Sensores

Categories: Trabalhos

0

Bibliografia: http://www. manutencaoesuprimentos. com. br/conteudo/2732 -sensores-de-umidade-do-ar-sao-importantes-nos- processos -industriais/ http://www. automatizesensores. com. br/indutivos. html h ttp://www. ufrgs. br/eng04030/aulas/teoria/cap_07/senscapa. htm http://www. balluff. com. br http://www. siemens. com. br * Sensores de Proximidade Fotoelétricos Os sensores fotoelétr- independente de sua para detectar objeto an4, S. wp view nent page em forma K20 em co Com as variantes esp em todos os objetos adeira ou plástico. ersoes especlals cor ou o leitor de arcas impressas, é possivel detectar também diferenças de cor ou de contraste. A versão com laser analógico permite medições exatas de distâncias e controles de posição. Os sensores de proximidade fotoelétricos são amplamente utilizados nas mais diversas áreas, como em linhas de empacotamento, paletizadoras, processamento de papel e plástico, industrias têxteis, detecção de marcas, cores e de objetos transparentes.

Algumas marcas ainda contam com dispositivos de fibras-ópticas, laser, saídas analógicas e supressão de fundo, apresentando uma rande variedade de formatos e distâncias de detecção, para atender as necessidades de sua aplicação. Medição da Altura Medição de Contraste Medição do Diâmetro * Sensores Capacitivos Um sensor ou transdutor capacitivo é um condensador que exibe uma variação do valor nominal da capacidade em função de uma grandeza não eléctrica.

Uma vez que um condensador consiste basicamente num conjunto de duas placas condutoras separadas por um dielétrico, as variações no valor nominal da capacidade podem ser provocadas por redução da área frente a frente e da eparação entre as placas, ou por variação da constante dielétrica do material.

Os sensores capacitivos permitem medir com grande precisão um grande número de grandezas físicas, tais como a posição, o deslocamento, a velocidade e a aceleração linear ou angular de um objeto; a humidade, a concentração de gases e o nível de líquidos ou sólidos; a força, o torque, a pressão e a temperatura; mas também detectar a proximidade de objetos, a presença de água e de pessoas, etc.

Hoje em dia existe uma grande variedade de aplicações que utilizam sensores capacitivos, de forma discreta ou integrada. Por exemplo, são bastante comuns os sensores capacitivos de pressão, (caso dos microfones), de aceleração, de fluxo de gases ou líquidos, de humidade, de compostos químicos como o monóxido de carbono, dióxido de carbono, azoto, de temperatura, de vácuo, de nivel de líquidos, de força, de deslocamento, etc. uns detectando as variações na espessura do dielétrico, outros na constante dielétrica. A detecção da variação da capacidade é geralmente efetuada através da medição da carga acumulada, por exemplo, através da aplica geralmente efetuada através da medição da carga acumulada, por xemplo, através da aplicação de uma tensão constante, ou então indiretamente através da variação da frequência de oscilação ou da forma de onda à saída de um circuito, do qual o sensor é parte integrante. Sensor de Umidade do Ar Um sensor de umidade do ar, também chamado higrômetro, informa regularmente as medidas de umidade relativa no ar. Os sensores de umidade do ar são dispositivos utilizados na indústria automobilística, que emprega esses tipos de sensores de umidade nos carros. Nos sistemas de climatização industrial, os mais variados modelos de sensor de umidade industrial têm apel fundamental no controle de umidade, que pode interferir na qualidade dos processos de produção.

O tipo mais comum de sensor de umidade usa o que é chamado de “medição capacitiva. ” Este sistema se baseia na capacitância elétrica, ou na capacidade de dois condutores elétricos próximos criarem um campo elétrico entre eles. O sensor é composto de duas placas de metal com uma película de polímero não-condutor entre elas. O filme capta a umidade do ar e esta umidade provoca alterações de tensão entre as duas placas.

As alterações na tensão são convertidas em leituras digitais mostrando a uantidade de umidade no ar. * Sensores Indutivos Os sensores indutivos são soluções ideais de baixo custo, para detecção de objetos metálicos, sendo extensamente aplicados em sistemas de automação, por suportarem ambientes agressivos, onde é requerido alto grau de proteção e ro 3 de automação, por suportarem ambientes agressivos, onde é requerido alto grau de proteção e robustez.

