Sistemas operacionais

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS Centro de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Curso de Sistema de Informação SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução Este artigo descreve as principais características do sistema operacional Microso “Sistema Operacional Windows, bem como lançamento de inum os motivos para o gr OF9 view nent page conceituação de cipais aspectos do o, através do a, procura-se explicar ingido pela família Windows desde o seu lançamento. Por fim, é feita uma comparação do Microsoft Windows com o seu grande concorrente, o Linux.

Desenvolvimento 1. Conceitos Essenciais Segundo Guedes (26/04/2007), sistemas operacionais é um programa (software) ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. É comum utilizar-se as abreviaturas SO (em português) ou OS (do inglês “Operating System”). Existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional: -lal Studia aplicações (processos) podem ser executados, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.

Se não existissem os sistemas operacionais, todo programa desenvolvido deveria saber como se comunicar com os dispositivos do computador que precisasse utilizar, afirma Guedes (26/04/2007). 2. A Microsoft Windows 2. 1 Conceitos Conforme conceitua Cardoso (24/12/2007), Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft desde 1983, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. O MS-Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões, embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas, ele é o sistema operacional mais usado do mundo.

Apesar de o sistema ser conhecido pelas suas falhas cr[ticas na segurança, o impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. É um sistema operacional que possui um ambiente multitarefa e interface gráfica com o usuário, conclui Cardoso (24/12/2007). 2. Características Dourado (09/04/2008), enumerando as principais características do sistema operacional Windows, afirma que para entendê-lo é preciso saber que este foi desenvolvido pela Microsoft tendo como característica técnicas a principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias ersões do Windows é um versões do Windows é uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, linguagens de programação com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana, com facilidades para o uso em baixo nível (linguagem da programação mais próxima ao código de máquina, menos abstrata), vários tipos de programação e de uso geral. 2. Histórico É importante destacar que o Windows nem sempre foi um sistema operacional. Conforme aduz Brandão (07/04/2008), o Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para o istema operacional MS-DOS, a fim de torná-lo mais amigável, permitindo rodar programas em modo gráfico e consecutivamente a utilização de mouse. Com o lançamento do Windows 2000, que marcou o começo da era NT (Nova Tecnologia) para usuários comuns, o Windows deixa de ser apenas um software e passa a ocupar posição de sistema operacional. 2. 4 Razões do Sucesso São diversos os motivos que levaram o Windows a se tornar o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo.

Pereira (27/11/2009) aponta como alguns destes motivos: a interface amigável, o alto número de programas compatíveis, a facilidade m se aprender usá-lo, além de ser um sistema operacional aberto a todo tipo de programa. Além disso, é um sistema facilmente copiado e pirateado, contribuindo para a sua difusão. Também no ambiente empresarial o Windows é o mais utilizado. Conforme demonstra Cortial (01/11/2009), o princi al motivo das empresas utilizarem o MS-Windows é sua a 3 Conforme demonstra Cortial (01/1112009), o principal motivo das empresas utilizarem o MS-Windows é sua ampla difusão. Qualquer funcionário com mínimos conhecimentos de informática sabe ao menos as operações básicas do Windows. Além disso, o mercado de aplicações voltadas para ele é maior.

Investir em treinamento para os outros sistemas operacionais ou procurar soluções específicas para eles pode se tornar uma tarefa dificil muitas vezes. Segundo Machado (10/09/2009), tais versões têm centenas de novas funções, como uma nova interface gráfica do usuário, funções de busca aprimoradas, novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker e completamente replanejadas redes de comunicação, áudio, impressão e subsistemas de exibição. Esses são os grandes motivos que fazem com que a família Microsoft Windows venha perpetuando sobre os demais sistemas operacionais, tornando-o líder na preferência de seus usuários. 3.

