Improvisação de Ferramentas, Direção Defensiva, Atos nseguros, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Comportamento a Frente de Trabalho, Condições no Ambiente de Trabalho, Relação Entre o Nosso Trabalho e o Meio Ambiente, Objetos de Adorno, A Importância do Comprometimento no Trabalho, Rede Elétrica; um Perigo Constante, dentre outros 5. CONCLUSÃO A ENERGIA ELETRICA NÃO ADMITE ERROS. Poderia ficar apenas com esta frase para sintetizar todo o aprendizado a respeito do assunto. Mas vale a pena desdobra- lo até ao nível do nosso entendimento, uma vez que acender a lâmpada não encerra e nem é principio de um processo de consumo.
Quando praticamos o ato de fazer a lâmpada se acender, estamos usufruindo de um processo de produção agnífico e que nem sempre nos damos conta dele. Aqui, vamos nos ater somente na questão da distribuição da energia, sem preocupação do aspecto da sua geração Iá na usina. Tudo pode começar quando você se dirige ao setor de atendimento ao cliente e solicita a instalação de energia elétrica em sua casa. Bem, você pode nao se dar conta, mas alguém irá ate o endereço fornecido e faz um estudo de viabilidade do seu pedido, no que resultará em um projeto que fará parte do seu processo de atendimento. Mas vamos deixar de lado a parte burocrática. É possível que Seia neces o de um poste. Este, 0 DF 11