Trabalho administração de marketing

Categories: Trabalhos

0

TRABALHO ADMINISTRAÇAO DE MARKETING TEMA:LIXO ELETRONICO DATA 14/04/2010 1. Definição de Lixo Eletrônico: Lixo eletrônico ou resíduo eletrônico se refere a todos os produtos eletrônicos que deixaram de ter utilidade, como computadores, DVDs, CDs, lâmpadas fluorescentes e filmadoras, view nent page entre outros. 2. Estudo sobre de Brasil: Só para se ter uma id 5% de todo o lixo pro que 50 milhões de to população do planeta. 0 no Mundo e no os já representam .

Podemos dizer todos os anos pela Segundo estudo realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) após a constatação de que o crescimento conômico dos países emergentes levou a um maior consumo doméstico, com uma classe média cada vez mais forte e estabilidade econômica para garantir empréstimos para a compra de eletroeletrônicos. Mas, junto com isso, veio à produção sem precedentes de lixo. A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas por ano.

Grande parte certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas a ONU alerta agora para a explosão do fenômeno nos emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso lal Studia 20EIO [áll$] 30EIO especializada. Segundo a Base Action Network uma ONG que também fiscaliza o tráfico de lixo eletrônico as duas cidades no mundo com os maiores números de estações de reciclagem são: Guiyu, China e Laos, na Nigéria.

No filme “The Corporation”, temos um documentário que fala a respeito das grandes corporações e seus projetos de sustentabilidade ou a ausência deles , bem como a utilização da mão de obra pouco especializada e muito barata principalmente de países Asiáticos e Africanos. Tanto a fiscalização sobre o tráfico do lixo eletrônico é nsuficiente e ineficiente, bem como a fiscalização das condições de trabalho exercidas para que ocorra essa reciclagem Podemos concluir que nem a sustentabilidade e nem a dignidade estão sendo respeitadas pelas grandes corporações, principalmente nesses continentes de população carente.

Existe uma grande diferença entre empresas verdes e empresas que apenas apresentam uma estratégia de marketing verde. 7. Leis Que Seguem a Convenção da Basiléia: A União Européia já tem aprovado leis que seguem a Convenção da Basiléia e proíbe os casos de exportação de lixo perigosos para países em desenvolvimento. A UE ainda prepara regras que incluem a responsabilização das empresas pelo ciclo todo do seu produto.

Nos Estados Unidos a grande questão levantada é a alegação que os custos para adaptação a reciclagem é alto e o investimento de mais dinheiro nesse momento seria inviável Inclusive os EUA não havia ratificado a Convenção da Basiléia, mas terão que se adaptar as novas regras, pois estamos em mundo globalizado, liderado por grandes bloc e pela união de AGE 4 0 mundo globalizado, liderado por grandes blocos econômicos e pela união de companhias para atingir um mercado cada vez maior.

E nesse momento todas as políticas mundiais estão voltadas a proteção do meio ambiente e quem não se enquadra nesse perfil pode sofrer sanções. No mundo dos negócios o consumidor já esta conseguindo identificar quem realmente tem preocupação sustentável, assim como governos e fornecedores. Todos estão tendo que se encaixar nesse novo contexto mundial. Outro ponto relevante é que até as próprias instituições financeiras mundiais responsáveis pelo crédito disponível ao mercado tem adotado políticas sustentáveis e tem exigido isso de seus parceiros.

No Brasil, a USP lançou ano passado o primeiro centro de eciclagem focado no lixo eletrônico. A princípio para utilização da própria faculdade, mas a idéia é que toda a população possa se utilizar do centro de reciclagem 8. onde Reciclar Existem várias empresas que fazem reciclagem dos materiais e também existe a opção de doação para associações que trabalham com inclusão digital. É Preciso ter m mente que muitas pessoas podem reutilizar o que para nós é obsoleto.

No Brasil O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) lista as principais empresas de informática e celulares e outros aparelhos e onde determinadas marcas podem ser descartadas. A ONG Lixo Eletrônico também dá aos outros usuários uma lista de locais onde pode ser feita a doação para a reciclagem dos resíduos eletrônicos. 0 Descarte Neste ponto vamos focar em um produto especifico de uma das companhias já citadas nesse trabalho ver alguns aspectos do seu mix de marketing, sua aquisição pelo consumidor e seu descarte.

