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Faculdade De Tecnologia de Mauб nformбtica e Negуcios Jogos territoriais “Como entender e eliminar as rivalidades e a falta de comunicaзгo no ambiente de trabalho. ” Matйria: Administraз Nomes: Anderson 5 p on de Barros Leandro Barbosa da Silva Renato Vieira Meireles Sidnei Ferreira Ferraz 10 Semestre / Vespertino Mauб/SP 2011 Indice O jogo da Referкncia…. . 15 ntroduзao A ordenaзгo e a colaboraзгo no вmbito de trabalho sгo hoje recursos cruciais para o бpice empresarial, esse auge й incessantemente caзado pela presenзa dos “jogos territoriais”, combates agressivos para alcanзar e estabilizar poder na rganizaзгo.

O livro externa os dez jogos mais comuns dentro das empresas: a ocupaзгo, a manipulaзгo de informaзхes; a intimidaзгo; as alianзas poderosas; a parede invisнvel; o descumprimento estratйgico; o descrйdito; o afastamento; a camuflagem e o obstrucionismo. Conheзa quais atitudes provocam esses comportamentos como discernir cada jogo e como lidar com eles. Aa Simmons, apresenta 20F incompatнveis de propriedade.

Utilizando o jogo da ocupaзгo, um individuo ou grupo pode tomar posse de um projeto, uma linha de produtos, um departamento, atй um processo ou mйtodos ara se favorecer da posiзгo e dos direitos desse espaзo. No вmbito fнsico, o campeгo й sempre quem chega primeiro, mas, o vencedor na ocupaзгo й aquele que aproveita de outras pessoas para ocupar fisicamente do ambiente corporativo. O atleta ocupacional domina trкs territуrios: informaзгo, relacionamento e autoridade, pois nгo permiti acesso a mais ninguйm no jogo.

Os agentes da ocupaзгo requerem seu terreno, ao passo que os outros funcionбrios fragilizados esperam submissos a vontade superior. O perнmetro bem sinalizado e fбcil de proteger, para possuir todos os caminhos dentro e fora da organizaзгo – que garantirб supremacia. Entretanto, quando a informaзгo, significa como operar comunicaзгo por um ъnico canal; no caso de relacionamentos, controlando o tempo o indivнduo com verbas; no caso de autoridade, destacar-se sobre todas as decisхes, com uma proposta altamente difundida primeiro ato.

Primeiramente, as pessoas que insistem em ser o ъnico canal de acesso a informaзхes valiosas podem construir em um gargalo para processos importantes e impedir o progresso corporativo. Entгo, elas canalizam as decisхes e aзхes para que pudesse controlar e manter o poder sobre o cronograma o mбximo possнvel. Impede que o grupo atue por conta prуpria e, controla os recursos, depois decidi para onde iriam. Assim, se alguйm fugisse do roteiro desejado pelo ocupador, teria dificuldades para conseguir recursos. . O jogo da manipulaзгo de informaзхes A informaзгo й um poder, que pode ser usado manipulaзгo de informaзхes A informaзгo й um poder, que pode ser usado para bem e para mal. Nas organizaзхes, geralmente, a estratйgia de reter, resumir assuntos ou atй mesmo situaзхes, sгo chamadas de manipulaзгo de informaзхes e, quase sempre um processo oculto com justificativas e razхes elaboradas minuciosamente, para nгo eixar vestнgios que possa promover um grupo distinto que nгo seja o manipulador.

Se o indivнduo nгo tem acesso a uma rede negativamente serб incapaz de saber onde estб pisando, pois passarб a ter dificuldades de desenvolver uma estratйgia eficiente. As pessoas que ficam (sem os dados originais) terгo problemas para prosseguir com um planejamento. Considerando, que uma pessoa estб retendo informaзхes e, que o risco de ser estigmatizado de acusador pode ser maior que o estrago do que o feito pelas informaзхes, porйm a maior parte dos retentores e manipuladores й bem-sucedida na tбtica erritorial.

