Resumo piratas vale do silicio
RELATÓRIO SOBRE O FILME PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO O filme Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley) ou Piratas da Informática como também é conhecido, foi uma produção de 1999 originalmente feita para W. Contou com a direção de Martyn Burke e com os atores Noah Wyle e Anthony Michael Hall como Steve Jobs e Bill Gates, respectivamente. Além destes, também participaram do longa os atores Joey Slotnick como o co-fundador da Apple Steve Wozniak, Josn Hopkins como o co-fundador da Microsoft paul Allen e John Di Maggio como Steve Ballmer.
O enredo do filme trata da revolução causada por Jobs e Gates com sua para dentro das resid Porém, o longa vai al Computadores Pesso inerentes a um empr OF6 Swipe view next page r os computadores pessoas comuns. o início da era dos s das características s essas presentes em Steve Jobs e Bill Gates. O ano é 1971 e o local o campus da Universidade de Berkeley, a cena retrata um protesto estudantil contra a guerra do Vietnam e uma forte repressão policial. Em meio ao tumulto surgem as figuras de dois estudantes, meio nerds, meio hippies.
Trata-se de Steve Jobs e Steve Wozniak. Já naquela primeira cena fica claro o erfil de Steve Jobs e isso pode até causar certa frustração nos menos avisados, que só conhecem a história recente do dono da Apple. Jobs, na verdade, revela-se um sonhador. O Swige to víew next page O filme mostra bem o lado inquieto de Steve Jobs, sempre querendo algo mais, perturbado pelo mundo a sua volta. Já Wozniak é mais técnico e demonstra grande talento com equipamentos eletrônicos.
No tempo livre do qual os dois dispõem no campus, enquanto Jobs reflete sobre o comportamento humano, filosofia e religião, Wozniak se ocupa com invenções despretensiosas e outras engenhocas, algumas as quais a dupla chega a comercializar no campus. Até então Jobs somente estudava, enquanto Wozniak já era funcionário da (Hewlett-Packard). Já em 1974, no campus da Universidade de Harvard, Bill Gates e seus amigos ocupavam suas horas livres entre revistas masculinas e rodadas de pôquer, tudo regado a muita cerveja.
Gates já era obcecado por computadores e numa bela manhã Paul Allen entra no quarto de Bill para mostrar-lhe um artigo em uma revista especializada. O artigo falava do poderoso computador Altair. Constava que o fabricante estava procurando programadores que desenvolvessem uma nova linguagem para equipamento. Allen e Gates desenvolvem uma linguagem e levam-na a sede da fabricante a fim de apresentá-la. Estava criada a linguagem Basic, primeiro produto da Microsoft.
Enquanto isso, em Berkeley, Jobs e Wozniak estão trabalhando em um computador de pequeno porte, para uso doméstico. Durante uma reunião de estudantes, a dupla apresenta o protótipo do que viria a ser o primeiro computador da Apple. A apresentação gera um grande frenesi entre os presentes que ficam bastante entusiasmados com o que viram. Nesse momento grande frenesi entre os presentes que ficam bastante entusiasmados com o que viram. Nesse momento o lado empreendedor de Jobs e seu talento para o marketing ficam visíveis.
Ali ele a grande percepção do que viria a ser o negócio dos Personal Computers, os famosos PCs. A partir dessa percepção de negócio, Jobs resolve mudar radicalmente seu visual hippie e passa a usar um corte de cabelo mais conservador, além de cortar a barba. Tudo isso na esperança de ser mais bem aceito junto aos possíveis financiadores da empreitada que estava por vir. Diante das diversas negativas dos bancos em conceder um empréstimo à Apple, Jobs resolve vender seu carro e investir udo na empresa, que tinha como sede a garagem da casa dos seus pais.
Eis que surge um investidor no caminho da Apple, interessado no trabalho de Jobs e Wozniak e nas possibilidades de lucro do negócio. O aporte inicial é de um quarto de milhão de dólares. Com esse recurso a dupla Jobs e Wozniak lança na Feira de Computadores de São Francisco, em 1977, o famoso Apple 2. O computador faz um enorme sucesso na feira. E essa é outra cena marcante, pois mostra a confiança de Jobs em seu negócio, outra característica fundamental ao bom empreendedor. Enquanto todos achavam que a feira seria um fiasco, Jobs se preparou para sucesso.
