Técnicas de negociação
INTRODUÇÃO O ato de negociar faz parte do cotidiano dos seres humanos, existem diferentes estilos para desenvolver as habilidades de negociação e não existe um conceito únlco. Os negociadores precisam lidar com as diferenças e buscando interesses, utilizando sua persuasão para trazer benefícios duradouros para um processo ganha•ganha. O conhecimento em técnicas e nas habilidades de um bom negociador com seus conceitos, estratégias com diferentes definições, pois cada autor propõem vários estilos de negociação para obtermos êxito.
Precisamos dominar va orla informação para gara ir à • Sv. ipe to ucesso. O negociador habilid tempo e a nqulla, segura e de eto da negociação refletindo e analisando a outra parte envolvida. Para o autor Luiz Augusto Costa Curta Junqueira a negociação é o processo de buscar aceitação de ideias e interesses visando o melhor resultado das partes envolvidas na finalização do que este se tratando. Tentar conseguir vantagens a qualquer custo sem se importar com a outra parte torna-se uma negoclação momentânea impedindo que haja negociações futuras.
Na visão do autor Márcio Miranda negociar é um fato inevitável em que é necessário tomar uma decisão que envolve os direitos e outras pessoas, não é enfrentamento mas uma harmonização entre as partes envolvidas possam obter benefícios não existem regras e tudo é negociável. Ambos os autores consideram a negociação como um relacionamento que pode vir a se se repetir no futuro sendo assim esse resultado deverá ser satisfatório para partes envolvidas.
A negociação esta baseada em princípios e não na barganha, em que cada negociador passa a interpretar o jogo que envolve ofertas e contra ofertas, esta tática pode-se produzir acordos mal feitos além de deixar o negocio vulnerável, se estiver negociando com pessoas duras. O método Harvard foi desenvolvido pela Escola de Direito de Harvard que permite que cheguemos a um consenso gradual em uma decisão conjunta, evitando armadilhas.
A definição de negociação envolve a relação humana, compromissos e condições estabelecidas por métodos de técnicas de negociação e para obter o sucesso ele negocia com a outra parte em um metodo baseado em procedimentos e critérios legítimos. CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO A negociação é um processo de tomada de decisão conjunta, com a comunicação sendo feita de forma direta ou indireta entre pessoas que tem por finalidade chegar a um acordo, para enefic10 mútuo.
O termo é nascido do latim, que vem de negociun, cujo significado é atividade difícil, mas que em português tem o significado de entendimento ou acordo entre as partes. A negociação está presente de forma intensa no nosso dia a dia, onde nos envolvemos em concessões e barganhas, nos colocando em riscos e oportunidades de relacionamentos. Toda a negociação tem um ou mais objetivos, sendo que esses objetivos podem ser caracterizados como: ideais realistas e pnoritários, onde as negociações acontecem no momento que as partes envolvidas estejam dispostas a realizar uma troca.
Ela contece 13 acontecem no momento que as partes envolvidas estejam dispostas a realizar uma troca. Ela acontece o tempo todo em torno desse principio, de acordo com a regra é preciso dar poder ante de receber, então o ponto chave está na concessão e na premissa de que ambas as partes devem obter vantagem delas. Antes de adentrar-se pelo principal assunto é de essencial importância conhecer o que é negociação e alguns diferentes conceitos e como isso é tratado por cada negociador.
Não temos somente um conceito pra esse determinado assunto, e sim vários autores que mostram cada um o seu ponto de vista. Abaixo temos duas frases, ou mesmo conceitos, com seus respectivos autores: Cl “Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. (Fisher e Ury, 1985) “Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido”. PauIo Ricardo Mariotini, 2010) Como se pode ver, Fischer e Ury dizem que “o objetivo é chegar numa declsão conjunta”, porém Paulo Ricardo diz que “é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra”. As diferentes ideias não se contradizem, mas também não estão na mesma linha de pensamento. A NEGOCIAÇAO Como conseguir sucesso em uma negociação? Que habilidades são essenciais? Qual é o papel do negociador neste processo?
Para se conseguir o sucesso numa ne ociação deve-se primeiramente estar foca , saber o que realmente saber o que realmente será discutido, qual o objetivo. O processo de negociação pode ser demorado ou rápido, Isso depende do que vai ser discutido, a forma como será discutido e até mesmo a quantidade de pessoas que estão nessa negociação, quanto ais pessoas ativas mais complexa pode ser a negociação, pois o aumento de ideias e opiniões faz com que o processo leve mais tempo.
