Relatório usinagem

Categories: Trabalhos

0

Aula Prática número 1 : Fabricação de Engrenagens de Dentes Retos pelo método divisor Sumário Introdução Metodologia Resultados – Bibliografia ar 3 to vie”‘ nut*ge Aula Prática numero 1: Fabricação de Engrenagens de Dentes Objetivo: Apresentar o processo de fabricação de engrenagem de dentes retos utilizando o aparelho divisor universal e fazendo divisão direta. Engrenagens são conjuntos de duas ou mais rodas dentadas, nos quais uma roda transmite movimento à outra. Popularmente, chama-se engrenagem a própria roda dentada. A fabricação de engrenagens é uma das principais operações realizadas em fresadoras.

Estes componentes mecânicos estão presentes em mecanismos que vão desde um antigo ferrorama até a “invenção do século” (o Seagway). As divisões são muito úteis, quando se quer fresar com precisão superf(cies, que devem guardar uma distância angular igual à distância angular de uma outra superfície, tomada como referência. Figura 1: Fresando com o método divisor. Assim, o aparelho divisor permite fresar quadrados, hexágonos, rodas dentadas (engrenagens) ou outros perfis, que dificilmente oderiam ser obtidos de outra maneira.

O controle do movimento é feito através de furos, distribuídos ao redor e ao longo do raio do disco divisor. Cada disco divisor possui diversas camadas, cada qual com um número determinado de furos. Conforme o número de furos que se desloca, o disco gira um determinado ângulo. Divisão direta Cálculo do número de furos a deslocar: E=DnN Onde Dn é o numero de furos do disco divisor, N o número de divisões a efetuar e Eo número de furos a deslocar. E só pode ser um número inteiro, pelo que se deduz que o disco deve possuir m número de furos múltiplo do número de superficies que se deseja gerar.

Pode-se calcular o número de voltas na manivela através da fórmula: NVM-Kn onde ké a constate da máquina e n o número de dentes da e ngre nagem. Escolha da fresa As fresas para usinar engrenagens são as fresas módulo. Elas são fornecldas em um jogo de oito para cada módulo até o módulo 10. A partir deste módulo, as fresas módulo são fornecidas em um jogo de 1 5, porque os perfis dos dentes têm maior dimensão. Acima do módulo 4 , recomenda-se o desbaste com uma fresa de PAGFarl(F3 erfis dos dentes têm maior dimensão.

Acima do módulo 4 , recomenda-se o desbaste com uma fresa de desbaste, a fim de economizar a fresa-módulo, que possui preço elevado. Lembrando ainda que a escolha da fresa depende do número de dentes da engrenagem. Resultados Máquina-ferramenta: Fresadora Universal Natal 2 CV/ Fresa módulo HSS (aço rápido) Material da Engrenagem: Aço 1045 Condições de corte: Vc- 24,1 m/min; f 0,1 mm/rot; ap 4,333 Numero de dentes da engrenagem: 32 dentes Relação constante do divisor: 40: 1 Ângulo de pressão = 200 Memorial de cálculo: Vc=nD *NIOOO Onde D = 59 mm, N = 130 rpm.

Vc= 24,1 m/min Temos: Vf=FxN Onde f: 0,1 mm/rote N =130 rpm. 13 mm/min De=Dp 2 M onde DP = 59 mm e M=2. Dez 63 mm. M-DpZ Temos então: Z = 32 dentes. E=DN Onde Eé o número de furos a deslocar, D é o número de furos do disco divisor e N éo número de divisões a efetuar. Tem OS : NVM=Kn Onde Ké a constante da máquina, n é o número de dentes da engrenagem e NVM é o número de voltas da manivela. Dado que k -40, n- 32, temos que NVM 1 25_ E-ste número, 1,25, significa 1 volta mais um quarto de u Seia, para produzir a PAGF3ÜF3

Resenha preconceito linguнstico

0

RESENHA CRITICA PRECONCEITO LINGUISTICO: O que й, como se faz. A obra de Marcos Bagno preconceito lingьнstico: O que й,

Read More

Biologia

0

APOSTILA DE BIOLOGIA DO “20. BIMESTRE” DO 10. ANO DO ENSINO MÉDIO Membrana Celular ou Plasmática SUMÁRIO Introdução: Que é

Read More