Saneamento basico
1 INTRODUÇAO A água é um elemento da natureza indispensável ao ser humano. A mesma constitui um importante meio de transmissão de doenças. As doenças veiculadas pela água têm origem, principalmente, a partir de dejetos, por falta de adequados Sistemas de esgoto, multas vezes os dejetos de origem humana alcançam mananciais, causando-lhe doenças. Certamente não há setor que interfira mais diretamente na saúde da população de um município do que o do saneamento.
A partir do final do século 19, por causa da grande catástrofe que foi a febre marela, a cidade se mobilizou e o resultado foi um sistema de coleta e tratamento o Brasil na época, a p quesito saneamento SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1 2 DESENVOLVIMENTO I o avançado para se destacando no OFY p 2. 1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 1 2. 1. 1 Titulo Nível 3 – Seção Terciária 1 2. 1 . 1. 1 Titulo nível 4 — Seção quaternária 2. 1. 1. 1. 1 Título nível 5 – seçao quinária 1 3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 1 3. 1 EXEMPLO DE GRÁFICO 1 3. EXEMPLO Swipe to next DE FIGURA 1 3. 3 EXEMPLO DE QUADRO 1 3. 4 EXEMP O DE TABELA I CONCLUSÃO 1 REFERÊNCIAS I APENDICES 1 DICE A Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 1 ANEXOS 1 ANEXO A — Título do anexo 1 2DESENVOLVlMENTO O presente trabalho tem como objetivo conhecer a realidade do município de Campinas/SP relacionada • a questão e gestão ambiental, a partir de pesquisa de campo realizada no período 23/03 a ………. /2012. O município de Campinas esta localizado no estado de São Paulo, com uma população total de 1. 088. 11 habitantes (censo 2011 ) esta entre os 15 municipios mais populoso do Brasil, os quais I . 62. 453 residem na cidade e 18. 546 na zona rural. As principais atividades econômicas praticadas no município são : Industria, comercio, construção civil, serviços e tecnologia. O IDH – Indice de desenvolvimento humano e de 0. 852 . O clima predominande no município e tropical de altitudes do tipo Cwa, conforme classificacao de Koeppen. Os Solos existente são derivados das rochas cristalinas acidas do escudo brasileiro e das rochas sedimentares da bacia do Paraná .
O município faz parte das bacias hidrográficas do Rio Piracicaba, Atib edimentares da bacia do Paraná . O munic(pio faz parte das bacias hidrográficas do Rio Piracicaba, Atibaia, Capivari e Quilombo. 2. 1 TITULO NIVEL 2 – SEÇAO SECUNDARIA 2. 1 . 1 0 município de Campinas capta água dos Rios Atibaia e Capivari, sendo que o Atibaia é responsável por 95% do abastecimento da cidade. A Sanasa é responsável pelos serviços de saneamento em Campinas, o que engloba a captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água potável, além da coleta, afastamento e tratamento do esgoto doméstico do municip10.
Atualmente, a empresa municipal atende a cerca de 98% da população urbana de Campinas com 6 estações de tratamento de água, as chamadas ETA’ s. De acordo com informações da Sanasa, “toda a infra-estrutura do sistema de abastecimento de água instalada está dimensionada para atender às novas demandas decorrentes do crescimento da cidade, no mínimo, até 2010, mantendo-se 2. 1. 2 Título Nivel 3 – Seção Terciária Como. 2. 1 . 2. 1 Título nível 4 – Seção quaternária Toda alínea deve ser precedida de texto explicativo, precedida de 3