Técnicas de separação de misturas homogenias e heterogenias

Categories: Trabalhos

0

Centro Universitário Fundação Santo André Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGCNEAS HETEROGENEAS ANDRESSA VALLOTO SITTA BRUNO RAPHAEL PERDIGÃO CORREA CESAR AUGUSTO DOS SANTOS FERNANDO SW,ION GUSTAVO PEREIRA ANGULO SANTO ANDRÉ 2012 RESUMO ar 8 to view nut*ge Através de experiênclas em laboratório, foram apresentados diversos processos de separação de misturas, dentre eles a filtração, decantação, destilação, imantação, dissolução fracionada e flotação onde foi possível separar tanto misturas homogêneas quanto misturas heterogêneas.

Por meio de mecanismos como dissolução fracionada e filtração separou-se o sal e a água da areia e pela evaporação da água destilada foi possível separar o sal da água, foi observado o tempo de ebulição da mistura sal mais água. Com a imantação foi possível separar a limalha de ferro e o enxofre, sendo a limalha de ferro atra(da pelo imã. Com o condensador de cano reto fez a separação da água mais sulfato de cobre, onde solução atingiu o ponto de ebulição, a água passou do estado gasoso e foi para o condensador, parte inferior o álcool, água e sal (mais denso), havendo a eparação das substâncias.

Observou-se que para cada tipo de mistura deve-se utilizar o processo de separação mais adequado para obtenção de um resultado satisfatório na separação das substâncias de uma mistura. 1 INTRODUÇÃO Existem várias técnicas de separação de misturas em laboratório, para cada tipo de elemento ou composto é utilizado uma forma de separação. Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, podem ser simples ou composta, há basicamente dois tipos de misturas homogêneas e heterogéneas.

A mistura homogênea é aquela que constitui substâncias que não odem ser identificadas, já que elas são solúveis entre si, quando olhamos para ela nao tem como distinguir uma substância da outra, enquanto as misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases e seus componentes são percept[veis. [1] As principais formas de separação de misturas são: * Peneiração: É utilizado na separação de grãos maiores de graos menores. Levigação: É utilizado quando as misturas são sólidas e possuem densidade diferente. k Centrifugação: Consiste em utilizar um centrifugador, para fazer com que a substância da mistura dissolva. * Decantação: Para misturas heterogêneas, coloca a mistura entro de um recipiente e depois inclina e transfere a substância mais leve para outro. * Dissolução fracionada: Método utilizado quando apenas uma das substâncias dissolve com algum tipo de solvente. Catação. É um processo manual onde as substâncias são sólidas, separa-se por exemplo os * Catação: É um processo manual onde as substâncias são sólidas, separa-se por exemplo os grãos ruins dos bons. Flotação: Consiste em transformar as partículas em bolhas de ar e a substancia que deseja recolher, vai para superfície. * Ventilação: A corrente de ar é utilizado na separação da ubstância menos densa, deve ser utilizado na separação de sólidos. * Fusão fracionada: É utilizada para separar sólidos que o ponto de fusão seja diferente, assim quando um é aquecido até ficar na forma líquida é possivel separar, pode ter mais de duas substância, mas desde de que cada uma possui um ponto de fusão diferente. Separação magnética: Conheclda também como imantação é utilizada um campo magnético para reter as partículas. 2] Foram realizados processos de separação tanto das misturas heterogêneas, quanto das misturas homogêneas, com o objetivo e verificar como as substâncias irão reagir em relação as esses processos. Utilizou-se nos experimentos NaCl, areia, H20 destilada, enxofre, limalha de ferro, imã, grãos de vidro, sulfato de sódio e gasolina. A saber: * NaCl – Cloreto de Sódio, pode ser obtido através de minas naturais de sal, a céu aberto e também, da água do mar, onde é realizado a evaporação. [3] * Enxofre – É o elemento químico de número atômico 16 é representado pela letra S e se localiza na tabela períodica no período 3.