E o sucesso veio. Durante a feira Bill Gates e Paul Allen tentam contato com Steve Jobs, que acaba por não lhes dar atenção. O Altair, que usava o Basic da Microsoft, é um fracasso na feira. Com o sucesso do Apple 2, a Apple recebe um grande apo 3 Com o sucesso do Apple 2, a Apple recebe um grande aporte de investimentos e constrói sua primeira sede. Percebendo que o Basic não Iria muito longe, Bill Gates muda sua estratégia e resolve apostar num sistema operacional de um programador desconhecido, usando a famosa intuição, outro aspecto importante ao empreendedor.
Mesmo sem saber se o sistema operacional do tal programador funcionaria, Bill Gates usa seu talento e, durante uma reunião na sede da IBM, consegue convencer os executivos da gigante da informática a usar o sistema operacional “da Microsoft’ na sua nova linha de computadores Enquanto isso, no centro de pesquisas e desenvolvimentos da Xerox, um grupo de engenheiros da empresa desenvolve o primeiro mouse e a primeira interface gráfica para um sistema operacional. Porém, os executivos da Xerox não acham aquilo uma boa idéia e descartavam a possibilidade de usar.
O visionário Steve Jobs, ao saber das invenções, fica bastante curioso e solicita a Xerox uma oportunidade para conhecer e explorar as novas tecnologias, já que não seriam utilizadas. Por achar que não tinham nada a perder, os executivos da Xerox liberam. Jobs e Wozniak vão até o centro de pesquisas da Xerox, acompanhados dos seus melhores engenheiros. Ao verem a interface gráfica e o mouse em ação ambos ficam encantados e Jobs logo percebe as inúmeras possibilidades das ferramentas.
A Apple adquire as patentes das novas tecnologias e faz delas a base do seu novo modelo, o computador LISA, mesmo nom atentes das novas tecnologias e faz delas a base do seu novo modelo, o computador LISA, mesmo nome da filha de Jobs. Quando a Apple lança o modelo LISA no mercado, Bill Gates percebe que o seu sistema operacional, sem interface gráfica amigável ao usuário, estava fadado ao fracasso. Logo ele muda sua estratégia e alia-se a Steve Jobs e o convence de passar a trabalhar para Apple.
Nesse momento é consolidada a impensável aliança Apple e Microsoft. Nessa época Jobs já estava trabalhando em um novo modelo de computador, o Macintosh. Gates fica muito curioso pelo novo odelo e acaba por convencer Jobs a enviar-lhe protótipos para que ele pudesse trabalhar novos aplicativos na plataforma. Jobs autoriza o envio de três equipamentos à Microsoft. Era o início do fim da parceria entre as empresas. De posse dos Macintosh, Gates ao invés de aperfeiçoar a máquina, passa a estudá-la. Em especial seu sistema operacional.
Em paralelo, Gates passa a trabalhar em um novo sistema operacional, que superasse o sistema da Apple, copiando o que ele tinha de melhor e acrescendo outras funcionalidades. Nascia assim a primeira versão do Windows. Com a descoberta dos planos de Bill Gates, Steve Jobs acabaria or cortar os laços entre Apple e Microsoft e, consequentemente, seus laços de amizade com Gates. Steve Jobs, com a criação da divisão Macintosh, rachou a Apple ao meio e acabou por criar uma cultura de disputa entre Apple e Macintosh, que quase resultou na derrocada da empresa.
Com a confusão instalada e o temperamento expl S quase resultou na derrocada da empresa. Com a confusão instalada e o temperamento explosivo de Jobs, Steve Wozniak acabou por sair da empresa, pois não concordava com várias posturas assumidas por Jobs, principalmente com o racha promovido dentro da empresa. Steve Jobs acabou sendo demitido da Apple, a empresa que fundou, pelo presidente que ele mesmo contratou, mas acabou voltando alguns anos depois. Atualmente, Steve Jobs deixou a presidência da Apple Inc- para lutar contra um câncer.
Jobs foi o espírito da Apple no tocante a estratégia de Marketing, ao feeling de saber o que vai dar certo e o que não vai dar. Steve Wozniak vive com a família e mantêm uma instituição de caridade. Viaja o mundo apresentando palestras. Sem Jobs, Wozniak talvez nunca visse suas invenções romper a barreira do hobby e mudar a história da comutação. E, certamente, sem Wozniak, Jobs não teria um produto a partir do qual montaria uma das empresas mais bem sucedidas da atualidade.
Bill Gates também se afastou do comando da Microsoft e atualmente se dedica a causas humanitárias. Usa sua influência para chamar a atenção do mundo e das autoridades para problemas como a fome e a miséria no mundo. A grande lição que pude tirar do filme e da sua história foi que paixão, atitude, técnica, ousadia e persistência são alguns dos ingredientes que formam um empreendedor de sucesso. Acreditar nos nossos sonhos e persegui-los também faz toda a diferença.