Sistema de informação gerencial
EXERCÍCIOS 1 . Ler o texto do PLT (pág 03/04) e responder: A) Quais foram os desafios enfrentados pela Major League Baseball (MLB)? R: O aumento do preço do ingresso, o público nos estádlos caiu e com isso muitos torcedores preferem assistir os jogos de beisebol pela televisão, além disso o esporte concorre com outras formas de entretenimento, ex: jogos eletrônicos. B) Quais as soluções encontradas? R: A liga montou uma série de sites, um para cada equipe integrante, e um Site oferecem aos torced equipes, as partidas ingressos por compu lembrancinhas pela to view o.
Esses sites ação sobre as lidade de comprar e adquirir cursos para a construção de comunidades, tais como e-mail e mensageiros eletrônicos e novos produtos à venda, tais como conteúdo para celular e jogos virtuais que não estão disponíveis nos canais tradicionais. O uso da internet possibilita a MLB novas ferramentas para analisar sua clientela. C) Sistemas de informação são importantes demais para que apenas os especialistas em computação cuidem deles. Você concorda? por que?
R: Concordo, pois só um especialista possui conhecimentos suficientes para criação de programas de informática, elaboração de softwares, programas complexos, etc. , e tudo com total ualidade. D) Se você estivesse montando os sites para a Major League oferecer jogos on-line e formar comunidades on-line. Questões organizacionais como queda da receita dos canais de vendas tradicionais, queda na base de clientes, aumento dos custos e questões tecnológicas como utilizar ferramentas de rastreamento no site, utilizar software para analisar os clientes. . Questões de revisão: A) Enumere e descreva seis motivos pelas quais os sistemas de informação são tão importantes para as empresas hoje. R: 1- Novos produtos; as tecnologias são a principal ferramenta de que as empresas dispõem para criar novos produtos. – Serviços e modelos de negócio; um modelo de negocio descreve como a empresa produz, entrega e vende um produto ou serviço afim de obter lucro. – Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores; quando uma empresa conhece de verdade seus clientes, os atende bem, do jeito que eles querem ser atendidos, a reação deles é voltar a essas empresas e comprar mais. Isso aumenta as receitas e os lucros, o mesmo se aplica aos fornecedores, quanto mais os fornecedores de uma empresa estiverem envolvidos com ela, mais poderão fornecer insumos vitais. Isso reduzirá os custos. 4- Melhor tomada de decisões; muitos administradores rabalham às cegas, sem nunca poder contar com a informação certa na hora certa para tomar uma decisão abalizada.
O resultado é a produção insuficiente ou excessiva de bens e serviços, essas deficiências elevam o custo e geram perda de clientes. 5- Vantagem competitiva; se uma empresa atingir um ou mais dos objetivos organizacionais – excelência operacional, novos produtos, serviços e modelos de negócio, relacionamento mais estreito com consumidores e fornecedores e melhor tomada 12 modelos de negócio, relacionamento mais estreito com consumidores e fornecedores e melhor tomada de decisão, rovavelmente já terá conseguido certa vantagem competitiva.
E se fizer essas coisas melhor que os seus concorrentes, gastando menos para obter produtos superiores e respondendo a clientes e fornecedores em tempo real, aumentará as vendas e os lucros até um nível que os concorrentes não conseguirão igualar. 6- Sobrevivência; outro motivo para as empresas investirem em sistemas e tecnologias de informação é que eles se tornaram imprescindíveis à prática de negócios. Muitas vezes, essa imprescindibilidade foi determinada por mudanças no setor.
Uma série de regulamentações federais e estaduais obrigam s empresas e seus funcionários a manter determinados registros, inclusive registros digitais, cujo objetivo era aumentar a responsabilidade das empresas de capital aberto e de seus auditores, exige que tais empresas mantenha todos os registros e relatórios de auditoria – inclusive todos os e-mails, durante cinco anos. Muitas outras leis estaduais e federais relativas a saúde , serviços financeiros, educação e proteção à privacidade exigem que as empresas norte americanas retenham uma qualidade significativa de informações.
Para atender a tais exigências, elas investem em tecnologias e sistemas de informação. B) O que é exatamente um sistema de informação? Quais atividades ele executa? R: IJm sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio à tomad 19 tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
Além de dar apolo à tomada de decisões, ? coordenação e ao controle, esse sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar ssuntos complexos e criar novos produtos. Os sistemas de informação contêm informações sobre pessoas, locais e itens significativos para a organização ou para o ambiente que a cerca. Três atividades em um sistema de informação produzem as informações de que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços.
