Resenha filosofia de comte sponville

Categories: Trabalhos

0

Prof. Carlos José Giudice dos Santos É o registro sistemático das idéias de uma obra (texto, artigo de revista, livro ou capitulo de livro. A palavra fichamento deriva de ficha. Antigamente (antes da invenção do microcomputador), quando um professor se referia a fichamento de uma obra, ele esperava que o aluno registrasse em uma ficha de papel cartonado (igual a retratada na ilustração ao lado) o resumo das principais idéias lidas no texto. Na parte de cima da ficha vinha o nome da obra. Na parte de baixo, o resumo das principais idéias apresentadas durante a Swipe to page leitura.

A idéia básica rs O primeiro passo pa se atenciosa do texto a irá requerer geralme to view a mesma. to é uma leitura fácil entendimento Textos de dificil entendimento podem exigir duas, tr s ou mais leituras. Se for este o seu caso (um texto denso e de difícil entendimento), faça uma primeira leitura rápida apenas para se familiarizar com o estilo do autor e identificar quais palavras você não conhece ainda. Você poderá utilizar estas palavras que você ainda não conhecia para montar um glossário e enriquecer mais o seu próprio vocabulário.

Depois de verificar qual significado de cada palavra esconhecida coincide com o sentido que o autor quis utilizar em seu texto, faça uma segunda leitura, agora mais apurada, buscando identificar quais são as Idéias centrais. Se for necessário, faça outras leituras complementares para esclarecer passagens do texto que ainda continuem obscuras. Isto é uma leitura atenciosa! O segundo passo para fazer o fichamento é reunir as informações em um documento, que deve ter a seguinte estrutura: CABEÇALHO: Referência bibliográfica completa da obra (livro, capítulo de livro, artigo de revista, jornal ou internet, etc. , ue deve ser elaborada de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023). 6023). RESUMO: Apresentação de um resumo sinóptico das idéias centrais do texto lido. Para ilustrar o que seria um resumo sinóptico, considere que quando vamos a uma locadora escolher um filme para alugar, escolhemos o nome de um filme e lemos a sua sinopse, ou seja, cinco a dez linhas de texto que contam a idéia central, o argumento do filme. Você deve fazer algo semelhante (uma sinopse) a partir de sua leitura. Este resumo deve ter um mínimo de 150 palavras, e não deve ultrapassar 1000 palavras. Ele deve expressar somente as idéias centrais do texto.

Palavras-chave: Escolha um mínimo de três e um máximo de cinco palavras ou expressões que sirvam como indexadores (ou termos de indexação). Um indexador constitui-se em uma palavra ou expressão utilizada para se procurar por determinado assunto em uma base informatizada. Por exemplo, se você leu um texto sobre educação em que as idéias centrais est base informatizada. Por exemplo, se você leu um texto sobre educação em que as idéias centrais estão relacionadas às palavras educação, sala de aula, evasão e capacitação de rofessores, então você acabou de localizar as suas palavras chave.

Citações: As citações são transcrições de partes significativas da obra. Estas citações devem estar relacionadas com o assunto que você está pesquisando. Devem ser diretas (curtas ou longas) e elaboradas de acordo com as normas da ABNT para citações (NBR 10520). Evitem fazer paráfrases (citações indiretas) em fichamentos. Deixem essa prática para o trabalho. Citações de cltações devem ser evitadas a todo custo, exceto nos casos abordados em nossa apostila ou se você pretender estudar os utores citados (uma ótima opção).

Comentários: Compreende as suas próprias reflexões e considerações acerca do texto lido. Para enriquecer ainda mais seus comentários, você pode utilizar citações de outros autores que você julgue estarem relacionados com o assunto que você acabou de ler. A importância destes comentários é que eles podem ser utilizados na elaboração de um trabalho de pesquisa (referencial teórico de um projeto ou de uma monografia). MARTINS, Hélio Tadeu. Gestão de carreiras na era do conhecimento: abordagem conceitual e resultados de pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

RESUMO O autor faz uma abordagem das relações de trabalho na sociedade pósindustrial. Destaca a importância qu PAGF3rl(FS autor faz uma abordagem das relações de trabalho na sociedade pósindustrial. Destaca a importância que o conhecimento tem para os organizações do Século XXI, abordando o conceito de Capital Intelectual. A partir destas relações, demonstra que o foco de gestão das carreiras não se encontra apenas nas mãos das organizações, mas começa gradativamente a mudar para as mãos dos próprios profissionais interessados em gerir a sua própria arreira.

Um amplo arsenal teórico é utilizado para fundamentar e explicar como acontecem estas novas relações de trabalho na Era do Conhecimento. Além disso, utiliza-se dos resultados de uma pesquisa de campo realizada no mercado de trabalho brasileiro para vincular a prática à teoria, confirmando ou justificando tendênclas. (continuação) PALAVRAS-CHAVE Carreira – Capital Intelectual – Conhecimento nas Organizações – Autoconhecimento Empregabilidade CITAÇÕES “O que qualifica a atual sociedade como ‘póscapitalista’ é o fato de que o conhecimento deixou de ser um recurso para er o recurso” (MARTINS, 2001, p. ). CITAÇÕES Sobre a empregabilidade: “Em vez de buscar um vinculo estável com um empregador, esse trabalhador é induzido a desenvolver sua condição de empregável, ou seja, tornar- se cobiçado no mercado de trabalho, ampliando suas chances de recolocação quando necessário (MARTINS, 2001 , p. 21 Sobre a especialização: o trabalhador do conhecimento é, necessariamente, u PAGF 2001, p. 21). Sobre a especialização: o trabalhador do conhecimento é, necessariamente, um especialista, por ser essa a forma mais eficaz de contribuição” (MARTINS, 2001, p. ). CITAÇÕES Sobre o planejamento: Bologna considera que “o planejamento é a mais relevante e cerebral atividade do homem. A capacidade de planejar torna o homem único no reino animal” (apud MARTINS, 2001, p. 82). Sobre carreira: “Pela primeira vez, literalmente pela primeira vez, um numero substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. pela primeira vez, as pessoas terão de administrar a si próprias. Eé preciso que se diga uma coisa: elas estão totalmente despreparadas para isso” (DRUCKER apud MARTINS, 2001, p. 76). (FINAL)

COMENTÁRIOS O autor exibe uma fundamentação teórica consistente, além de criar uma vinculação da teoria com a prática. A obra não apresenta fórmulas de sucesso e nem as receitas típicas de livros de auto-ajuda, demonstrando a seriedade da pesquisa. O conceito de carreira de sucesso é desvinculado do senso comum, mostrando que ela nao está necessariamente relacionada com a ascensão hierárquica, status e ganhos financeiros. O modo como a pesquisa foi conduzida no Brasil mostra o panorama fiel de como os indivíduos e organizações nacionais estão gerenciando as carreiras na atualidade.

Sisleg

0

CARACTERIZAÇÃO DE DUAS PROPRIEDADES RURAIS EM RELAÇÃO À REGULAMENTAÇÃO DA RESERVA LEGAL – UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS FATORES

Read More

Sistemas operacionais

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS Centro de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Curso de Sistema de Informação SISTEMAS

Read More