Relatorio de visita tecnica edificio

Categories: Trabalhos

0

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO CEARÁ UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DO JUAZEIRO DO NORTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇAO CIVIL DISCIPLINA: PRÁTICAS DE ÓBRAS PROFESSOR: ALEX or6 to view nut*ge RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA é denominado Lote 03 e tem extensão total de 353,2 Km. Atualmente há frentes de trabalho em Missão Velha e Brejo Santo. A obra consiste em terraplenar a base onde posteriormente serão apoiados os dormentes e os trilhos para a passagem do trem. or razões técnicas e devido ao peso dos vagões carregados, a plataforma não pode possuir desníveis muito centuados, o que dificultaria o deslocamento das máquinas ferroviárias. Por este motivo é necessário executar aterros com mais de 14m de altura e muitas vezes é preciso cortar montanhas ao meio para que o a terraplenagem possa prosseguir, e assim os caimentos sejam menores. Para que possa receber as cargas do peso dos trens sem que haja recalques ou qualquer outro tipo de deslocamento, é preciso que todo o material seja compactado. O que é Compactação? ? tecnicamente definido, como o processo mecânico de se aumentar a resistência e a estabilidade de um material ou isturas diversas, pelo aumento de sua densidade. A idéia básica de compactação é produzir uma suficiente resistência e estrutura, para que o material compactado possa suportar além do seu próprio peso, as cargas que nele serão aplicado, além da resistência da ação de fatores climáticos. Há pouco tempo atrás, a compactação não era considerada como um dos fatores principais na terraplenagem e construções, por isto, estradas e caminhos deterioram-se rapidamente, represas rompiam, edifícios trincavam, etc.

Hoje em dia, quase não se repete isso grassas a: ?? Maior atenção dada aos métodos de compactação; • Evolução e melhoria dos equipa • Evolução e melhoria dos equipamentos; • Melhor aplicação dos recursos tecnológicos para a compactação. Atualmente, os problemas são outros tais como prazos de entrega muito restritos, especificações mais exigentes, criando dificuldades na execução de muitas obras.

O problema não é somente como efetuar a compactação, mas também como efetua-la de maneira rápida e econômica, tendo em vista o fato de que: • As condições do material trabalhado se alteram rapidamente; ?? O andamento normal dos serviços depende da liberação de determinado trecho “devidamente compactado” Para que as exigências de prazo e qualidade de compactação sejam compridas, é necessário o mínimo conhecimento das características dos materiais em uso, e da correta SELEÇÃO e APLICAÇÃO dos compactadores em cada tipo de material ou etapa de serviço.

Considera-se que o adensamento de um material possa ocorrer de forma espontânea, através da ação dos elementos da natureza, isto se dá, entretanto, após muito tempo, criando-se a necessidade de compactação controlada. Com a compactação controlada, pode-se estabilizar um solo na relação de tempo que for preciso. Como é executada a Terraplenagem na Transnordestina?

Na Transnordestina não é diferente dos processos de compactação e nivelamento de rodovias, a diferença é que para uma ferrovia os aterros são muito mais altos e os cortes muito mais fundos (maiores movimentos de terra), após a seleção de uma iazida próxima à obra o em movimentos de terra), após a seleção de uma jazida próxima ? obra para se fazer o empréstimo do material de boa qualidade, Topografia demarca o alinhamento da plataforma para que os caminhões basculantes, ou MOTO-RSCRAP dependendo da distância de coleta e de lançamento, despejem o material na quantidade certa para se executar cada camada.

Razões econômicas fazem preferir que a espessura seja a maior possível. Mas características do material, tipo de equipamento e finalidade do aterro são fatores que devem predominar. A CFN, Companhia Ferroviária do Nordeste, gerente da obra, exige que as camadas sejam lançadas com 30 cm para que ao ser compactada atinja os 20 cm, especificados por norma, para arantir a homogeneidade e o adensamento de todo o matenal que foi lançado na camada. A homogeneização do material é feito a cada lançamento de camada, antes da compactação.

