Teoria da administração

Categories: Trabalhos

0

Teorias da Administração O estudo da teria nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseado nisso escolher uma linha eficaz de ação, ela nos permite prever o que acontecerá em algumas situações, com esse conhecimento podemos aplicar diferentes teorias em diferentes situações. Teoria Científica: No início do século xx as empresas tiveram um crescimento acelerado, a ineficiência era predominante e as empresas nao eram padronizadas. Assim com a intenção de aumentar a eficiência da empresa por eio do nível operacional, surge administração cientifica.

Taylor observou que tratadas de forma cie IC PACE 1 ora pnnc(pios da teoria ci tífi. – – – O operário é individ financeiras. m ser estudadas e ente. ompensas – Buscar através de m todos cient ticos, o m ximo de eficiência nas tarefas. – Fazer mais, em menos tempo com o m[nimo de recursos. Suas características: – Estudo de tempo e movimento. – Estudo da fadlga humana. – divisão do trabalho/ especialização. – Padronização de métodos e maquinas. – Remu Swipe to vlew next page Remuneração por desempenho. – Condições ambientais de trabalho. Desenho de cargos e tarefas. – Linha de montagem. Principais autores: Lawrence Gantt, Harrington Emerson, Frank Gilbreth e Henry Ford. A teoria científica ainda é atual pois descreve aspectos que hoje são fundamentais como por exemplo: o combate ao desperdício, desenho de cargos e salários, busca constante pela produtividade com o máximo de eficiência. Teoria clássica: Começou com a tentativa pioneira de Henry Fayol de identificar os princípios e habilidades que servem de base à administração Stoner e Freeman).

A teoria clássica estuda toda a organização e sua estrutura, para garantir eficiência em todas as partes envolvidas; Seu estudo começa de cima (presidência, sócios) para baixo (operários) diferentemente da cientifica que começou da base para cima. Princípios da teoria Clássica: – prever: visualizar o futuro e traçar a ação. – Organizar: material e socialmente a empresa. – Comandar: dirigir e orientar o pessoal. – Coordenar: ligar e harmonizar. Controlar: tudo ocorre como o planejado.

Teoria de van bulow

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CSSA CURSO DE DIREITO ACADÉMICOS: JONATHAS PEREIRA FERNANDES LORENA

Read More

Resenha dos autores contratualistas

0

Campus de Nova Iguaçu Resenha comparativa dos autores contratualistas Este texto é uma resenha comparativa das idéias de três autores

Read More