Tcc sem stress

Categories: Trabalhos

0

TCC sem Stress – 10 Dicas – Texto completo — Forwarded message – —-From: Givanildo Silva Date: 2008/6/8 Subject: [Administrando o Futuro] TCC sem Stress To: prof. giva@gmail. com O objetivo deste post é repassar algumas pequenas dicas referente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Leciono como professor universitário na Unidaw desde 01/04/2003, participei de mais de 90 apresentações em banca e orientei mais de 30 acadêmicos nesta etapa da graduação que pode ser complicada. É claro que as dicas abaixo são apenas uma pincelada, não suprimem todas as dúvidas e muitas dicas podem arecer óbvias.

O propósito é ser claro e objetivo num campo onde todos tem dificuldades, inclusive nós, professores. Este post pode tornar-se I grupos: Antes, Duran desta leitura, você de ss. _ Swipe nentp deixe suas sugestões ANTES de começar o tá-lo em 3 grandes ostaria que, ao final respeito, se preferir equenas dicas. ema do seu TCC? Dica 1: Faça o TCC na empresa onde você trabalha atualmente. Com isto, você tem a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos na universidade e, ainda por cima, ficar bem seus superiores na empresa.

Muitas empresas valorizam uito o desenvolvimento de TCCs, pois, sabem que é uma ótima oportunidade de melhorias . Posso testemunhar que ocorreram diversas promoções e novas áreas de negó Swipe to page negócios intraorganizacionais decorrentes de ótimos TCCs. Dica 2: Faça uma lista dos principais problemas da empresa. A conta é simples: O maior problema = melhor TCC. Cada problema é uma oportunidade de melhoria contínua. Comece a lista com o que você observa como sendo os problemas, pergunte ao seu superior e, agende uma reunião com o proprietário da empresa para conversar sobre seu Tema. ? uma oportunidade mperdível, você tem a chance de mostrar que é pró-ativo e que quer usar seu conhecimento a favor da empresa. Dica 3: Tabela GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) Utilizada para identificar as prioridades a serem resolvidas. Após listar-se os problemas encontrados ou atividades a serem realizadas, faz-se a análise e a pontuação de 1 a 5 para cada perspectiva: Gravidade – são as conseqüências se nada for feito Urgência – prazo para tomada de decisão Tendência – proporção do problema futuro A pontuação deve ser multiplicada e o resultado é a classificação das prioridades.

Dica 4: Procure orientação de um professor ou coordenador Se nenhuma das 3 dicas anteriores resolver, escolha uma determinada área que você tem mais facilidade, na qual você gostaria de estar atuando e, procure um professor ou o coordenador para conversar sobre as possibilidades existentes. É sempre importante elaborar o TCC em uma área que você tem mais afinidade, você se sentirá mais entusiasmado nas horas difíceis. DURANTE a Elaboração do TCC: Vai dar tempo? Como fundamentar? E, as citações? Dica 5: Calcule o tempo necessário Um TCC: Vai dar tempo?

Como fundamentar? E, as citações? Dica 5: Calcule o tempo necessário Um bom TCC precisa de 6 a 10 horas de dedicação por semana. Vamos fazer um cálculo: 1 semana tem 7 dias X 24 horas, portanto, 1 semana tem 168 horas totais seu TCC precisa de 10 horas por semana 10 horas TCC dividido por 168 horas totais = 6% do seu tempo Isso mesmo!!! Você precisa dedicar-se apenas 6% do seu tempo total por semana!!! Mas como fazer isso acontecer? Dica 6: Agenda semanal Análise todas as atividades que você tem durante a sua semana.

Dia-a-dia, hora-a-hora. Você deverá procurar por janelas de tempo disponível. Se após esta análise do eu tempo, você descobrir que ainda não tem tempo disponvel, você deve fazer a eliminação de algumas atividades. Ou seja, se você realmente precisa e quer fazer um ótimo TCC, você deverá priorizar o TCC e abandonar outras atividades que não são importantes elou urgentes. Nossa vida está muito corrida, então, para cada coisa que queremos fazer, devemos ‘deletar’ outros 3 itens que fazemos atualmente.