Essas atividades são a entrada, o processamento e a saída. A entrada captura ou coleta dados brutos de dentro da organlzaç¿o ou de seu ambiente externo. O processamento converte esses dados rutos em uma forma mais significativa. A saída transfere as informações processadas as pessoas que as utilizarão ou as atividades na quais elas serão empregadas. Os sistemas também requerem um feedback, que é a saída que retorna a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada.
C) Qual a diferença entre dados e informação? R: Informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos, e ao contrário, Dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem ido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. D) O que é capacitação em sistemas de informação? Em que ela difere da capacitação em computadores?
R: Para compreender totalmente os sistemas de informação, da capacitação em computadores? R: Para compreender totalmente os sistemas de informação, é preciso conhecer suas dimensões mais amplas: a organizacional, a humana e a tecnológica, bem como seu poder de fornecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial. Essa compreensão mais ampla é chama de sistemas de nformação, que abrange um entendimento das dimensões organizacional e humana dos sistemas, bem como de suas dimensões técnicas, de capacitação em sistemas de informação.
Essa capacitação inclui uma abordagem comportamental e técnica do estudo dos sistemas de informação. A capacitação em computadores, ao contrário, foca primordialmente o conhecmento da tecnologia de informação. E) Enumere e descreva as dimensões organizacionais, humana e tecnológica dos sistemas de informação. você precisa conhecer suas dimensões mais amplas: a organizacional, a humana e a tecnológica, bem como seu poder e fornecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial. – Organizações: Os sistemas de informação são parte integrante das organizações. E,embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade de uma via de mao dupla: a história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia está sendo e como deveria ser usada. A fim de entender como uma empresa específica usa sistemas de informação, você precisa saber algo sobre a estrutura, história e cultura da empresa. Pessoas: Uma empresa é tão boa quanto às pessoas que a formam. O mesmo se aplica aos sistemas de informação: eles são inút boa quanto às pessoas que a formam. O mesmo se aplica aos sistemas de informação: eles são inúteis sem pessoas gabaritadas para desenvolvê-los e mantê-los, e sem pessoas que saibam usar as informações de um sistema para atingir os objetivos organizacionais. 3 – Tecnologia: A tecnologia de informação é uma das muitas ferramentas que os gerentes utilizam para enfrentar as mudanças.
Hardware é o equipamento físico usado para atividades de entrada, processamento e sarda de um sistema de nformação. Consiste no seguinte: computadores de vários tipos e formatos; diversos dispositivos de entrada, saída e armazenagem; e o meio físico que interliga todos esses elementos. O software consiste em instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os componentes do hardware de um sistema de informação. Chamamos de tecnologia de armazenagem de dados os softwares que comandam a organização de dados em meios físicos de armazenagem.
A tecnologia de comunicação de redes, composta por dispositivos físicos e softwares, interliga os diversos equipamentos de omputação e transfere dados de uma localização física para outra. Equipamentos de computação e comunicação podem ser conectados em rede para compartllhar voz, dados, imagens, som e até vídeo. Uma rede liga dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos, tais como uma impressora. F) O que são a Internet e a World Wide Web? Como elas mudaram o papel dos sistemas de informação nas organizações?
R: Internet é uma rede de redes global que usa padrões universais para conectar milhões de redes com mais de 350 milhões de servidores em mais de 200 países ao redor do mundo. A internet criou uma plataforma de t PAGF 19 A internet criou uma plataforma de tecnologia universal sobre a qual constroem novos produtos, serviços, estratégias e modelos de negócio. World Wide Web é um serviço proporcionado pela internet que usa padrões universalmente aceitos para armazenar, recuperar, formatar e mostrar informações no formato de uma página de internet.
As páginas da web contêm texto, gráficos, animação, som e v[deo e estão linkadas a outras páginas. Elas mudaram o papel dos sistemas de informação nas organizações pois, essas tecnologias juntas e com as pessoas necessárias para adicioná- as e administrá-las representam recursos inovadores que podem ser compartilhados por toda a organização e constituem em Infra- estrutura e tecnologia da informação. G) Enumere e descreva cada um dos quatro passos para resolver problemas organizacionais.
R: 1- Identificação do problema: o primeiro passo é descobrir qual o tipo de problema. Ao contrário da crença popular, os problemas não são como uma bola de futebol no campo esperando ser chutada por algum solucionador de problemas. Para que eles sejam resolvidos, deve haver consenso sobre a existência de um problema, sobre qual é o problema, quais suas causas e o que ode ser feito sobre ele, dados os recursos limitados de que se dispõe. 2- Escolha: escolher a melhor solução é o passo seguinte do processo.