MS-Windows vs. Linux Segundo destaca Espinheira (14/09/2009), as principais vantagens do Linux com relação ao Windows são: baixo custo, pois o Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc. segurança: Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do “usuário root”, que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário. DF9 será Instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário. como afirma prios (01105/2008), a utilizaçao do sistema operacional Linux vem crescendo e se tornando uma realidade cada vez mais próxima das organizações. Algumas das vantagens na utilização do Linux são: Possui controle de informações no sistema com segurança; total customização com as necessidades da empresa; menor exposição a vírus e spywares, maior eficiência o uso; rapidez na solução de problemas ou bugs de sistema. Por outro lado, as ferramentas disponíveis no concorrente direto do Linux, o Windows, ainda são consideravelmente mais eficazes.

O Windows tem ainda a vantagem da maior familiarização dos usuários, atualmente, e de ter mais compatibilidade com a maior parte dos softwares desenvolvidos atualmente. 3. 1 Diferenças Segundo Seone (06/11/2006), a diferença mais conhecida entre os dois sistemas operacionais é que o Linux é gratuito enquanto o Windows é pago. Seguem abaixo outras diferenças: O Linux é um sistema aberto, pode-se conhecer todo código fonte e, se tiver capacidade, editá-lo. O Windows é fechado. Só poucos funcionários da Microsoft têm acesso a todo o código fonte. A maioria dos softwares roda no Windows, enquanto no Linux ainda são poucos que tem compatibilidade. O Windows é bem mais disseminado. Enquanto que o Linux ainda está em fase de “aceitação pelos usuários”, mas ainda é bem distante do Windows. ‘ Embora haja controvérsias, o Windows é mais simples de instalar e operar. O Linux exige mais conhecimento. S controvérsias, o Windows é mais simples de instalar e operar. O Linux exige mais conhecimento. O presente é o Windows e por muito tempo vai perpetuar seu sistema, o futuro talvez seja o Linux. Enfim o Windows desde a sua criação até hoje é o mais usado, pelo fato que desde o início esteve sempre investindo em marketing, propaganda e novas tecnologias. Sempre apostando em novas versões buscando a máxima eficiência em seus projetos, focando de uma maneira especial nas partes gráficas de seus sistemas, enquanto a maior parte dos outros sistemas operacionais não se preocupava com essa qualidade.

E como mostra Pereira (27/1 1/2008), o administrador deve decidir entre os dois programas de acordo com as suas ecessidades. Se for um computador caseiro, para uso familiar, para atividades simples como navegar na internet e usar programas de edição de texto, o Windows é melhor pela facilidade e grande quantidade de programas disponveis. Já o Linux tem a vantagem de ter um baixo custo e oferece mais segurança, porém, o Linux tem seus problemas como a incompatibilidade com equipamentos e a nao utilização de certos formatos proprietários (wav, avi etc.. ), tal situação que a Microsoft Windows não tem tantos problemas, resume Pereira (27/11/2008). Conclusão O Windows está hoje, ainda, inegavelmente na dianteira ecnológica dos sistemas operacionais.

Tem um ambiente com mais recursos, com maior compatibilidade e confiabilidade, sendo normalmente a opção da maior parte das empresas. Não se pode negar que este sistema operacional teve um sucesso sem precedentes empresas. Não se pode negar que este sistema operacional teve um sucesso sem precedentes na história da tecnologia da informação. Foi o sistema da Microsoft que de fato tornou a microinformática popular, permitindo o acesso de milhões de pessoas aos computadores pessoais. A genialidade dos seus criadores, Bill Gates e Paul Allen ao perceberem a importância de acilitar o trabalho do usuário final, foi recompensada com a liderança de mercado e a perpetuação do sistema.