Por exemplo: para fazer o TCC, não posso mais assistir televisão, perder tempo com e-mails desnecessários, ficar grudado no Msn ou Orkut… Cada janela de tempo para estudo de TCC deve ter de 2 a 3 horas. Trabalhando menos de 2 horas, você não consegue fazer nada. Se você trabalhar mais de 3 horas, o seu rendimento decai muito devido ao cansaço mental. Dica 7: Disciplina Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra “discípulo”, que significa 3 Disciplina Disciplina é uma pa avra que tem a mesma etimologia da palavra “discípulo”, que significa “aquele que segue”.

No TCC, disciplina é ser discípulo de você mesmo, ou seja, você fez a sua agenda semanal com as janelas de tempo para estudo e, agora você vai cumprir o que você mesmo determinou. Mas por que u vou seguir a risca o horário determinado para o TCC? 10) por que eu sou competente, eu cumpro o que eu combino comigo mesmo, eu tenho muita garra e determinação. 20) Não tem mais ninguém acompanhando-me (vigiando). Eu devo tomar meus próprios passos sozinho, ninguém vai ficar pegando no meu pé, cobrando, só depende de mim. 0) Quando eu estiver no horário do TCC, eu penso somente no TCC, eu não me distraio, eu desligo o celular e televisão. Vou para um local isolado e não entro no Skype, Msn, Orkut… 40) Existe vida lá fora. Depois que acabar o horário do TCC, você ficará extremamente aliviado após umprir o horário do TCC e, voltará a se preocupar somente no próximo horário agendado. É uma sensação de realização, missão cumprida, estou no comando da minha vida.

Dica 8: Esquema de Palavras-chaves Para você não errar na hora de fazer a fundamentação teórica, eu sugiro que você procure o seu orientador e monte um esquema com 7 ou 8 palavras-chaves que vão nortear a sua fundamentação teórica. As palavras- chaves serão os sub-tltulos da sua revisão bibliográfica, para cada palavra-chave você deve escrever 3 a 4 páginas. No total você terá de 25 a 30 páginas de fundamentação. Por exemplo, no tema 4DF8 No total você terá de 25 a 30 páginas de fundamentação.

Por exemplo, no tema Implantação de Sistema de Crediário, você pode ter as seguintes palavras-chaves: Análise e concessão de crédito; Limites de crédito; Políticas de crédito; Garantias; Fatores de risco; Inadimplência; Cobrança. O esquema pode ser montado conforme a figura abaixo: No tema Pesquisa de Clima Organizacional, palavras- chaves: Clima e cultura organizacional; Liderança; Motivação; Comunicação; Análise e descrição dos cargos; Avaliação de desempenho; Benefícios sociais; Política salarial. Outro tema:

Sistema de Custos Gerenciais, palavras-chaves: Contabilidade de custos; Terminologia de custos; Classificação dos custos; Métodos de custeio; Métodos de acumulação dos custos; Métodos de redução dos custos; Formação do preço de venda; Ponto de equilbrio. Dica g: Citações, referências bibliográficas e verbos Para ter uma estética melhor na fundamentação teórica do seu TCC, recomendo que você tenha no máximo 3 citações longas por página e jamais deixe o texto sem citações. Lembre- se que você é um acadêmico e, a referência dos autores é vital na revisão bibliográfica.

Ganhe tempo fazendo todas as eferências bibliográficas no mesmo momento que você está escrevendo a fundamentação teórica. Ou seja, quando citar um autor, imediatamente, escreva os dados do livro no final do TCC (nas Referências). É uma perca de tempo e uma loucura fazer as referências depois, quando o trabalho estiver pronto. Na verdade, você não vai mais saber de onde tirou as citações S depois, quando o trabalho estiver pronto. Na verdade, você não vai mais saber de onde tirou as citações…

Segue abaixo uma lista de verbos que você pode utilizar quando for citar autores: Conhecimento: citar, definir, descrever, detalhar, istinguir, enumerar, enunciar, explicar o significado, Identificar, nomear, reconhecer,lembrar, significar, listar, indicar, registrar, sublinhar, mostrar, selecionar termos ou fatos relevantes a um assunto. Compreensão: calcular, conceituar, explicar, demonstrar, descrever, distinguir, exemplificar, interpretar, traduzir, transformar, reescrever, reorganizar, representar, reordenar, inferir, predizer, extrapolar, sumariar, reproduzir, questionar, diferenciar, derivar, estimar, narrar, prever, relatar.