Alguns dos fatores a considerar ao tentar achar a melhor solução são o custo dessa solução, sua exeqüibilidade dados os recursos e conhecimentos existentes, e o tempo necessário para desenvolvê-la e implantá-la. 3- Implantação: a melhor solução é aquela que pode ser implantada. Para impl desenvolvê-la e implantá-la. implantada. Para implantar uma solução que envolva sistemas de informação, é preciso desenvolver essa solução e introduzi-la na rganização. Isso inclui adquirir e desenvolver software, a parte tecnológica da equação. – Resolução de problemas: um processo, nao um evento: muitas vezes se supõe que, tão logo um problema é resolvido, ele desaparece e pode ser esquecido. E é fácil cair na armadilha de encarar a resolução de problemas como um evento que determina em determinado ponto, como uma corrida de revezamento ou um jogo de basquete. No mundo real, isso quase nunca acontece. As vezes a solução escolhida não funciona, e novas soluções se fazem necessárias. H) Dê exemplos de problemas humanos, organizacionais e ecnológicos que podem ser encontrados nas empresas.
R: As três dimensões mais comuns dos problemas organizacionais: organizações, tecnologias e pessoas. Os processos organizacionais simples incluem processos deficientes ( em geral herdados do passado), cultura pouco colaborativa, conflitos internos e mudanças no entorno da organização. Entre os problemas tecnológicos mais comuns, estão hardware antigo ou insuficiente, software ultrapassado, administração de dados inadequada, capacidade de telecomunicações insuficiente ou incompatibilidade dos velhos sistemas com a nova tecnologia.
Já entre os problemas humanos típicos estão treinamentos de funcionários, dificuldades para avaliar o desempenho, exigências regulatórias e legais, ergonomia, administração indecisa ou deficiente, participação dos funcionários e apoio a eles. l) Qual o papel do senso crítico na resolu dos funcionários e apoio a eles. l) Qual o papel do senso crítico na resolução de problemas? R: Manter uma postura questionadora e adiar o julgamento, ter consciência das diferentes perspectivas, testar as alternativas e deixar que a experiência dite as regras e ter consciência dos limites organizacionais e humanos.
A simples obediência a uma rotina de tomada de decisões, ou a um modelo, não garante que se vá chegar à solução correta. A melhor proteção contra resultados incorretos é ter senso crítico ao longo do processo de resolução de problemas. J) Qual o papel dos sistemas de Informação na resolução de problemas organizacionais? R: Os sistemas de informação objetivam a resolução de problemas organizacionais internos, e a consequente preparação para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado.
As empresas precisam estar preparadas para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão nseridas, para tanto buscam no desenvolvimento de sistemas de informações suporte para a resolução desses problemas. A razão mais forte pelas quals as empresas constroem os sistemas, então, é para resolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente. K) Qual o papel dos sistemas de informação nas áreas de contabilidade, economia e finanças, marketing, administração e gestão operacional?
Como a carreira de sistemas de informação está sendo afetada pelas novas tecnologias e pela terceirização? R: Contabilidade: conhecimento das mudanças atuais e previstas a tecnologla da informação ( incluindo hardware, software e telecomunicações) a ser usada por empresas limitadas e de capital aberto, órgãos públicos e consultore capital aberto, órgãos públicos e consultores financeiros em suas funções de auditoria.
Conhecimento de como usar o sistemas para emitlr relatórios financeiros corporativos em escala global e nacional. Como muitas transações hoje ocorrem pela internet, os contadores precisam conhecer os sistemas de relatórios e transações on-line e como eles são usados para as funções contábeis em um ambiente de negócios móvel, sem fio e on-line. Economia e finanças: conhecimento das prováveis mudanças que ocorrerão na tecnologia da informação, a ser usada por administradores, financeiros e empresas de serviços financeiros.
Isso inclui compreender as aplicações financeiras e questão de design, para garantir que as empresas sejam capazes de administrar seus investimentos, fluxo de caixa e riscos; novos tipos de aplicações sem fio e móveis para administrar relatórios financeiros; e desenvolvimento de sistemas on-line para transações financeiras. À medida que surgem novos sistemas de comércio, empresas de serviços financeiros e administradores inanceiros precisam entender como eles funcionam e como afetarão seus negócios.
Domínio do novo papel desempenhado pelos sistemas de relatórios financeiros corporativos na emissão de relatorios em escala global e nacional. Marketing: capacidade de entender novas plataformas de software e hardware e como elas afetam as atividades de marketing tradicionais, tais como desenvolvimento de marcas, promoção e vendas. Isso inclui o domínio da internet e dos sistemas de bancos de dados de marketing, além das questões de design, para que as empresas possam promover seus produto, gerar relatórios