Apesar do surgimento de novos concorrentes e do conceito de software livre, é possível afirmar que o MS-Windows deve perdurar por muito tempo como a alternativa primária em termos de sistema operacional, em nível global. Até o momento, deve-se ressaltar, ainda nao surgiu nenhum concorrente, nem mesmo o Linux com toda a sua flexibilidade, é capaz de superar este produto, que se tornou sinônimo de sistema operacional em todo mundo. Referências Bibliográficas Braga, M. (27/05/2007) Quais as vantagens e desvantagens dos istemas operacionais gráficos? , Sistemas Operacionais. Brandão, D. (07/04/2008) O Windows sempre foi um sistema operacional? , Sistemas Operacionais. Cardoso, A. (24/12/2007) O que é Windows? Sistemas Operacionais. Fotes: http://www. colegiouberaba. com. br/apostilas 1 %20Win dows. doc. Cortial, S. (OI 11 112009) Qual o melhor sistema Windows? Windows XP ou Windows Vista? , Sistemas Operacionais. Dourado, A. (09/04/2008) aracterísticas do sistema sistema operacional Windows? , Sistemas Operacionais. Dourado, A. (09/04/2008) Quando o Windows se tornou um sistema operacional? , Sistemas Operacionais. Fonte: ttp://pt. wkipedia. org/wki/Microsoft_Windows Espinheira, G. (14/09/2009) Quais as vantagens do Linux sobre o Windows? , Sistemas Operacionais. Gonçalves, S. (09/05/2008) O Linux é um sistema aberto? , sistemas Operacionais. uma, P. 10/04/2008) Qual o Windows mais pesado que existe? , sistemas Operacionais. Fonte: http://pt. wikipedia. org/wiki/Windows_Vista. Machado, G. (10/09/2009) Qual será o sistema operacional utilizado no futuro? , Windows ou Linux? , Sistemas Operacionais. Machado, G. (10/09/2009) Cite uma vantagem do Windows Vista. , Pereira, V. (27/1 112009) Como o administrador saberá decidir qual melhor sistema operacional: se o Windows ou Linux? , Sistemas operacionais. Pereira, V. (27/1 112009) O que faz do Windows o sistema operacional mais utilizado no mundo? , Sistemas Operacionais. prios, R. (OI 105/2008) Quais as vantagens do uso do Linux numa organização? , sistemas operacionais. Seoane, P. 06/11/2006) Qual a diferença entre o sistema operacional Windows e o Linux? , Sistemas Operacionais. Apêndice 8 um maior numero de programas compatiVeis com o Sistema. JUSTIFICATIVAS: O Windows se tornou clássico e por isso muitas pessoas aderiram a esse Sistema Operacional, embora utras empresas vem crescendo muito, como o Linux, principal concorrente do Windows Ambos sempre estão com novas versões, cada qual se destaca com uma característica, o Windows pela sua popularidade, o Linux, pela segurança que oferece ao usuário. Mas é claro que nao tem como comparar, perante a Microsoft, o principal sistema operacional, mas utilizado no mundo.

A preferência pelo Sistema Operacional Windows deve ser debatida, pois existem outros sistemas operacionais que podem oferecer uma facilidade maior de Interação entre usuário e máquinas, alguns são gratuitos, que é o caso do Linux que cresce ia-a-dia nesse ramo de mercado, além disso, possui seu código fonte aberto para que usuários mais capacitados possam aperfeiçoa-lo. OBJETIVOS Objetivo Geral: Conhecer os porquês da preferência pelo sistema operacional Windows, que é pago, em detrimentos de outros softwares livremente distribuídos. Objetivo Especifico: Identificar as questões que levam os usuários a escolha do sistema Windows. Analisar as vantagens da Windows sobre os demais. Trabalho apresentado ao Curso de Sistema de Informação da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS como exigência parcial para obtenção de n ina de Metodologia g

Necrose

0

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública VOLUME 32 NÚMERO 4 JUNHO 1998 p. 299-316 Revista de Saúde Pública

Read More

Estados unidos y la democracia

0

“In the United States the majority undertakes to supply a multitude of ready-made opinions for the use of individuals, who

Read More