T i aplicado a logistica

Categories: Trabalhos

0

A importância da TI nos Processos Logísticos Tecnologia da Informação Introdução A Logística vem apresentando uma evolução crescente e hoje é um elemento-chave na estratégia competitiva das empresas. Até pouco tempo, a Logística era compreendida somente como transporte e armazenagem.

Atualmente as empresas já compreendem na Logística uma wipe view next page potente ferramenta bons resultados ope OFS4 A Logística vem send – traduzida com qualid que são enviadas de de seus processos e s e pode ser ue as informações sejam a real tradução do empenho e profissionalismo dos que trabalham specificamente para atender as necessidades do cliente.

Por esse motivo, podemos afirmar que a competência na transmissão de comunicações assume importante papel na cadeia Logística, pois proporciona oportunidades de melhorias no que diz respeito à redução de custos e a satisfação do cliente, visando melhores condições de aperfeiçoamento dos serviços. A informação possui papel crucial para a eficácia do desempenho da Logistica porque é o alicerce sólido para que os gestores estruturem seus planejamentos e decisões.

A Tecnologia da Informação consiste em ferramentas utilizadas para obter acesso ?s informações e para analisá-las, de maneira que se possa tomar as melhores decisões para os processos logísticos. A comunicação na Logística quando unda a tecnologia de informações, torna-se mais eficiente e efetiva para as empresas -lal Studia objetivo mostrar a importância da Comunicação, da Informação e da Tecnologia da Informação para a Logística Integrada, que permitem aos gestores e operadores a obtenção de melhores resultados nos processos logísticos.

A Tecnologia da Informação é um termo comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao rmazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo de como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. A sigla TI, Tecnologia da Informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. ? a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas. A aplicação, obtenção, processamento, armazenamento e transmissão de dados também são objetos de estudo na TI. O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma atividade de importância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design e produção de bens.

O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação) introduzindo novas formas de organização e acesso os dados a obras armazenadas; reduziu custos, acelerou a produção e possibilitou a formação instantânea de redes de âmbito mundial. Além disso, tal desenvolvimento facil 2 4 possibilitou a formação Instantânea de redes de âmbito mundial.

Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede undiais de computadores, como a internet).

A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade das empresas e ao seu direito à informação, pois os cidadãos, geralmente, não têm acesso à grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas. A Tecnologia da Informação (TI) vem contribuindo para que a Logística torne-se mais eficiente e efetiva na geração de valor para a empresa, destacando-se como um diferencial no mercado atual.

Podemos dizer de uma forma resumida, que TI é a plicação de diferentes ramos da tecnologia no processamento de informações, ou ainda que TI seja o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. A evolução da Tecnologia de Informação nesses últimos 20 anos possibilitou ampla modificação do modus operante de diversas organizações, trazendo impactos positivos sobre o planejamento, a execução e o controle logístico.

Com isso, criou-se um ambiente favorável para inovações na área de logística, motivadas principalmente pelo grande aumento na complexidade das operações. Por isso, a TI torna-se um recurso inevitável para uma mpresa moderna. Este avanço da TI nos últimos anos permite às empresas executar operações que antes eram inim 54 Este avanço da TI nos últimos anos permite às empresas executar operações que antes eram inimagináveis, visando, sobretudo, obter reduções de custo elou gerar vantagem competitiva. A Dell Computer investiu na venda direta e customizada de computadores pela Internet.

O resultado foi um faturamento de US$ 12,3 bilhões em 1998, crescendo em apenas um ano. Além disso, ela obteve um lucro de quase US$ 1 bilhão, sendo considerada como a de melhor desempenho no setor de Tecnologia de Informação pela revista Business Week em 1998. O Wal-Mart, maior varejista do mundo, possui 5. 000 fornecedores em todo o mundo e 3. 000 lojas localizadas nos Estados Unidos, controla e gerencia suas atividades baseando-se fortemente em A Souza Cruz conta com uma frota de 900 veículos para atender cerca de 200 mil clientes em todo o Brasil.

Uma das ferramentas que utiliza para superar este desafio logístico é um Roteirizador, software que tem como finalidade auxiliar na obtenção da melhor rota para cada entrega. Com isso, seus veículos atingem uma eficiência de e fazem em média 43 entregas por dia. Todos estes exemplos denotam como a TI, tanto por meio de sistemas, quanto pelo avanço dos hardwares, são fundamentais para o desenvolvimento da logística.