São utilizados em diversos segmentos da indústria, como automobilística, têxtil, papel e celulose, impressão, processamento de plástico, linhas de montagem e em industrias de processos. O principio e funcionamento por indução e a longa experiência e conhecimentos da Siemens transformaram os sensores indutivos de proximidade no que são hoje em dia, sensores absolutamente confiáveis com alta precisão e longa durabilidade, graças ao funcionamento livre de desgaste. bem como sua insensibilidade à temperatura, ruídos, luz e água.

Nossa gama de sensores indutivos é muito completa e atende os mais diversos requisitos. Veja alguns exemplos de aplicações com sensores Indutivos: Detecção de pinos em rodas para velocidade, direção e controle. Detecção de presença de latas e tampas. Sensores Ultrassônicos Os sensores de proximidade ultrassônicos podem ser usados como dispositivos de detecção sem contato em muitas areas da automação. Permitem detectar de forma precisa, flexível e confiável objetos de materiais, formas, cores e texturas diversos.

As possibilidades de aplicação são diversas como: • Detecção de nível e altura • Medida de separação • Medida de diâmetro em bobinas • Contagem de objetos Materiais transparentes, independentes de cor e presentes em ambient objetos Materiais transparentes, independentes de cor presentes em ambientes sujos ou com vapores, podendo até mesmo estar em estado líquido, podem ser detectados com total segurança O princípio de funcionamento dos sensores ultrassônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta frequência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som. Eles emitem pulsos ultrassônicos ciclicamente.

Quando um objeto reflete estes pulsos, o eco resultante é recebido e convertido em um sinal. A detecção do eco incidente depende de sua intensidade e esta a distância entre o objeto e o sensor ultrassônico. Os sensores ultrassônicos funcionam medindo o tempo de propagação do eco. Isto é, o intervalo de tempo medido entre o impulso sonoro emitido e o eco do mesmo. A construção do sensor faz com que o feixe ultrassônico seja emitido em forma de um cone. Modos de Operação * Sensores Magnéticos Sensores Magnéticos da atuam por meio de campos magnéticos e são especialmente utilizados para detecção de posicionamento de pistão em cilindros pneumáticos.

Usados para a detecção de posições sem contato ou desgaste e ruptura, por exemplo, na ndústria de alimentos em combinação com os dispositivos de limpeza que passam pelo interior das tubulações, podem acusar a presença de ímãs através de paredes de metal não-ferroso, aço inoxidável, alumínio, plástico ou madeira, desde que os campos magnéticos penetrem em todos os materiais nao-magnetizáveis S plástico ou madeira, desde que os campos magnéticos penetrem em todos os materiais não-magnetizaveis. Utilizáveis para instalação faceada ou não, encontram-se disponíveis em vários modelos para aplicações orientadas. * Sensores de Visão Artificial Sensores de visão artificial são unidades inteligentes desenvolvidas especificamente para a realização autônoma de funções como a detecção de cor. O sensor inclui um conjunto de elementos de emissão e detecção (chip CMOS, fotodiodos, diodos-laser, e LEDs de alto rendimento), que lhe permitem filtrar até 16 padrões de cor oferecendo ainda características como a focagem semiautomática e o controle automático de brancos, exposição e brilho.

O sensor está equipado com uma mira laser que projeta sobre o objeto a analisar uma linha de controle. A imagem capturada elo chip CMOS é então avaliada internamente e comparada com os perfis pré-armazenados, permitindo a seleção ou controle automático de qualidade das peças analisadas. A s[ntese de um sensor com um sistema de processamento As características únicas do sensor MV220 (Siemens) permitem- lhe armazenar padrões de cor para posterior comparação, ou procurar a existência de uma cor particular em um objeto. Exemplos de aplicação com o MV Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade 2 Engenharia Elétrica Instrumentação Sensores Aplicados a Processos Industriais Paulo Lopes Nunes Junior RA: 109941 5441 Taubaté

Renascentistas

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2. GALILEU GALILEI 5 2. 1 AVIDA DE GALILEU GALILE15 2. 2 GALILEU GALILEI A TEORIA

Read More

Cpc 10

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL GUAXUPÉ MARCIO FRANCHI JUNIOR GUSTAVO DE OLIVEI RENATO HUMBERTO GLAUBER MESSIAS LUCAS DE ARAÚJO I 05

Read More