Os equipamentos utilizados neste processo são: • MOTONIVELADORB€ • TRATOR COM ARADO/GRADE; • CAMINHAO PIPA. Na homogeneização a camada solta deve estar bem pulverizada, e é neste momento em que são desfeitos os torrões, retiradas as pedras e materiais orgânicos do material para que a compactação tenha efeito mais homogêneo no adensamento. A compactação é feita após a homogeneização e nivelamento do aterial, a partir da aplicação de cargas e oscilações mecânicas é feito o adensamento do material.

Os equipamentos utilizados neste processo são: ROLO COMPACTADOR HISTER, Elou, ROLO COMPACTADOR VIBRATORIO CA 25. Após o “batimento” do trecho a ser compactado são feitos os furos na PAGF COMPACTADOR VIBRATÓRIO CA 25. furos na camada compactada para saber o grau de compactação e o teor de umidade do material, além é claro, de uma inspeção visual do trecho, após este controle tecnológico a camada é liberada e então a próxima camada pode ser executada. Caso a amada não passe nos testes, ela é condenada e o trecho é aberto e o processo começa novamente a partir da homogeneização.

Quais as principais exigências técnicas para a Terraplenagem? Após as camadas de aterro comum, faltando 1 m para chegar a cota da plataforma, é executada as Camadas Finais e o Sub-lastro, que são camadas de controle tecnológico muito mais rigoroso e de acabamento fino. 1. 1 Corpo de Aterro Definição: Maciço de Terraplenagem do Aterro compreendido entre o nivel do terreno natural e a primeira camada das Camadas Finais. Exigências: • Expansão máxima < 4%. ?? CBR mínimo > 4%, em compactação clo Proctor Normal. ?? Inclinação dos Taludes (laterais do aterro) = 1:1,5 (v : h • Fator Compactação = 1,25. • O grau de compactação deve ser > 95% do proctor Normal. • A umidade encontrada no Teste de Densidade IN SITO, poderá variar de + 3%, em relação à umidade Ótima. 1. 2 Camadas Finais clo Proctor Normal. • O grau de compactação deve ser > 100% do Proctor Normal. • A umidade encontrada no Teste de Densidade IN SITIJ, poderá variar de 2%, em relação à umidade Ótima. Que tipo de Obras de Arte existem na Transnordestina?

Podemos observar também, as chamadas obras de arte que são as “peças” e conjunto de estruturas que garantem a integração da plataforma de terraplenagem com os intempéries físicos e necessidades das localidades e estradas que são cortadas pela ferrovia. Vimos um canteiro de obras que executava um Pontilhão, sobre a CE 1 53, em Missão Velha que tem 6,44m de altura em relação ao nível da rodovia que cruza a ferrovia e 10,44m da fundação a cota da plataforma. Além de Pontes, vimos também inúmeros gueiros que permitem a transposição das águas de rios e da chuva da Montante para a Jusante.

Haviam ueiro em forma de células, em concreto armado e tubulares, todos possuem bocas de alas para conter o aterro e impedir que os Bueiros sejam entupidos pelo material do corpo do aterro. CONCLUSÃO Concluímos que esta obra, quando finalizada, irá beneficiar a economia das cidades do interior do estado facilitando a escoação da produção, e que os termos técnicos de uma terraplenagem são rigorosos e merece uma atenção especial na execução, pois pode no futuro, se executada erradamente, causar prejuízos, acidentes e inconvenientes que poderiam ser evitados com um controle tecnológico atuante e rigoroso.

Tecnologia em gestão de segurança privada

0

CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS OSASCO 2012 Apresenta no curso de graduação a Faculdade Fernão Dias de Osasco –

Read More

Prestação contas snc

0

DFK & Associados Janeiro de 2011 índice Demonstrações fina 31 de Dezembro de Prestação contas snc Premium By pclaro MapTa

Read More