Notebook Inspirion 15 – Dell Parte superior do formulário Preço I R$l . 899 Preço nao inclui frete, apenas impostos I 1 2x sem juros de R$1 59 no cartão de crédito. Compra Via Internet Detalhes de descontosAlerta de compatibilidadeParte inferior do formulário Parte superior do formulárioComponentes Processador Intem core”‘2 Duo T6600 (2. 2 GHZ, 2 MB L2 cache, 800 MHZ FSB) – BRH4547Windows@ 7 Home Basic Original 64-bit em PortuguêsPretoMemória 3GB DDR2 800MHz (lx IGB + lx2GB)Disco Rígido SATA de 320GB (5400RPM)McAfee Security Center – 1 anoAcessórios Microsoft@ Works 9. em PortuguêsSeruiços 1 ano de GarantiaSem proteção contra acidentes30 dias Grátis de serviço de proteção em caso de roubo – FailsafeArmazenamento de 2Gb por 1 anoTambém incluiGravador de DVD/CD (Unidade DVD*/- RW 8x)DelI Wirelessw 1397 Haif Mir-,i card (802. 1 Ig)TeIa True Life Widescreen WLED WXGA (1366×768) de 15. 6 polegadasWebcam de 1. 3 Mega PixelsPlaca de Video Integrada Intel Graphics Media Accelerator X4500HDPlaca de Rede 10 aBateria de 6 6 0 venda. Interessa-se em adquirir o produto.

Analisa as condições de pagamento acha que esta de acordo com o seu orçamento e adquire este notebook conforme as especificações acima. Depois de usufruir de todas as vantagens oferecidas pelo produto, passados dois anos (média que através desse trabalho foi verificada que um usuário de computador permanece com o produto) esse consumidor vai considerar o produto obsoleto e vai adquirir um novo notebook. Nessa hora vem à dúvida o que fazer com o notebook obsoleto.

Esse consumidor consciente dos riscos que o descarte do produto no lixo comum pode causar ao meio ambiente entra no site da Dell para verificar se essa Companhia recicla o lixo eletrônico. E tem uma surpresa positiva: Entretanto quando do preenchimento do formulário para a reciclagem e coleta do Lixo Eletrônico pede-se o prazo de 05 dias para agendamento, ou seja, deve-se agendar a coleta para 05 dias após o dia do preenchimento do formulário. Eo motivo é simples é uma empresa terceirizada que faz a coleta e que após a coleta ai encaminhar o produto para a reciclagem.

Inclusive a Companhia Informa que pode ser cobrada uma taxa de cancelamento por seu parceiro caso a coleta seja cancelada com apenas dois dias de antecedência. 10. Conclusão O lixo Eletrônico atualmente tem sido uma das grandes preocupações relativas ao meio ambiente, pois conforme vimos no nosso mundo moderno as tecnologias avançam de forma muito acelerada e o mercado lobal proporciona que s lançamentos tecnológicos tempo real em todas partes do mundo, não Importando ser um pais desenvolvido, emergente ou em desenvolvimento.

Todos tem acesso as udanças que ocorrem e todos os consumidores desses países não tendem a ficar com seu equipamento eletrônico por um periodo longo, gerando assim o descarte. Esse descarte feito de lixo eletrônico como descarte de lixo comum, acaba gerando implicações no meio ambiente. No nosso exemplo o computador é feito de metais e plásticos. Plásticos não são biodegradáveis, ou seja, não se decompões facilmente, levam milhões de anos para se decompor e alguns metais do computador geram danos graves a saúde.

Imaginem o chumbo em contato com um lençol freático ou o mercúrio. Enfim por este motivo o Greenpeace e várias ONGs tem estado alertas a fiscalização do tráfico do lixo eletrônico e também ranqueando as industrias com relação ao desencadeamento que elas dão para seus equipamentos antigos. Relativo às Indústrias de Informática, elas tem buscado melhorar o seu posicionamento no ranking verde. Duas delas já deram a largada a Accer e Apple, elas estão disponibilizando no mercado os PCS Verdes, entretanto elas não tem política de reciclagem.

