Relatório e visita técnica à obra: as argamassas

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIENCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CIV360 MATERIAIS DE CONSTRUÇAO I ARGAMASSAS- Assentamento de alvenarias e revestimento de paredes e tetos Aluno: Professor: Lauro Cou 0 Matrícula: p Abril, 2011 Viçosa, Minas Gerais INTRODUÇÃO Na construção civil a importância das argamassas é indiscutível. Elas têm diversas finalidades, sendo empregadas durante toda a execução da edificação, desde a implantação do canteiro até a conclusão da obra.

Deste modo, diversos conceitos podem ser-lhe atribuídos, dependo da finalidade que he for estabelecida. Em geral, podemos definir argamassa como sendo uma massa plástica, capaz de endurecimento posterior e resultante de uma mistura de aglomerantes, areia e água. As argamassas podem ser aplicadas em contrapisos, revestimentos internos e externos, assentamento de alvenaria, assentamento de pedras e cerâmicas, etc.

Sua função está extremamente ligada à aplicação, por exemplo: as argamassas de assentamento têm a função de unir blocos/tijolos e distribuir argamassas depende, dentre outros fatores, da proporção dos materiais constituintes, de suas características e dos cuidados o armazenamento e utilização, é fundamental o conhecimento das funções específicas de cada um deles. Desse modo, procedimentos de controle tecnológico devem ser adotados, uma forma de garantir que a argamassa está mantendo o padrão especificado inicialmente em projeto durante a utilização.

Com ele garante-se que as propriedades previstas inicialmente estejam sendo obtidas dentro de um desvio padrão pré- estabelecido. Isto deve ser feito mesmo para as argamassas industrializadas que apresentam alguma variabilidade entre lotes de produção diferentes. Neste relatório, quanto ao controle tecnológico, serão bordados os ensaios de: Índice de consistência (NBRI 3276), massa específica e teor de ar incorporado (NBRI 3278), resistência de aderência por traça0(NBR13528).

A consistência é a propriedade que define uma maior ou menor facilidade da argamassa deforma-se sob ação de cargas. Essa propriedade é importante, pois é o fator físico mais nítido influi trabalhabilidade da argamassa, uma argamassa mais rígida é mais difícil de ser aplicar, assim como uma argamassa muito mole, por exemplo. As massa especificas, teórica e pratica, são importantes visando o calculo do teor de ar incorporado ? rgamassa, o qual é um dos padrões de qualidade.

Já a aderência é importante, porque com ela podemos prever a tensão de ruptura da argamassa e escolher uma argamassa mais ou menos forte para satisfazer as especificações de um projeto 1) os Diferen 20F 10 mais ou menos forte para satisfazer as especificações de um projeto 1) Os Diferentes Traços de uma Argamassa A argamassa é composta de aglomerantes, agregados, água e aditivos e o traço varia de acordo com a utilização, podendo- se aumentar e diminuir o fator água-cimento, alterar os aglomerantes (cal ou cimento geralmente), adicionar aditivos, etc.

Utilizando da forma empírica, se destacam os seguintes traços expressos em volume: Aplicação I Cimento Cal Areia Umida I Assentamento de tijolos e blocos em alvenaria | 1 3 12 Revestimento em paredes internas e teto (base para pintura) 11219 Revestimento de paredes externas (base para pintura ou para cerâmica) | 1 | 1 | 6 *Regra Básica: a proporção entre o volume de aglomerantes e o volume de agregado é de 1 :3, o que garantes um perfeito envolvimento dos grãos pelo aglomerante.

Na aula prática de Civ360, realizada na tarde de segunda, das 16 às 18, preparamos uma argamassa de traço 1:1 :6(revestimento e paredes externas) e registramos as quantidades em massa dos materiais dosados. A areia e a cal foram misturadas previamente e com uma antecedência de mais de 24 horas. A umidade da areia é determinada, pesa-se o cimento e o mesmo é misturado à argamassa de cal prévia. Mais água pode ser adicionada ate que a consistência necessária a aplicação seja determinada.

A partir desses dados, podemos determinar o traço em massa da argamassa, considerando a areia seca: 1 (cimento:cal:areia:água) A massa de areia seca (Ms) é calculada em função da massa úmida e de seu teor de umidade (h) pela se 30F 10 e areia seca (Ms) é calculada em função da massa úmida e de seu teor de umidade (h) pela seguinte expressão: Ms=MhX1001 OO+h 24,66 kg Quantidade de água na areia úmida= 25,94-24,66=1 ,28 Traço em massa da argamassa com areia seca: = 1: 0,5: 5,70: 1,45 Analogamente, outras turmas práticas produziram os outros traços de argamassa, obtendo: Segunda (10-12) Traço da argamassa em volume usando areia úmida: 1 2 Traço da argamassa em peso com areia seca: 1:1,53:11,61:2,96 Segunda (14-16) Traço da argamassa em volume usando areia úmida: 1 Traço da argamassa em peso com areia seca: 1: 2,04: 8,88: 2,31