A Importância da TI no Fluxo de Informações nos Processos Logísticos A cada dia que passa, o fluxo de informações se torna fator de grande preocupação e importância nos processos que envolvem as operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas Antigamente, o fluxo de informações baseava-se princ 54 mais comuns de informações logísticas.

Antigamente, o fluxo de informações baseava se principalmente em papel, resultando em uma transferência de informações lenta, pouco confiável e propensa a erros. O fluxo de informação documentado em papel aumenta o custo e diminui a velocidade operacional reduzindo a satisfação do cliente pela dificuldade em disponibilizar uma informação quando solicitada, proporcionando perda no mercado em que atua. O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitem aos executivos poder contar com meios para coletar, armazenar, ransferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez.

Na figura 1 observamos os diversos processos de negócios e organizações, desde o cliente final até os fornecedores originais, que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente. Hoje obtém maior sucesso em seus negócios as empresas que possuem credibilidade. por exemplo, você contrataria algum tipo de serviço de empresas que trabalham com o ditado “Devagar se vai ao longe” ou “A pressa é inimiga da perfeição”? É claro que não!

O fator agilidade é de grande importância, principalmente uando o assunto é Logística. Conforme figura 2, foi preciso percorrer um caminho para que obtivéssemos um processo mais organizado e preciso quanto à confiabilidade das informações nos processos logísticos. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logísticos através da sua melhor coordenação. Além disso, permite o aperfeiçoamento do serviço baseando-se principalmente na melhoria da oferta de informações aos clientes.

Tradicionalmente, a log[stica concentrou-s s 4 principalmente na melhoria da oferta de informações aos lientes. Tradicionalmente, a logística concentrou-se no fluxo eficiente de bens ao longo do canal de distribuição. O fluxo de informações multas vezes foi deixado de lado, pois não era visto como algo importante para os clientes. Além disso, a velocidade de troca/ transferência de informações limitava-se à velocidade do papel.

Atualmente, três razões justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes: * Os clientes percebem que informações sobre status do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e aturas são elementos necessários do serviço total ao cliente; * Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento, os executivos percebem que a informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos.

Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informações mais recentes, pode reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda; * A informação aumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica. m exemplo de posicionamento estratégico baseado em tecnologia de informação é o caso de empresas de entrega expressa.

A Fedex foi a primeira a oferecer serviço de entrega para o dia seguinte em 1973 nos Estados Unidos. No final dos anos 80, com elevados investimentos em TI, ela passou a ter o controle de todo o ciclo do pedido do cliente. Com isso podia manter total rastreabilidade do pedido. Atualmente seu sistema processa 63 milhões de transações por dia, o que equivale a três (3) milhões d 6 54 63 milhões de transações por dia, o que equivale a três (3) milhões de pacotes entregues.

A OPS, maior empresa americana deste segmento, investiu US$ bilhão entre os anos de 1986 e 1991 para atingir o mesmo patamar de sua concorrente com relação aos serviços prestados. Outro exemplo de como a informação tem grande importância na logística é a interação entre fabricantes e varejistas no gerenciamento da cadeia de suprimentos, promovida no Brasil pelo Movimento ECR Brasil.

Com tal prática, algumas redes varejistas começam a disponibilizar informações do ponto de venda para seus fornecedores de modo que estes sejam responsáveis pelo ressuprimento automático dos produtos. Isto reduz consideravelmente o custo com estoque dos varejistas e possibilita aos fabricantes ter melhor previsibilidade da demanda, propiciando uma utilização de recursos mais racionalizada. Para implementação da TI devemos considerar alguns fatores de grande importância.

Dentre eles destacamos: * Conhecimento do processo para escolha do sistema adequado ao negócio da empresa; * Redução dos Custos Operacionais; * Acuracidade da Operação; * Segurança Operacional; * Administração de Retornos do Estoque em Vazio; * Velocidade Operacional; * Garantia da Imagem da Empresa; Acuracidade de Localização; * Intensidade de Fluxo; * Administração de Horas Extras; * Áreas de Estocagem; * Administração de Fluxos de Retorno em Vazio; * Movimentação Livre de Perdas; * Informações em Tempo Real; * Qualificação de pessoal; * Acuracidade de Estoque- * Movimentação Livre d Livre de Perdas; * Investimentos em TI. O custo decrescente da tecnologia da informação, associado ? sua maior facilidade de uso, permite aos gestores de logistica utilizar essa tecnologia, com o objetivo de transferir e gerenciar informações eletronicamente, com maior eficiência, qualidade e rapidez. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam oportunidades de redução de custos logísticos por meio de melhor coordenação, além do aperfeiçoamento dos serviços que podem ser consubstanciados na melhor oferta de informações a clientes.

