Resumo de teoria cientifica
Aluno(a): paula Rafaela L. dos santos IADM2/12N Matricula: 1201 0999 TEORIA CIENTÍFICA A Teoria Científica surgiu da Abordagem clássica da Administração, foi fundada por Frederick Winslow Taylor, sua ênfase era nas tarefas. O nome Administração Científica ou Teoria Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial.
Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários, começou por baixo, to next unto com os operári paciente trabalho de decompondo os seu aperfeiçoá-los e racio com o equipamento OF3 efetuando um da operário, os de trabalho para Swipe nentp o operário médio e o menos do que era potencialmente capaz.
Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade, dar a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho, a aracterística mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização cient[fica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica.
Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo, para tanto seguia os seguintes princípios: -Seleção científica do trabalhador – O funcionário desempenha a tarefa mais compatível com suas aptidões, é importante pro funcionário que é valorizado e pra empresa, que aumenta sua rodutividade e aumenta seus lucros; -Tempo padrão – O funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerência, esse controle torna-se importante pelo fato do ser humano ser naturalmente preguiçoso. Plano de incentivo salarial – O funcionário ganha pelo que produz. -Trabalho em conjunto – Os interesses da empresa e dos funcionários quando aliados, resultam numa maior produtividade; -Gerentes planejam, funcionários executam – Cabe aos gerentes planejarem e aos funcionários agirem; -Divisão do trabalho – A tarefa subdivide-se ao máximo, d erentes planejarem e aos funcionários agirem; -Divisão do trabalho – A tarefa subdivide-se ao máximo, dessa forma ganha-se velocidade, produtividade e o funcionário garante lucro de acordo com seu esforço. Supervisão – É especializada por áreas. Controla o trabalho dos funcionários verificando o número de peças feitas, assegurando o valor mínimo da produção. -Ênfase na eficiência – Há uma única maneira certa de se fazer o trabalho. Para descobri-la, a administração empreende um estudo de tempo e métodos, decompondo os movimentos das tarefas exercidas.
A Administração Científica faz uso da exploração dos funcionários em prol de seus interesses particulares, uma vez que o estimulo a alienação dos funcionários, falta de consideração do aspecto humano e deficiência das condições sociais da época. Com a divisão de tarefas, a qualificação do funcionário passa a ser supérflua, dessa forma, o funcionário executa tarefas repetidas, monótonas e gera uma desarticulação do funcionário no processo como um todo. Cada funcionário era visto como uma engrenagem na empresa, desrespeitando sua condição de ser humano. 3