Pode ser encontrado em meteoritos, vulcões e fontes de águas termais, também pode ser extraido de impurezas de ários metais. [4] * Limalha de ferro – É obtida através das raspas de lima para metai PAGF3rl(F8 de vários metais. [4] metais é a forma mais simples de tornar visíveis as linhas de um campo magnético. [5] * Grãos de vidro ou de porcelana — São utilizadas em montagens de refluxo e destilação para evitar a super ebulição, fenômeno em que um líquido ferve numa temperatura maior que o seu ponto de ebulição. 6] * Sulfato de cobre – conhecido por vitríolo azul, é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado. É geralmente utilizado para emonstrações de reações exotérmicas, na hidratação mineral. A forma penta hidratada, que é azul, é aquecida, transformando-se em anidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente no penta hidratado evapora. Quando a água é adicionada ao anidro, este torna a forma penta hidratada, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico. 7] * Gasolina – É feita do petróleo e separada por destilação, composta por hidrogênio e carbonos dispostos em cadeia, as moléculas de gasolina têm de 7 a 11 carbonos em cada cadeia. No Brasil possui teor de etanol que varia entre 1 8% a 20% em sua istura. [8] [9] 2 MATERIAIS E MÉTODOS 2. 1 Separação da mistura “Sal + Areia” 2. 1. 1 Materiais e Reagentes Para a realização do experimento utilizou-se termômetro, bico de Bunsen, tripé, béquer e filtro de papel, sal (NaCl), areia, água (H20) destilada e balança de precisão. 2. 1. Procedimento Experimental Seguindo o fluxograma (Figura 1 e Figura 2) para o experimento, foram adicionados sal (NaCl), areia e água (H20 PAGF fluxograma (Figura 1 e Figura 2) para o experimento, foram adicionados sal (NaCl), areia e água (H20) destilada em um béquer, sendo os mesmos misturados até que a dissolução corresse por completo, em seguida, no primeiro momento levou-se a mistura para o processo de filtração, com isso foi obtido a mistura, água (H20) com sal (NaCl), a mesma foi em um segundo béquer e adicionada junto ao bico de Bunsen para a evaporação da água coletando informações do tempo de ebulição, levando em seguida, o res[duo para pesagem.

Figura 1: Fluxograma para o processo de separação da areia da mistura de Sal (NaCI) e água (H20) Figura 2: Fluxograma para o processo de separação da mistura de sal (Naco e água 0-120) 2. 2. Separação da mistura: “Enxofre + Limalha de ferro” . 2. 1 Materiais e Reagentes Para a realização do experimento utilizou-se uma folha de papel, um imã, enxofre e limalha de ferro. 2. 2. 2 Procedimento Experimental Despejou-se a mistura em uma folha de papel e com o imã por baixo da mesma foi realizado o processo de separação magnética nas duas substâncias. 2. 3 Destilação – Demonstrativa 2. 3. 1 Materiais e Reagentes Para a realização do experimento utilizou-se balão de aquecimento elétrico, manta, grãos de vidro, termômetro, condensador de cano reto, água (H20) e sulfato de cobre. 2. 3. 2 Procedimento experimental

Colocou-se a solução de Sulfato de Cobre no balão de aquecimento, aqueceu-se a solução, juntamente com o termômetro e a entrada de á ua H20) do condensador foi aberta. (Figura. 3). condensador foi aberta. (Figura. 3). Figura 3: Processo de destilação 2. 4. Extração do álcool da gasolina 2. 4. 1 Materiais e Reagentes para a realização do experimento utilizou-se proveta, funil de Bromo, béquer, gasolina, água (H20) destilada e sal (NaCl). 2. 4. 2 Procedimento experimental Adicionou-se 50mL de água (H20) destilada e sal (NaCl) em 50m de gasolina, agitou-se e esperou por alguns minutos e abriu-se torneira do funil de Bromo e houve a separação do álcool da gasolina por meio de decantação. RESULTADO E DISCUSSÃO 3. 1 Experimento 1 – Separação da mistura “Sal Areia” Foi observado no primeiro momento que com a diferença do tamanho dos grãos de areia foi possível utilizar-se de um processo mais simples de separação, no caso a separação através de um filtro de papel. No segundo momento, como o sal (NaCI) e água (H20) não puderam ser separados no processo de filtragem, foi necessário ocorrer a evaporação completa da água (H20), fase esta obtida na manutenção da temperatura de ebulição de proximadamente 1000 (Figura. 4), para a separação das duas substâncias. Após a pesagem foi obtido a quantidade de 2,57g de sal (NaCl).