Aplicação: agrupar calcular compor, empregar, manipular, operar, produzir, provar, resolver, aplicar, solucionar, usar, edigir, construir, montar, desenvolver, computar, estruturar, praticar. Análise: analisar, distinguir, especificar, inter-relacionar, explicar, selecionar, diferenciar, inferir, selecionar hipóteses, refletir,discriminar, separar, subdividir, destacar, classificar, decompor, descobrir, deduzir, comparar, contratar, diagramar, examinar, investigar.

S[ntese: construir, narrar, provar, conceber, planejar, reconstruir, extrapolar, produzir, sintetizar, escrever, relatar, compor, comunicar, compilar, documentar, propor, especificar, desenvolver, combinar, organizar, sintetizar, formular, eduzir, reconstruir, criar, coordenar. Avaliação: avaliar, constatar, fund sintetizar, formular, deduzir, reconstruir, criar, coordenar. Avaliação: avaliar, constatar, fundamentar, questionar, interpretar, rejeitar, criticar e duvidar, julgar, verificar, argumentar, taxar, decidir, padronizar, valorizar, justificar, estimar.

Fonte: Unidavi – Proen APOS o TCC concluído: Dica 10: Pré-banca, Banca e Slides Recomendo que os acadêmicos se organizem com 2 ou 3 professores, façam uma confraternização (um almoço) e apresentem seus TCCs em uma pré-banca, uma banca informal. Tem-se a vantagem de um olhar nterior a banca para sanar multas dúvidas, outra vantagem é a quebra do gelo pelo medo da hora H na banca oficial e a principal vantagem é a festa com os amigos, claro!!!

Na banca oficial, venha bem vestido, preferencialmente social, mas, lembre-se que é um evento diurno, não use roupas para noite, nem carregue a maquiagem. Treine diversas vezes a sua apresentação, pode-se levar as anotações que auxiliam na aprentação. Não beba antes da apresentação, isso não funciona, só piora a situação. Importante: leve sua apresentação salva em um CD, um pen drive e encaminhe um e-mail dos slides para o eu próprio e-mail. Na pior das hipóteses, você pode acessar a internet e baixar o conteúdo do seu e-mail.

O fundo dos slides deve ser o branco padrão do Powerpoint com letras na cor preta. É que os slides com muitas cores podem dar alguns problemas: o projetor não tem a mesma qualidade que o seu computador (na tela), a projeção é feita durante o dia e a claridade atrapalha a visibilidade e, p computador (na tela), a projeção é feita durante o dia e a claridade atrapalha a visibilidade e, por último, o computador que você vai utilizar é da Universidade que pode estar desatualizado m relação aos tipos de letras (fontes) e cores.

Segue uma pequena Sequência de slides (orientativo): Um slide de abertura, com nome da Universidade, local e data (mês e ano da apresentação) um slide de apresentação do trabalho, com título, seu nome, curso, etc Um ou 2 slides de apresentação da empresa: histórico, sócios, localização, produtos, clientes, etc Um slide com tema e objetivo geral Um slide com objetivos específicos Um slide com 3 ou 4 das principais bibliografias 2 ou 3 slides com conceitos ref. trabalho / tema 8a 10 slides com os resultados obtidos Um ou 2 slides com onclusões Um slide com recomendação (não obrigatório) Um slide com frase (referenciada com nome do autor) que tenha relação com o tema Pessoal, fiz a minha parte escrevendo as pequenas dicas do TCC sem Stress. Agora peço que você deixe seu comentário, caso você tenha gostado (ou não!! . Prof. Givanildo Silva é sócio-diretor da Gestão de Resultados Consultoria Empresarial que atua nas áreas de Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Finanças, Custos, Gestão de Processos, Estoques, Logística, Capacitação de Fornecedores e Terceirização. -Postado por Givanildo Silva no Administrando o Futuro em 6/03/2008 PM 8

Marketing

0

UNIVERSIDADE PAULISTA SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO ar 8 CRISTIANE BEZERRA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CARDEAL esperado neste projeto

Read More

11º ano clonagem

0

A ciência, o poder e os riscos Filosofia 110 A Ciência, ooPoder eeos Riscos A Ciência, Poder os Riscos Diana

Read More