No entanto, o controlador dos dados minimiza o conhecimento exposto em equipe, pois, seu interesse й exclusivo atй chegar ao destaque do time. Exemplo: As pesquisas sobre o desenvolvimento dos funcionбrios foram conduzidas diretamente pelo gerente comum grupo muito restrito de colaboradores. Somente o gerente e esse pequeno grupo tinham acesso aos dados brutos da pesquisa. As mйtricas e indicadores utilizados eram Igualmente secretos. Com isso, era fбcil taxar os desafetos de improdutivos (“a pesquisa mostra isso”), pois apenas os resultados eram apresentados а direзгo da mpresa . om as justificativas para a de missгo de membros da equipe). A dominaзгo ou a repressгo de informaзхes, apesar de estratйgia eficaz, nгo sгo desejбveis socialmente, porquanto, os 40F repressгo de informaзхes, apesar de estratйgia eficaz, nгo sгo desejбveis socialmente, porquanto, os indivнduos que escondem informaзхes abertamente, sгo tratados com o mesmo desprezo que as pessoas avarentas, portanto, й necessбrio fingir para nao ter obstбculo.

Sendo assim, o manipulador de arquivos, encobre e dб informaзхes falsas ou incompletas, para eliminar a concorrкncia cirrada no territуrio. 3. O jogo da intimidaзгo Nas organizaзхes o jogo da intimidaзгo pode assumir conotaзхes mais sutis ou envolver situaзхes mais pesadas, por contritos levados ao extremismo, maximizado por berros e palavrхes. As confusхes caminham para o processo de repulsгo que normalmente transmitem mensagens como: nгo entre no meu territуrio; nгo ponha a mгo nos meus recursos; nгo se aproxime do meu pessoal; nгo interfira na minha rotina e nos meus processos.

O procedimento utilizado pelo intimidador й mostrar que sempre estб com razгo, visto que, ocasionalmente, usa sinais e reprovaзгo (bater a porta e falar com tom ameaзador) tudo para revelar que o territуrio й seu. 4. O jogo das alianзas poderosas Estabelecer a sua prуpria alianзa й um grande passo no seu desenvolvimento como jogador. Ela envolve um grande nъmero de trabalho e muitos deveres e, й por isso que primeiro deve possuir alguma experiкncia no jogo. Para estabelecer uma alianзa deve clicar em “Alianзa”, no lado esquerdo da pбgina de jogo.

Na nova janela, pode observar todos os seus convites actuais de alianзas e aн tambйm pode estabelecer uma alianзa para si mesmo. Para fazer isso vocк deve registar o nome da nova lianзa. O nome da mesma pode ser posteriormente alterado por um fundador. Assim que a alia Assim que a alianзa estiver estabelecida deve preparar o fуrum para que os jogadores se apresentem. O fуrum irб servir para discutir a tбctica e estratйgia da sua alianзa. Este pode depois ser expandido e subdividido para interiorizar os novos temas e segmentos.

Alйm disso vocк deve actualizar o perfil da alianзa que apresenta publicamente a alianзa. Convidar os membros й um acto importante. Os jogadores que estгo perto sгo os que inicialmente deve recrutar, pois sгo eles que podem lhe oferecer suporte mais eficazmente. Os potenciais candidatos deverгo estar nas proximidades, devem ter aproximadamente a mesma pontuaзгo que vocк e deverгo ser jogadores activos. Se vocк perceber que um membro jб tem alguma experiкncia, deverб ponderar em promove-lo a um cargo de maior responsabilidade. Uma boa alianзa tem cerca de 30-40 membros e um fуrum bastante activo.

