Resumo do capitulo de plenejamento chiavenato

Categories: Trabalhos

0

Chiavenato Planejamento estratégico: O Planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado em longo prazo, esta voltado para relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Assim e genérico, direcionado a longo prazo e macro orientado,.

Exige a participação integrada dos demais niveis da empresa: do Swip to view next page nW’el intermediário, p OF3 operacional, por mei os estratégico envolve s etap objetivos empresaria organização e de seu is: os, e do nW’el s. O planejamento eterminação dos analise interna da aliação e seleção de alternativas estratégicas e a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais.

Planejamento tático: O planejamento ao nível intermediário da empresa e denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa ao nível de departamentos, elacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.

O planejamento tático aborda uma área especifica (como um departamento sentido, o planejamento tático apresenta características tipicas do planejamento comum, poies e um processo permanente e continuo, esta voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisorial, visa selecionar, entre varias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação , é sistêmico e interativo, e uma técnica cíclica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais unções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação.

O planejamento produz um resultado imediato, que é plano. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o quê, quando, como, onde e por quem. O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisorial: a tomada de decisões sobre o que fazer quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer. A decisão é um processo sequencial e envolve, pelo menos, seis elementos comuns: o tomador de decisão, os objetivos alcançar, as preferencias ou valores envolvidos, os cursos de ação alternativos, os estados ambientais da natureza, e as consequências de cada curso de ação disponível.

Como processo, a decisão envolve um diagnostico do problema, a procura de soluções alternativas para o problema, e a analise e comparação dessas alternativas de solução e a seleção e escolha da melhor alternativa. O processo decisório envolve uma racionalidade Imitada e é, basicamente, satisfaciente, e não otimizante. As decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas (baseadas em julgamento) e pode defrontar-se com stados da natureza apresentados sobre três formas: incerteza, risco e certeza.

Os planos táticos são implementados por melo de politicas e diretrizes. Planejamento operacional são Implementados por meio de politicas e diretrizes. O planejamento no nível operacional e também chamado de planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É predominantemente montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais.

Preocupa- se basicamente com o que fazer e como fazer, e esta voltada ara otimização e maximização de resultados. Tem um caráter imediatista, uma abrangência restritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. O seu problema básico e a eficiência. O planejamento operacional e constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa, no nivel operacional.

Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, com dinheiro, com tempo ou com comportamentos. Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: ervem para estabelecer a sequencia de pessoas ou de etapas a serem seguidos para execução dos planos, sendo muitas vezes transformados em rotinas e expressos na forma de fluxograma (vertical, horizontal ou de bloco) ou na forma de listas de verificação.

Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro ( como fluxo de caixa, orçamentos de encargos sociais, de reparos e manutenção de maquinas, de despesas etc. ). Os programas são planos operacionais relacionados com o tempo (como o gráfico de Gantt, o PERT etc. ). Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados. 3

Comentários a lei 12.015 de 07 de agosto de 2009

0

Comentários a Lei 12. 015 de 07 de agosto de 2009. Trabalho por Gentil Aviz, academico de Direito – g.

Read More

O populismo e as ciências sociais no brasil :notas sobre a trajetória de um conceito

0

AD2 – História e Documento – 1/2012. Data final para entrega: 30/04. Forma de entrega: Apenas pela plataforma a) entrar

Read More