Mas nem sempre isso ocorre, pois se o foco for tomado por todos, o objetivo alcançado torna-se rápido. Numa negociação deve-se abstrair tudo que não convém para ambas as partes, como por exemplo, a falta de objetividade nos conceitos trabalhados, deve sempre falar de forma clara e focada, a parte em que devemos ter paciência não deve ser trabalhada em silêncio, e sim munida de informações interessantes e agradáveis ao oponente, para que ele não se sinta oprimido ou té mesmo ameaçado.
Habilidades de negociação é a parte mais importante para o sucesso, Raul Candeloro cite em um artigo 7 habilidades, que são: Filósofo; Psicólogo; Detetive; Inventor; Juiz; Decisão e; Diplomata. As 02(duas) primeiras habilidades envolvem pessoas, ali é onde devemos nos concentrar no oponente, devemos ter calma e inteligência para lidarmos com o oponente, deve se colocar no lugar dele, tentar pensar como ele pra poder rebater as dificuldades por ele imposta. Não se deve agir com ansiedade ou impulso, isso geralmente prejudica a discussão podendo até loquear alguns assuntos a serem discutidos.
As 03(três) seguintes habilidades são relacionadas ao problema, é onde se colhe todas informações possíveis sobre seu oponente, habilidades são relacionadas ao problema, é onde se colhe todas informações possíveis sobre seu oponente, para então ter a discussão da forma que o deixe mais à vontade, e saber como não agir, sempre deve evitar criticar as opiniões alheias que não lhe agrada, ao invés, deve abrir uma segunda opção e discuti-la de forma persistente e convincente para eliminar a possibilidade que seu oponente impôs.
E sempre aceitando os argumentos válidos para dar credibilidade ao seu oponente e ele então começar a se soltar mais e ficar assim, à vontade no processo. As 02(duas) últimas habilidades é o que se busca na negociação, nessa parte é que ocorre o efeito ação e reação, tudo o que se for dito terá um efeito no outro lado, por isso deve sempre ser cauteloso e inteligente. Deve sempre acontecer de forma amigável e evitar qualquer tipo de suspeita de falsidade em suas propostas, tem que se trazer o oponente até você.
Tem que dar confiança e deixar que aquele clima de que tudo está dando certo conteça, não aceitando tudo que ele sugere. Sempre avaliando se é útil também para o seu lado. O papel do negociador nisso tudo é a comunicação, ele deve expor os objetivos, persuadir seu oponente, dirigir toda a negociação. Um negociador deve estabelecer quais serão as ferramentas, como utilizá-las e com isso finalizar um processo, conseguindo o objetivo esperado de toda a negociação.
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS Hoje em dia é sem dúvida essencial o planejamento e a preparação para negociações, procedendo dessa forma o negociador aumenta suas chances de f egociador aumenta suas chances de fechar um bom negócio, uma vez que terá bons argumentos para responder as questões colocadas pelo seu cliente . O planejamento nada mais é que o estudo das possibilidades de como e até onde podem chegar suas limitações, e estudar a outra parte buscando informações garante ao negociador uma maior confiança para ter êxito e apresentar uma proposta concreta.
Também é parte importante nesse processo à preparação física e mental para o negociador se apresentar ao ato negocial de forma relaxada e consciente, e assim conseguir expressar e controlar suas emoções e com a ente mais predisposta a raciocínios objetivos e dinâmicos. A negociação por se tratar de um ato superior deve ser levada á sério e jamais negligenciada pelo homem, porque seriedade e respeito para com a outra parte trará como consequência a confiança, e assim criando uma ferramenta de ordem moral de valores éticos para o negócio de momento e mais ainda, uma parceria com futuros bons negócios.
Um caminho á conquista dessa confiança é se colocar no lugar do outro para entender o que se deve oferecer a outra parte e fechando algo que seja vantajoso para ambos. A ausência desse comportamento oderá parecer que falta uma conduta de respeito e ética nesse processo. Na negociação podemos encontrar várias situações. Essas situações ajudam no desenvolvimento do processo, elas fazem com que o que se busca é algo realmente importante.
Seriam não somente o grande envolvimento com a causa, mas também há necessidade de ter paciênc PAGF 13 somente o grande envolvimento com a causa, mas também há necessidade de ter paciência, um grande conhecimento do assunto, caso não haja, deve ser pesquisado de forma aprofundada para que se possa reverter uma negação, saber qual ? seu limite de poder, mas também usar de ousadia e coragem nos momentos de desaprovações, e até mesmo ser apelativo. Você estaria preparado para receber uma resposta negativa? Para se buscar essa negociação com a gerência, é preciso estar ciente que as situações e relacionamentos podem mudar depois disso, pois ambos os lados podem se sentirem desconfortáveis depois de abordar o assunto em questão, então além de se munir de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, se faz necessário medir possíveis consequências e imprescindivelmente escolher um momento mais oportuno ara essa conversa.
