Sistemas operacionais

Categories: Trabalhos

0

1. O que é concorrência e como este conceito esta presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis? Concorrência é a possibilidade de se executar diversas instruções ao mesmo tempo. Nos sistemas multiprogramáveis este raciocinio é o fundamento básico da multiprogramaçào. Vários programas residem na memória concorrendo pela utilização do processador, com isso o processador permanece menos tempo ocioso e a memória utilizada de forma eficiente. 2. Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?

Devido a concorrência dos programas pela utilização dos recursos do computador ocorrem as interrupções para que todos ordenadamente seja 3. Explique o mecani OF3 A interrupção ocorre ar:. , „ S. wp nent page ao processador uma interrompe a execuç entao retornar a execução anterior. as interrupções? sitivos solicita o processador va solicitação para 4. O que são eventos sincronos e assincronos? Como estes eventos estao relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?

Eventos síncronos são os eventos previsiveis, resultados os programas em execução e por definição ocorrem sequencialmente (um de cada vez). Os assíncro SV’ipe to klew next page assíncronos são eventos não relacionados ao programa que esta sendo executado, são eventos imprevisiveis para o processador, e a ocorrencia de muitos eventos assíncronos acarretam muitas interrupçoes durante o processamento. 5. Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de 6. Qual a vantagem de EIS controlada por interrupção comparada com a técnica de spooling? . O que é DMA e qual a vantagem desta técnica? ? uma técnica que permite a transferencia de dados entre dispositivos EIS e memória sem a intervenção do processador, exceto no inicio e no final da transferencia- Este recurso evita a sobrecarga do processador que de outra forma teria que copiar todos os dados da fonte para o destino. A transferencia é realizada pelos controladores de DMA tipicamente chipsets presentes na placa mae. 8. Como a técnica de buffering permite aumentar a concorrência em um sistema computacional?

Como o buffer armazena diversos registros, nele podera conter ados lidos e não processados e também dados processador mas não gravados. Assim o desta forma o buffer poderá ficar lotado de dados a serem manipulados pelo processador desta forma o processador sera melhor utilizado e seu tempo de ociosidade sera reduzido. 9. Explique o mecanismo de spooling de impressão? O mecanismo de spooling foi criado para também evitar a ociosidade do de impressão? ociosidade do processador.

A técnica é semelhante a do buffer, porém no spooling utiliza uma parte do disco como um grande uffer. Atualmente os sistemas operacionais utilizam o spool para gerenciamento de impressão onde o programa fica desvinculado do dispositivo de impressão impedindo que a aplicação utilize a impressora exclusivamente deixando-a disponível para outras solicitações. IO. Em um sistema multiprogramável, seus usuários utilizam o mesmo editor de textos (200 Kb), compilador (300 Kb), software de correio eletronico (200 Kb) e uma aplicação corporativa (500 Kb).

Caso o sistema não implemente reentrancia, qual o espaço e memoria ocupado pelos programas quando 10 usuários estiverem utilizando todas as aplicações simultaneamente? Qual o espaço liberado quando o sistema implementa reentrancia em todas as aplicações? Tendo o sistema de reentrância a capacidade de compartilhar o código executável entre os diversos usuários que estejam acessando a aplicação, caso não seja aplicado sera necessário em Kb usuários, resultando em 12000 Kb de memória utilizados. Caso for implementada reentrância o espaço liberado seria de 1 2000-1200 resultando em 10800Kb. 3

Morfemas

0

Tipos de Morfemas -Radical -Afixos -Vogal Temática Introdução: ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka. noETopVITe nonblTKY.

Read More

O saber e o querer fazer

0

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇAO TECNOLOGICA PAULA SOUZA PAULO ROBERTO NUNES FORTALEZA O SABER E O QUERER FAZER: A FORMAÇAO DE

Read More