Segurança do trabalho
FACULDADE SANTA TEREZINHA HENRY FORD: O fundador da Ford Motor Company Trabalho referente a disciplina de Fundamentos da Administração do 10 periodo do Curso de Administração da Faculdade Santa Terezinha Professor: Matheus Foureax SAO LUIS 2011 Ford nasceu em 186 chamado Springwells ora to view nut*ge m município , nos Estados Unidos.
Seus pais eram fazendeiros, tilho mais velho de cinco irmãos, desde cedo fazia reparos de máquinas e relógios na fazenda do seu pai, muito habilidoso e observador, passou a observar o funcionamento das máquinas e equipamentos cada vez mais. O trabalho na fazenda era difícil, devido os trabalhos manuais, foi daí que surgiu o crescente interesse no uso das máquinas. Com 12 anos, após ter contato com uma locomotiva a vapor, passou a estudar os veículos automotores.
Sua mãe morreu quando ele ainda era muito jovem e apesar de ajudar seu pai na fazenda, não gostava dos trabalhos agrícolas. E isso o fez com que alguns anos depois ele fosse pra uma cidade vizinha trabalhar como aprendiz de operador de máquinas, mas voltou à fazenda da família para se aperfeiçoar nos motores a vapor. Logo após, ele passou a trabalhar em oficinas, como mecânico, e desde então, passou a interessar-se pelos motores com quem teve seu único filho, Edsel gryant Ford, quem anos depois, veio a substitui-lo na presidência na Ford Motor Company.
Seu desempenho e agilidade eram tanto que ele chegou a incomodar os funcionários mais antigos das empresas por onde passava, e isso o fez passar de mecânico para engenheiro chefe, o que proporcionou mais dinheiro e tempo para dedicar-se as experiências com motores a gasolina. Sua dedicação era tanta que fez seu próprio ve[culo automotor, chamado quadriciclo, e depois de vários testes viu formas de melhorá-lo. Sua visão com o passar do tempo só aumentava, a capacidade de percepção dele era impressionante.
E com a ajuda de Investidores ele fundou a Ford Motor Company, atualmente sediada em Detroit, nos Estados Unidos, mas têm filiais em vários países do mundo. Anos mais tarde da fundação da Ford, ele criou o “Ford Modelo T” que foi apresentado ao mundo em 1908, trazendo inovações importantes como o volante do lado esquerdo, o motor e o câmbio eram totalmente fechados, um arro muito simples de dirigir, e o mais importante, manutenção barata.
Ford criou esse carro para pessoas comuns poderem usá-lo todos os dias, tanto que era um veículo muito barato, os próprios operários tlnham capacidade de comprá-lo. Ele confiou tanto nesse modelo que mandou que publicasse nos jornais as notícias e anúncios sobre o carro, e, devido o sucesso deste, Ford introduziu a montagem em esteiras em movimento o que permitiu um aumento na produção. oi a partir de então, que em esteiras em movimento o que permitiu um aumento na produção. E, foi a partir de então, que passou a ser conhecido como o pioneiro da produção em série, o qual foi a grande alavanca na produção industrial moderna, e passou a ser chamada de “Fordismo”, que nada mais era do que a produção em grande quantidade, a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como “linha de montagem”, o que dava agilidade ao processo de fabricação.
Ele criou a forma de produzir carros em massa, não foi ele o inventor do carro, mas através dele que houve inovações no pensamento industrial, tal qual vem evoluindo até os dias atuais. Fazendo face aos conceitos atuais, ele foi um grande empreendedor, possuía habilldades e competências, usava da eficiência como chave de sucesso para o seu negócio, também utilizava da política de metas, que nada mais é do que quando número de carros “X” devem ser produzidos em “Y” dias, e também, usava da padronização.
Inovador, ele adotava princípios básicos como: A intensificação, que constituía na diminuição de tempo com o emprego imediato de equipamentos e a rápida colocação do produto no mercado. A economicidade, que visava diminuir o volume de estoque a matéria prima, para não haver desperdício; E o princípio da produtividade, que era a capacidade da produção, divisão de tarefas.
Ford também implantou a assistência técnica, sistema de franquias, uma inteligente politica de preços, a melhoria da situação dos seus trabalhadores, diminuiu a grande rota PAGF3ÜFd inteligente política de preços, a melhoria da situação dos seus trabalhadores, diminuiu a grande rotação de empregados, contratou os melhores e mais qualificados, criou um programa revolucionáno pra época que incluía na redução da jornada de rabalho e o aumento do salário mínimo, também repartia com seus empregados parte do controle acionário da empresa, o que acabava por manter o funcionário satisfeito e com isso, produtivo.
Nos dias atuais, diversas empresas utilizam desse benefício que é a participação dos funcionários na divisão nos lucros da empresa. Com isso, as idéias de Ford mudaram todo o pensamento daquela época, e trouxe ensinamentos para os dias atuais, tornando-se objeto de estudo. Faleceu aos 83 anos, devido um acidente vascular cerebral, desde então se tornou uma figura lendária, fez fortuna graças os constantes aperfeiçoamentos de seus métodos, processos e produtos.
Muito preocupado com a questão social, deixou a maior parte da sua fortuna para a Fundação Ford e o controle da Empresa na mão de familiares. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS CHIAVENATO, l. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. , São Paulo, Makron Books: 1993. FORD, Henry. Minha vida e minha obra. Rio de Janeiro, Companhia Editora Nacional: 1922. * Disponível em: http://www. brasilescola. com, acesso em 14/10/2011. * Disponível em: http://www. dec. ufcg. edu. br/biografias, acesso em 15/10/1.