Terça (08-10) Traço da argamassa em volume usando areia úmida: 1 5 Traço da argamassa em peso com areia seca: 1: 2,10: 1 6,02: 4,05 2) Ensaio do índice de consistência A consistência é resultante das ações de forças internas, como coesão e ângulo de atrito interno e viscosidade, que condicionam a mudança de forma da mistura. Desta forma, o teor de água, a forma e a textura dos grãos dos agregados, assim como a granulometria afetam a consistência. Materiais – Mesa de espalhamento – Soquete – Régua – Paquímetro Métodos Após uma amostra representativa da argamassa ser coletada, tilizá-la para encher o molde tronco-cônico, colocado de modo centralizado sobre a mesa para índice de consistência(flow table) . Deve-se encher o molde em três camadas sucessivas, com alturas aproximadam aplicar em cada uma aplicar em cada uma delas,respectivamente, 15, IO e 5 golpes com o soquete padronizado.

Se houver necessidade, completar o volume do molde com mais argamassa. O rasamento da argamassa deve ser realizado passando uma régua no topo do molde. Em seguida, eliminar qualquer partícula em volta do molde com pano ou esponja úmidas, acionar a manivela da mesa para índice de consistência, de modo que a mesa suba e caia 0 vezes em 30s de maneira uniforme(quedas sucessivas de 15 mm). Imediatamente após a última queda da mesa, medir o espalhamento do molde tronco-cônico original de argamassa. Estas medidas devem ser realizadas e três diâmetros tomados em pares de pontos uniformemente distribuídos ao longo do perímetro. Registrar as três medidas.

O índice de consistência da argamassa corresponde à média das três medidas de diâmetro, expressa em milímetros e arredondada ao número inteiro mais proximo. Resultados Índice de consistência na mesa de espalhamento( mm) 1 13 1 Média 281 281 280 | 281 | Analogamente, outras turmas práticas produziram os índices de consistência para suas argamassas de diferentes traços, obtendo: segundaoo-12) Indice de consistência na mesa de espalhamento( mm) 1 12 13 1 Média 276 280 278 | 278 | segunda(14-16) 295 293 291 | 293 | Terça(8-10) 257 255 256 | 256 0 especifica e teor de ar incorporado para determinar a massa específica de uma argamassa, devemos coletar uma amostra representativa e preencher o molde cilíndrico em 3 camadas, adensando cada camada com 2m golpes de espátula.

Logo após finalizar esse processo, deixar cair o molde de uma altura de 3 cm, por 3 vezes. Rasar no topo do molde com a espátula. Massa Específica Prática: yd=MV g/cm3 Teor de ar incorporado: a=yt-ypytx100, onde yt é a massa especifica teórica(sem a presença de ar) dada pela equação: yt=l+c+a+xlyci+cyca+aya+xyx g/cm3, onde são as massas especificas dada na tabela seguinte: V=458cm3 1,985 g/crns yt=l 2,067 a-2,067-1 Analogamente, nas outras turmas: 4) Ensaio de resistência a compressão (NBR7215) O ensaio consiste em moldar 6 corpos de prova cilíndricos para serem rompidos por compressão nas idades de 7 e 28 dias, sendo 3 corpos por idade. 5) Aplicação da argamassa sobre o painel:

Argamassa foi aplicada por um funcionário experiente do LEC (Laboratório de Engenhari auxílio de uma colher de 6 0 de pintura, o reboco pode ser aplicado ou podemos dar um tratamento ao emboço com uma esponja para receber a pintura, o também chamado “reboco paulista”. Já no caso da aplicação da cerâmica é necessário uma camada de argamassa colante para fixá-la. O assentamento é iniciado aplicando a argamassa colante com o lado liso da desempenadeira, apertando contra a base, formando uma camada de 3 a 4 mm. Em seguida aplicamos com o lado dentado da desempenadeira na forma horizontal, ormando cordões que irá facilitar o nivelamento e a fixação das placas. ) Ensaio de Aderência por Tração (NBRI 3528) Visando qualificar o revestimento, devemos verificar a força de aderência da argamassa, que pode ser medida assim: Primeiramente, devemos cortar o revestimento até a base utilizando-se uma serra – copo de diâmetro de 5 cm, preparando os corpos de prova. Em seguida, deve-se colar uma placa metálica de mesmo diâmetro sobre o corpo de prova, que será acoplado ao aparelho de arrancamento. De posse desse aparelho, registramos as cargas de ruptura e as respectivas formas de uptura. A força admissível (tensão de ruptura) será fad=PS MPa, onde p é a carga de ruptura e Sé a seção transversal do corpo de prova. ,63 crnz ; kgf * fad=1 83,51 9,63 -9,4 kgf,’cmg -0,94 VIPa ; Forma de ruptura: 100% no substrato traços de argamassa, obtendo diferentes tensões de ruptura: Forma de ruptura: 100% na argamassa M pa Forma de ruptu VIPa Forma de ruptura: 20% chapisco, 80% substrato Forma de ruptura: 100% argamassa 7) Visita a obra No dia 19 de Abril de 2011, uma visita foi feita à obra do futuro departamento de medicina, localizado próximo a divisão e saúde, pela parte da tarde. Acompanhamos a execução de: aplicação de chapisco (figura aplicação da argamassa colante pra assentamento de cerâmica(figura ), acabamento de pilares (figura ), entre outros procedimentos. Nesta obra a argamassa é utilizada de diversas maneiras, tanto na forma industrializada(figura quanto no preparo manual(figura Segundo o mestre de obras, estes são os traços normalmente utilizados no dia-a-dia do canteiro de obras: A quantidade de água é colocada de acordo com a consistência desejada, de acordo com a experiência do pedreiro.