Também vai depender do conteúdo dessa resposta, acredito não ser o ideal aceitar simplesmente um não e ficar estacionado, ao receber essa negativa, buscar imediatamente as respostas para que em seguida se coloque em prática as mudanças necessárias a atingir os nossos objetivos de crescimento profissional. Agora se percebesse que não existe boa vontade da parte da gerência em mostrar os caminhos em que se deve percorrer em busca da realização profissional, teria que planejar mudanças para um futuro em breve. *Qual seria sua reação?
Como disse acima dependendo da resposta e de como fossem s argumentos dessa negativa, poderia aceitar e imediatamente partir em busca de alternativas que me fortalecesse perante meus superiores, e com imediatamente partir em busca de alternativas que me fortalecesse perante meus superiores, e como primeiro passo não deixar espaço para dúvidas de compromisso em continuar buscando a melhoria e o aperfeiçoamento continuo. Ou planejar com responsabilidade um futuro próximo buscando oportunidades no mercado de trabalho. Como administraria a situação? De maneira responsável e equilibrada não deixando que esse evento me fizesse descer degraus, analisar a situação utilizando os meus conceitos de valores que tudo que me apresenta nessa vida sen. ‘e de oportunidade de aprendizado, e que não posso mudar as pessoas, ou me mudo para crescer ou busco outros camnhos, novos desafios, permanecendo sempre aberto a aprender novas coisas e sair mais fortalecido para futuras negociaçoes. *Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?
Começaria falando de algum ponto negativo em que se encontra a empresa, que segundo meu ponto de vista está passando por um período de crescimento e acredito fazer parte dessa evolução, mostrando interesse e principalmente ação com projetos para elhoras e dessa forma se mostrar capacltado para assumir algo de maior responsabilidade. E com argumentos, demonstrar detalhadamente como esse processo seria realmente evolutivo, lucrativo, e de grande interesse e prestigio para a empresa.
Finalizando que além de abrir várias opções de crescimento, esse projeto não seria somente a melhor opção, seria também a única saída. Numa negociação é de extrema importância o compromisso e respeito com quem estará do outro lado da situação. Deve extrema importância o compromisso e respeito com quem estará do outro lado da situação. Deve haver não somente uma aciência, mas também uma comunicação de interesses, algo que seja confortável para ambas as partes.
Os negociadores devem estar em harmonia com o assunto, ambos devem ter interesse no assunto discutido. As negociações nao envolvem somente lucros, elas envolvem prestigio, imagem, colaboração, humanismo, companheirismo, harmonia, e vários outros interesses, não somente para uma empresa, mas também para o crescimento profissional de cada individuo nesse processo. Isso tudo tem como finalidade a cordialidade e bem-estar entre todos os participantes da negociação. IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA NEGOCIAÇÃO Qual é a importância do planejamento da negociação? ? sem dúvida essencial o planejamento e a preparação, assim procedendo o negociador aumenta suas chances de fechar um bom negócio , uma vez que terá bons argumentos para responder as questões colocadas pelo seu cliente . O planejamento nada mais é que o estudo das possibilidades de como e até onde pode chegar suas limitações, e estudar a outra parte buscando informações garante ao negociador uma maior confiança para ter êxito e apresentar uma proposta concreta.
Também é parte importante nesse processo à preparação física e ental para o negociador se apresentar ao ato negocial de forma relaxada e consciente, e assim conseguir expressar e controlar suas emoções e com a mente mais predisposta a raciocínios objetivos e dinâmicos. *Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de nego e dinâmicos. processo de negociação ? EM BOA COMPANHIA (2004, COMÉDIA, 110 MIN. COM DENNIS QUAID) 1 No começo do filme o jovem Carter (ator; Thoper Grace) ao receber uma promoção na qual faz dele o novo chefe de uma equipe de vendas, ele conduz essa transição na sua chegada a empresa com muito entusiasmo, assim negociando com seus ubordinados de maneira que não fiquem desconfortáveis em se relacionarem com o novo chefe que é agora o mais jovem de idade dentro da empresa, e ele conduz toda essa situação de forma honesta sem falsidades, então agindo com muita ética e respeito aos colaboradores. Em seguida o Jovem Carter se reuni com o antes chefe de vendas Dan , 51 anos (ator; Dennis Quaid) e negocia com ele de forma direta e respeitosa a nova função dentro daquela equipe de vendas, ele o quer como seu braço direito, e isso num primeiro momento não é bem aceito por Dan, como forma até de preconceito por saber que