Rochas geologia

Categories: Trabalhos

0

ROCHAS MAGMÁTICAS SUMÁRIO: 04 2. ROCHAS MAGMÁTICAS…. — 05 2. 1 Rochas Vulcânicas ou extrusivas … 06 3. CONCLUSAO 07 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…….. Introdução: OF4 Swipetoviewn ‘t p Venho através deste trabalho da disciplina de geologia falar sobre as rochas magmáticas. O que é rocha? Rocha é um agregado de minerais formado por um ou mais minerais, de acordo com sua origem. Após sua formação, a Terra foi se resfriando lentamente e surgiram as primeiras rochas. O processo de formação das rochas é continuo e se estende até os dias de atuais.

A lassificação detalhada das rochas magmáticas requer um estudo microscópico da mesma na maior parte dos casos. Mais em geral é possivel reconhecer uma rocha magmática por algumas características como: cor, textura e composição química. Sob o ponto de vista econômico, são rochas notáveis por serem efeito metálico prata, efeitos de aço escovado) e o diamante (quando de tamanho viável é polido e lapidado para produzir jóias. Os menores são utilizados a nível industrial para corte, brocas de perfuração e polimento).

Rochas Magmáticas: As rochas magmáticas se formam através do resfriamento e olidificação do magma. O magma é uma substância fluída, total ou parcialmente fundida, constituída, essencialmente, por uma fusão complexa de silicatos, silício e elementos voláteis, tais como vapor de água, cloretos, hidrogénio, flúor, e outros. Entre as mais abundantes rochas magmáticas temos o granito e o diabásio. parte dessas rochas formam-se toda vez que ocorrem erupções vulcânicas que expelem lava pela superfície, renovando assim a quantidade das mesmas no ambiente.

Podemos ainda classificar as rochas magmáticas ácidas, básicas ou neutras. Tal diferenciação relaciona-se diretamente com o teor de silício que a rocha apresenta na sua composição. A rocha será ácida quando esta possuir teores de silício acima de 65%, ocorrendo assim a formação de silicato e de cristais de quartzo. As rochas neutras serão formadas quando o teor de silício vai de 52 a 65%. Finalmente, nas rochas básicas teremos um teor de silício que varia entre 45 e 52%, sem ocorrer a formaçao de quartzo.

Este tipo de rocha pode se solidificar tanto quando atinge a superfície ou quando ainda está no interior da Terra. Por esse mesmo motivo, podemos classificá-las em: Rochas intrusivas ou plutônicas ou abissais: São formadas a partir do resfriamento do magma no interior da crosta, nas p abissais: São formadas a partir do resfriamento do magma no interior da crosta, nas partes profundas da litosfera, sem contato com a superfície. Elas só apareceram à superfície depois de removido o material sedimentar ou metamórfico que a recobria.

Em geral, o resfriamento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais. Dando uma textura fanerítica(cristais bem definidos e visíveis a vista desarmada). Normalmente as rochas plutônicas u intrusivas apresentam uma estrutura maciça. A sua estrutura mais corrente é granular, isto é, os minerais apresentam-se equidimensionais ligados entre si. O exemplo mais conhecido desse tipo de rocha é o granito. Também são rochas intrusivas: o sienito, diorito, gabro. Granito Sienito Rochas vulcânicas ou extrusivas: Formam-se quando o magma se solidifica na superfície terrestre.

Não há formação de cristais visíveis a vista desarmada, possuindo uma textura afanitica(cristais muito pequenos) . (sem uso de microscópio). Bons exemplos desse tipo de rocha são o basalto o riolito. No entanto a rocha mais conhecida desse tipo é a pedra pomes que forma-se durante eventos vulcânicos explosivos quando lava liquida muito rica em gases é projectada na atmosfera, formando pedaços de espuma constituídos por material lávico recheado por bolhas de gás que aumentam rapidamente de volume com a redução da pressão aquando da saída da lava para a atmosfera.

Estas bolhas são mantidas na rocha formada, como que congeladas pelo rápido arrefecimento da lava, transformando cada fragmento num 3 formada, como que congeladas pelo rápido arrefecimento da ava, transformando cada fragmento num clasto repleto de milhões de bolhas de dimensão variável, a maior parte das quais sub-microscópica. Basalto Conclusão: Rolito Pedra Pomes Conclui-se com o término a importância das rochas magmáticas e de como elas se formam de modos bem distintos.

Sendo na superfície ou no interior da Terra. Resultando na obtenção de minerais de diferentes texturas e usos no dia dia como o granito nas construções, a pedra pomes é também utilizada como abrasivo em cosméticos para aumentar o poder de limpeza de sabões e detergentes e como material base de produtos sfoliantes da pele. Eo gabro que é utilizado na construçao e na ornamentação de pavimentos. REFERÊNCIAS: COELHO MARCOS.

Geografia Geral, o Espaço socioeconômico, 4a edição, São Paulo: Moderna, 2001. ALGO SOBRE GEOGRAFIA. Disponível em ; www. algosobre. com. br/geografia/rochas-magmaticas. html, ; (acesso em 17/03/2012) CIENTIC. Disponível em de-rochas-magmaticas;catid=33%3Aprocessos-e-materiais- (acesso em 16/03/2012). LUÍS CARLOS GOMES DOMINGOS. Disponível em ; domingos. home. sapo. pt/rochas_l . html; (acesso em 17/03/2012) WIKIPEDIA. Disponível em 4 ia. org/wiki/Pedra-

Magna carta

0

O Devido Processo Legal O artigo 39 da Magna Carta estabelece procedimentos para os julgamentos e é por alguns, considerado

Read More

Trabalhos meus

0

Reflexão pra você Evangélico! A ARANHA Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O

Read More