A argamassa ndustrializada é usada apenas para o assentamento da cerâmica. Não existe uma argamassadeira no canteiro de obras, sendo toda a argamassa misturada manualmente. O chapisco é aplicado com uma colher de pedreiro e uma desempenadeira e a argamassa colante distribuída também com o auxílio de uma desempenadeira. De maneira geral, a maioria dos processos é feita de forma manual e tradicional, não sendo empregadas novas tecnologias. Na execução da alvenaria, temos tanto blocos cerâmicos como os blocos de concreto. Figura 3- Revestimento curado de uma parede interna Figura 1- Alunos de CIV36 0 Figura 1- Alunos de CIV360 visitam a obra.

Figura 2 – Aplicação do chapisco Figura 5- Armazenamento do cimento, da cerâmica e da argamassa industrializada. Figura 9- Assentamento da cerâmica Figura 7- Argamassa misturada manualmente Figura 6- Sarrafamento de um pilar Figura 8- Contrapiso em fase de cura. Conclusões A qualidade da argamassa depende basicamente de sua composição, e qualidades físicas decorrentes das características de seus materiais componentes. Em posse dos resultados obtidos pelas 4 turmas prática, é possível analisar o comportamento da argamassa em diferentes raços e suas consequentes aplicaçóes. Quanto a consistência e a massa especifica, concluímos que as mesma não são um padrões de qualidade.

O índice de consistência mede a propriedade das argamassas se deformarem perante uma tensão e apresentam um numero maior ou menor dependendo da aplicação. De acordo com a massa especifica (em torno de 1,9g/cm3), podemos considerar as argamassas ensaiadas em todas as turmas praticas como normais. Como obteve-se massas específicas parecidas, o teor de ar incorporado não variou muito, ficando em torno dos 4%. Segundo a NBR 13281, que apresenta os requisitos para argamassa ara assentamento e revestimento de paredes e tetos, para uma argamassa desse tipo, o teor de ar incorporado deve ser menor que 8%. Pode-se dizer que quanto menor o teor de ar incorporado, maior a resistência e aderência da argamassa e menor a sua trabalhabilidade.

Quanto ao ensaio de ad ao, obtivemos todos os Quanto ao ensaio de aderência a tração, obtivemos todos os resultados aceitáveis segundo a NBR 13749, que especifica: Observa-se que quanto mais cimento em relação os outros componentes, maior é a resistência e aderência. No caso da nossa turma (traço quem rompeu foi o substrato, ou seja, a rgamassa era mais resistente que o bloco em si. Concluindo, a argamassa é de boa qualidade, podendo ser utilizada numa obra de construção civil. Em relação à visita, podemos observar que a maioria das atividades não são executadas seguindo o processo teórico, onde predominou o tradicionalismo e a experiência dos pedreiros. Bibliografia Couto,L. G. — CIV360- Materiais de Construção l, Aula Prática- Argamassas para assentamento de alvenarias e para o revestimento de paredes e tetos, Viçosa, 201 1.

ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas), Rio de Janeiro: NBR 13276 (2005)- Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Preparo de mistura e determinação do indice de consistência. -NBR 1 3278(2005)- Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação de massa específica e teor de ar incorporado. -NBR 13528(1995)- Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas- Determinação de resistência de aderência à tração. -NBR13281 (2001)- Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos- Requisitos -NBR13749(1 996)- Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação 0 DF 10

Prova assistente operacional

0

VunespCвmpus de Franca Faculdade de Ciкncias Humanas e soCiais ConCurso PъbliCo 041 . prova objetiva Assistente oPerACionAl LI Vocк recebeu

Read More

Varejo

0

Localização do ponto de Vendas Situada em um dos principãs Shopping Centers da América Latina, o BarraShopping. por ano, mais

Read More