Importante ressaltar que, para se fazer uso adequado da Tecnologia da Informação na Logística, é importante que se tenha o conhecimento dos processos logísticos, sabendo quais são as melhores práticas a serem utilizadas para cada momento de seu processo. Na grande maioria das vezes, ainda, muitas empresas mal conhecem o onceito de Logística e menos ainda as ferramentas que podem dar a sustentação para o bom desempenho de suas atividades. É importante ressaltar que as informações devem ser úteis, por este motivo, devem possuir as seguintes características: * As informações devem ser precisas: sem informações que ofereçam o verdadeiro quadro do estado dos processos log[sticos, fica difícil tomar decisões certas.

Isso significa que todas as informações devem estar totalmente corretas, e que os dados disponíveis devem possibilitar a criação de uma imagem da realidade que esteja no mínimo voltada à precisão; Informações acessíveis em tempo real: muitas vezes existem informações precisas, mas no momento em que se tornam acesslVeis já estão defasadas ou, quando são atualizadas, não se encontram acessíveis. Para tomar boas decisões, 8 4 estão defasadas ou, quando são atualizadas, não se encontram acesslVeis. para tomar boas decisões, o gerente precisa de informações atualizadas, de fácil acessibilidade; * Informações úteis: os responsáveis pelas decisões precisam de informações que possam utilizar. Muitas vezes as empresas possuem enormes quantidades de dados que não colaboram ara a tomada de decisões. As empresas devem analisar quais informações devem ser registradas para que fontes valiosas não sejam desperdiçadas com dados que não agreguem valor e para que os dados realmente importantes não passem despercebidos.

A informação torna-se mais importante quando é utilizada para criar um escopo amplo como todos os estágios e áreas de uma cadeia de suprimentos. Isso permite que as decisões sejam tomadas de maneira a maximizar a lucratividade total da cadeia de suprimentos. De acordo com Chopra e Meindl (2003). A tecnologia da informação está evoluindo em ritmo acelerado, m velocidade e capacidade de armazenamento das informações, gerando simultaneamente reduções significantes de custos e espaço. À medida que a tecnologia da informação prossegue sua trajetória de continua evolução, vão surgindo várias inovações que influenciam as operações logísticas e as aprimoram cada vez mais.

A Tecnologia da Informação bem estruturada trará benefícios para os processos Logísticos, como: * Redução do valor de estoque; * Redução na falta de material; * Melhoria no nível de serviço; * Melhoria no atendimento aos clientes; * Aumento da eficiência operacional; Níveis de estoque mais focados com a realidade da demanda; * Redução no tempo de inventário; * Rastreabilidade de frotas e rodutos; * Planeiamen Redução no tempo de inventário; * Rastreabilidade de frotas e produtos; * Planejamento de rotas, cargas e modais; * Cumprimento dos prazos de entrega, por se obter maior velocidade. Além destes, podemos obter outros; isto dependerá do ramo de atividade em que a empresa atua.

Cada uma deve analisar a sua Cadeia de Suprimentos para implementar as melhores práticas. Sistemas de Informação Tecnologia da Informação refere-se aos diversos componentes omo hardware, software, banco de dados, e outros que organizados formam sistemas de informação que é um conjunto de TI organizados com um propósito específico. No decorrer, a necessidade de obter as Informações de forma mais rápida e precisa propiciou grandes avanços quanto à revolução tecnológica, conforme demonstrado na figura 3. Os Sistemas de Informação que automatizam as áreas funcionais de uma empresa (vendas, marketing, produção, finanças, contabilidade e recursos humanos), são cada vez mais procurados. ? importante ressaltar que devemos ter multo cuidado na hora da aquisição. Estes sistemas são os rimeiros a serem implantados na maioria das empresas. Os principais sistemas de informações gerenciais dão suporte aos processos globais da empresa, abrangendo todas as unidades organizacionais e conectando a empresa a seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informações logísticos funcionam como elos que ligam as atividades logísticas em um processo integrado, combinando hardware e software para medir, controlar e gerenciar as operações logísticas. Estas operações tanto ocorrem dentro de uma empresa es ecífica bem como ao longo de toda cadeia de suprimentos. E u práticas são utilizados 0 DF

A nova economia

0

índice Introdução 2 O que é a Nova Economia? 3 I – A Nova Economia: Informacionalismo, Globalização e Redes I

Read More

Educação a distância e métodos de autoaprendizagem

0

1 . Concordo plenamente com o autor, pois além dos materiais de estudo e das tecnologias, é necessária a interação

Read More