Com a experiкncia, um forte empenho e alguma sorte, a sua alianзa irб crescer e tornar-se grande e quem sabe a mais poderosa do mundo inteiro. Cargos e direitos das alianзas Fundador: O fundador й o chefe absoluto da alianзa e tem utomaticamente o direito sobre todas as permissхes da alianзa. Os fundadores podem renomear e dissolver a prуpria alianзa. Lнder: Um lider й o assistente do fundador. Eles tкm alguns dos direitos do fundador e deverгo utiliza-los para ajuda-lo na gestгo da cidade. O lнder, nгo pode editar as permissхes do fundador, nem dissolver a cidade.

Convidar: Com este direito os jogadores podem convidar outros jogadores para a alianзa. Da mesma forma podem tambйm retirar convites efectuados. Diplomacia: Um diplomata pode alt Da mesma forma podem tambйm retirar convites efectuados. Diplomacia: Um diplomata pode alterar o estatuto diplomбtico da alianзa com outras alianзas, como os pactos nгo agressгo e Guerras. Correio em massa: O jogador com o direito Correio em Massa tem a possibilidade de enviar a mesma mensagem para todos os membros da alianзa de uma ъnica vez. Isto permite fazer anъncios de uma forma muito fбcil.

Moderador do Fуrum: O moderador do fуrum pode editar e eliminar tуpicos e temas no fуrum da alianзa. Eles podem administrar o fуrum, abrir novas secзхes, renomear, apagar e mudar a sua visibilidade. Acesso ao fуrum interno: Este direito permite aos membros da lianзa de poderem ver o fуrum interno, onde estгo os planos principais de batalha, tбcticas e estratйgias sгo discutidas. 5. O jogo da parede invisнvel Caracterнsticas Criar impedimentos “invisнveis “ao andamento de um projeto ou uma tarefa utilizando resistкncia passiva.

Exemplo l: • A implantaзгo de um sistema nгo obteve o sucesso desejado, pois o treinamento fora programado para um ambiente dispersivo elou em um momento inadequado. Ao invйs dele vara equipe para um local especнfico, onde ela pudesse se concentrar exclusivamente no treinamento, essa atividade Foi executada entro da empresa (sob o pretexto de reduzir custo se facilitara vida das pessoas). Com isso, as pessoas eram constantemente interrompidas e o treinamento nгo fluнa conforme o planejado. • Exemplo II: • O desenvolvimento de um software nгo avanзava conforme o esperado.

Os programadores haviam sido Instruidos para serem cuidadosos elevavam isso ao extremo. A obediкncia cega se tornou um obstбculo ao avan o do rojeto. Exemplo III: ao extremo. A obediкncia cega se tornou um obstбculo ao avanзo do projeto. • Uma empresa deseja vender um determinado equipamento para a бrea industrial de uma empresa. Alйm de aumentara produзгo, esse equipamento reduzirб a necessidade de mгo-de- obra. • Um engenheiro que acompanhou a demonstraзгo do equipamento se mostrou interessado na sua aquisiзгo.

Ele se mostra como um aliado do fornecedor do equipamento e promete que vai levar o assunto ao diretor industrial. • Na verdade, esse engenheiro nгo quer que o equipamento seja instalado, pois isso reduzirб sua equipe (e, consequentemente, farб com que ele perca poder polнtico na empresa). Por isso, ele se finge de aliado, mas nem sequer apresenta a proposta ao diretor industrial. Depois, ele afirma que a empresa anifestou interesse, mas, estб sem recursos para fazer esse investimento agora. Talvez em seis meses seja possнvel retomar o projeto.

E assim ele vai cozinhando o possнvel fornecedor. O fornecedor, imaginando que o engenheiro й um aliado, nгo procura qualquer outro canal de comunicaзгo com a empresa, pois tem receio de perder esse primeiro contato e prejudicar qualquer negociaзгo futura. 6. O jogo do descumprimento estratйgico Caracterнsticas – Uma pessoa (“colaborador”) concorda abertamente em cooperar comum projeto, tarefa ou iniciativa. As pessoas sгo interessadas nas atividades tem uma falsa sensaзгo e seguranзa, passam a contar com essa cooperaзгo, reduzindo o nlVel de pressгo sobre o “colaborador.

