Pesquisa sobre teoria classica e cientifica

Categories: Trabalhos

0

Teoria clássica da administração A Teoria Clássica da Administração é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Se encontra-se na ênfase da estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência e também nas esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.

Henry Fayol era enge OF4 empresas no setor d in Swipetoview nentp Compagnie Comman Fou quando assumiu o ca seu sucesso como ad sua vida ? smo a recuperar a cazeville da falência, esma. Creditava a de administração que é descrito em “Administração industrial e geral”. Este sistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos. Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nas Funções da empresa.

Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer mpresa em seis funções básicas: * técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa * comerciais, relacionadas com a c compra, venda e permutação * financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais * segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas * contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas * administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções Princípios básicos de sua teoria Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho – Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Autoridade – Autoridade é todo direito dos superiores darem as ordens. * Disciplina – Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho . * Unidade de comando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe. * Unidade de direção – O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos. * Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) – Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. * Remuneração – Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários. * Centralização – As actividades e a sua autoridade devem ser centralizadas. Linha de Comando (Hierarquia) – Defesa incondicional da estrutura hierárquica. * Ordem – Deve ser mantida em toda organização. incondicional da estrutura hierárquica. * Equidade – A justiça deve prevalecer em toda organização e direitos iguais. * Estabilidade dos funcionários – Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários. Iniciativa – A capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. * Espírito de equipe – O trabalho deve ser conjunto. Frederick Taylor predenck Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por F. W.

Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o “Pai da Administração Cientifica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, mas igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas.

Princípios fundamentais Eles são entendidos como máximas pelas quais a organização deve se orientar para melhorar sua eficiência, a partir de critérios supostamente científicos. Taylor enuncia quatro princípios: 1. substituir os métodos empíricos e improvisados, por métodos científicos 3 quatro princípios: métodos científicos e testados (planejamento) . selecionar os trabalhadores para sua melhores aptidões e trená-los para cada cargo (seleção ou preparo) 3. supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle) 4. disciplinar o trabalho (execução) Taylor não estava Interessado no avanço tecnológico, mas preocupado em controlar o trabalho a qualquer nível de tecnologia.

Beneficios do método de Taylor Benefícios para os trabalhadores no método de Taylor: * Os salários chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro do que eram antes; * Os funcionários passaram a se sentir mais valorizados e isso fez com que exercessem seus ofícios com mais prazer. Se sentiam mais acolhidos pela empresa; * A jornada de trabalho foi reduzida consideravelmente; * Vantagens, como dias de descanso remunerados lhes foram concedidos. Benefícios para os empregadores no método de Taylor: * Produtos com qualidade superior aos anteriores; * Ambiente de trabalho agradavel tanto para o chão de fábrica quanto para a diretoria, evitando assim distúrbios e conflitos que podem gerar situações negativas dentro da empresa (greves e desestimulo, por exemplo); * Redução de custos extraordinários dentro do processo produtivo, como a eliminação de inspeções e gastos desnecessários. 4DF4

Circuitos trifásicos equilibrados

0

Experiência 1 – Circuitos Trifásicos Equilibrados 1- Objetivo * Rever as relações de tensão, corrente, potência e diagramas de fasores

Read More

Redes de computadores

0

Questionário: Você sabe para que serve uma biblioteca? Os pontos importantes para sua utilização. 1 . Que quantidade de informações

Read More