Figura 4: Gráfico da temperatura em função do tempo Para obtenção da quantidade de sal foi utilizado o seguinte cálculo: sal + Areia: Ml = 5,13g Erlermeyer vazio: M2 = 63,76g Erlermeyer sal: M3 = 66,33g M. sal: M3-M2 2,57g % sal: M. sal * 100% Limalha de ferro” Por meio da separação magnética foi possível separar uma substância ferromagnética, no caso a limalha de ferro da outra substâncla o enxofre, devido a atração magnética exercida pelo imã. (Figura. 5 e Figura. ). Figura 6: Limalha de ferro e enxofre separados Figura 5: Mistura de limalha de ferro com enxofre 3. 3 Expermento 3 – Destilação Notou-se que com o início do aquecimento da solução, na temperatura de inicio da ebulição que foi de 990C.

Observou-se que quando a solução atingiu o ponto de ebulição, a água passou do estado gasoso e foi para o condensador, onde voltou ao seu estado líquido. Ao término da passagem da água, obteve-se a mesma destilada no béquer e o sulfato de cobre no balão. 3. 4 Expermento 4 – Extração do álcool da gasolina Após um tempo com a separação da gasolina da mistura de sal NaCl), água (H20) e etanol por meio de decantação foi possível extrair dos 60mL (quantidade total da mistura) do funil, IO ml da mistura sal (NaCl), água (H20) e etanol. Observando que a gasolina da amostragem estava dentro dos parâmetros de 18 a 24% de álcool exigidos por lei segundo a (Agencia Nacional de petróleo). CONCLUSAO Através dos diversos tipos de separação de misturas e dos procedimentos exigidos no experimento, pode-se constatar que, mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes, sem proporções fixas e de a existência de dois tipos ipo de mistura, existem métodos específicos para separar os componentes da mistura. REFERENCIAS [l] UOL EDUCAÇÃO. Misturas. Disponível em: <http://educacao. uol. com. br/quimica/misturas-homogenea-ou -heterogenea-azeotropica-ou-eutetica. jhtm>. Acesso em 13 abr. 2012. [2] INFO ESCOLA. separaçao de Misturas. Disponível em: <http://www. infoescola. com/quimica/separacao -de-substancias-misturas/>. Acesso em 13 abr. 2012. [3] QUI PROCURA. sal de cozinha – Nacl. Disponível em: <http://www. quiprocura. net/sal. htm>. Acesso em 13 abr. [4] INFO ESCOLA. Enxofre.

Disponível em: <http://www. infoescola. om/elementos-quimicos/enxofre/>. Acesso em 13 abr. 2012. [5] ESMS – O MUNDO DA CIÊNCIA. Limalha de ferro. Disponível <http://esms-omundodaciencia. blogspot. com. br /2010/11/limalha-de-ferro. html> Acesso em 13 abr. [6]E-gAH, Quimica. golinhas de vidro. Disponível em: <http://www. ebah. com. br/content/ABAAAANk4AF/quimica>. Acesso em 13 abr. 2012 [7] EBAH. Sulfato de cobre. DisponÑ’el em: ;http://www. ebah. com. br/content/ABAAAA6WgAH ‘sulfato-cobre-penta-hidratado>. Acesso em 13 abr. [8] FOLHA. COM. Mistura de etanol na gasolina. Disponível em: < http://wwwl . folha. uol. ad0/967193.

Planejamento

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ AREA DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO AD5MA Ednilson Sousa Narcisio Ribeiro Victor

Read More

Relatório expandido analítico- descritivo da regência nos anos iniciais do ensino fundamental ou 1º segmento da eja.

0

FUNDAÇAO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD ESTAGIO SUPERVISIONADO V 3 p ESTÁGIO SUPERVISIONADO V –

Read More