Depois, o “colaborador nгo cumpre o que foi anteriormente acertado. Mas eles sempre serгo um bom motivo para isso: Disse que entregaria aquele relatуrio atй sexta-feira? Esquecemos de coletar o 80F motivo para ISSO: Esquecemos de coletar os dados de que vocк precisava? Mandei aquela proposta sem consultar vocк? Disse que estaria lб atй аs 16horas? Nгo lembro! Surgiu um imprevisto! Nгo pude esperar… 7. O jogo do descrйdito A proteзгo territorial requer muito poder, quanto mais ocк for digno de confianзa maior serб seu poder em influenciar os demais ao seu redor.

Uma mesma opiniгo causara impacto diferente de acordo com a pessoa que a expressa. Quando vocк diminui a credibilidade do seu adversбrio, vocк diminui a capacidade dele agir e lhe tira o poder. O jogo do descrйdito pode esconder por trбs de diversas razхes, o fato de um comentбrio ou uma insinuaзгo de descrйdito serem verdadeiros nгo impede que seja um jogo, a verdade pode ser apresentada seletivamente de modo a criar um efeito de descrйdito. Atй uma pessoa de bom carбter pode arecer uma mб pessoa quando a verdade й contada parcial ou seletivamente.

Infligir pequenos ferimentos a credibilidade nгo somente reduz o poder dos supostos invasores como pode confundir suas idйias com raiva ou medo para que fiquem menos alerta para se defender. Esse jogo funciona em dois nнveis. No primeiro nнvel, o objetivo principal й conseguir que o mбximo possнvel de pessoas pense que o sujeito ou o grupo й estъpido, descuidado ou alguma coisa Igualmente pejorativa. No segundo nнvel, o jogo do descrйdito pode estimular um ser humano, racional em outras circunstвncias, atй o ponto de le perder a razгo e assim tambйm a prezada credibilidade.

Ser objetivo de criticas constantes ou de uma campanha clandestina de difamaзгo pode provocar uma a de difamaзгo pode provocar uma atitude ruim atй em uma pessoa calma e tolerante. Para alguns jogadores do descrйdito, a explosгo emocional consequente de sua vнtima pode causar mais danos а credibilidade de um inimigo do que qualquer dose de descrйdito externo. Uma sequкncia de descrйdito comum que pode funcionar nos dois nнveis й o esquema. O esquema й um velho truque que permite ao jogador desacreditar de uma e outra pessoa e ao mesmo tempo evitar ualquer aparкncia critica.

De fato, quando preparado, o jogador do descrйdito pode atй parecer gentil. Isso acontece de muitas maneiras, quando um jogador propositadamente faz uma pergunta a um infeliz colega que com certeza na sabe a resposta. А medida que ele luta com a pergunta difнcil, sua credibilidade vai caindo. Uma tentativa exagerada de responder por ele diminui ainda mais sua credibilidade. O esquema normalmente comeзa com uma pergunta da qual jб se sabe a resposta. Outro esquema rotineiro й constituнdo de perguntas improvisadas que continuam atй que se encontre um elo fraco.

No esquema do jogo do descrйdito, as perguntas podem fazer muito estrago e proteger multo territуrio. Й interessante observar nesse jogo й que a afirmaзгo que produz o descrйdito nгo precisa ser diretamente relacionada com alguma competкncia relevante. Nada precisa ser dito para criar o efeito desejado. O descrйdito nгo verbal pode ser comunicado por meio de um olhar certeiro, um movimento da cabeзa e um resmungo, ou uma inclinaзгo exagerada para trбs acompanhada de um profundo suspiro. Em geral, o jogo do descrйdito para proteger o territуrio sу precisa lanзar a duvida sob 0 DF

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