Teoria da administração

Categories: Trabalhos

0

Teoria da Administraçao Antecedentes da Administração Filósofos Sócrates (470 a. C. – 399 a. C. ) A Administração e uma habilidade individual separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão (429 a. C. – 347 a. C. ) Na sua obra “Repub e de administração d negócios públicos. OF2 p ocrática de governo Aristóteles (384 a. C. – 322 a. C. ) Fala sobre Monarquia, Aristocracia e sobre a Democracia. Maquiavel (1469-1527) Em sua obra mais famosa “O Príncipe”, demonstra como um governador deve comandar e se comportar e também diz que o ríncipe deve preferir ser temida a ser amado e que os “meios justificam os fins”.

Francis Bacon (1561-1626) Fundador da Lógica Moderna e considerado um dos pioneiros do pensamento científico moderno. Fomentou o principio da -lal Studia que não sobre duvida e ocorra erro) Thomas Hobbes (1 588 – 1679) O governo deve ser absoluto, uma sociedade onde os individuos estão sem governo tende a estar em guerra permanente por sobrevivência. Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778) Desenvolveu a teoria do Contrato Social. CONTRATO SOCIAL: é um acordo entre os membros de uma ociedade pelo qual reconhecem a autoridade igual sobre todos de um regime político, governante ou de um conjunto de regras.

Um dos pontos de desenvolvimento da TGA,ocorreu com a teoria da Administração Científica de Taylor, que desenvolveu conceitos e idéias que levaram ao desenvolvimento posterior da TGA. Taylor preocupou-se com a produtividade das fábricas, maximizando a produção e com a organização dos recursos materiais e de mão-de-obra, para uma melhor utilização dos mesmos e para uma melhor obtenção de lucros, sua teoria tinha ma ênfase nas tarefas.

Fayol por sua vez dizia que as empresas ou organizações possuíam seis funções sendo que elas são: Funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e funções administrativas, sendo a administrativa a mais importante. A teoria de Fayol era estruturalista. O que separa Taylor de Fayol é que Taylor preocupou-se com o chão de fábrica e Fayol preocupo-se com os níveis mais altos das organizações ou seja, com a gerencia das empresas. Bibliografia Chiavenato,ldalberto – Intr ria Geral da Administração

Habermas

0

Habermas e a Ética do Discurso Luiz Bernardo Leite Araujo* O movimento de reabilitação da razão prática dos últimos decênios

Read More

Administração

0

Eficiência: é a arte de fazer bem feito. É fazer a coisa de maneira certa para que a organização atinja

Read More