Ao contrário a Dell que ainda não lançou o seu PC Verde, mas em seu site oferece o serviço de reciclagem de seus aparelhos de orma gratuita. Durante a execução desse trabalho não encontrei nenhuma Companhia que fizesse a reciclagem sem transferi-las a terceiros, nem a coleta é feita pela Companhia, como é o caso da Dell. Existem vários projetos para Construção de Centros de Reciclagem e locais para que a população descarte seu lixo eletrônico. Pilhas e baterias de celulares já são recol 80F 10 que a população descarte seu lixo eletrônico.

Pilhas e baterias de celulares já são recolhidas em alguns postos de coletas que vão desde bancos até lojas que revendem esses produtos. Mas os computadores não tem a mesma sorte. E o que se verifica é que inclusive o consumidor não é orientado a reciclagem, não é informado pela própria empresa do produto eu ele pode reciclar aquele produto. No próprio site da Dell a Reciclagem é um item renegado que se encontra no rodapé em letras minúsculas: Ou seja, se o consumidor não tiver o minimo de informação ou cultura e não for engajado em causas ecológicas, ele não vai saber que pode reciclar seu computador.

Ele simplesmente vai descartá-lo no lixo comum. Tenho como opinião que as Companhias deveriam exaltar a reciclagem do lixo Eletrônico, se não a fizerem pelo menos nformar em seus SACs, em seus sites empresas que fazem a reciclagem do material utilizado no equipamento. Poderiam promover parcerias com associações de inclusão digital. Ou seja, recuperar equipamentos para distribuir a instituições que farão um bom uso e não consideram aquele modelo obsoleto, pois o utilizam com pessoas em fase de primeiro contato com este tipo de tecnologia.

Outra alternativa seria até um procedimento que já foi utilizado em alguns lançamentos de produtos pela HP. Em algumas campanhas a HP dava desconto a quem levasse sua impressora, scanner ou multifuncionais usados a loja em que ia adquirir o seu roduto. O consumidor em virtude da vantagem do desconto leva o lixo eletrônico até o ponto de venda, ou seja, já reduz o trabalho da coleta e esses produtos odem ser reciclados e descartados de maneir seja, já reduz o trabalho da coleta e esses produtos podem ser reciclados e descartados de maneira correta.

As empresas de produtos de informática nao apresentam ainda eficiência e tão pouco eficácia para a solução do lixo eletrônico. Até mesmo a Dell que proporciona reciclagem, através da coleta gratuita ainda esta bem longe de solucionar o descarte inadequado do seu lixo eletrônico. Pois o que mais vemos por aí são carcaças de computadores, placas, teclados, enfim, não há uma campanha séria da indústria para que existam pontos de coletas assim como há a coleta em supermercados de garrafas pet, óleo vegetal entre outros.

E são muito poucas as empresas terceirizadas que efetuam a reciclagem do lixo eletrônico e que efetuam a coleta desse lixo. Até USP que possui hoje estrutura para reciclagem do lixo eletrônico só veio abrir esse serviço a população um ano após a inauguração do projeto. E no Brasil esse é o único projeto já existente para reciclagem do lixo eletrônico. O marketing verde dessas indústrias esta muito abaixo do que o mercado precisa e elas ainda estão muito longe de se tornarem empresas verdes.

A sustentabilidade ainda é um conceito que está engatinhando nessas indústrias. Tenho a impressão que existe uma certa timidez ou vergonha em relação a empresa dizer ao seu consumidor que temos sempre novidades, mas existem outras pessoas no mundo que podem se “contentar” como o nosso velho que hoje é o seu usado. O consumo do novo tem que ser maior do que a preocupação com o meio ambiente. Um dia iremos pagar essa conta. 0 DF 10

Relações sociais

0

“RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL” – ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇAO HISTORICO-METODOLOGICA Autora: IAMAMOTTO, Marilda Vilella. São Paulo, Ed.

Read More

Simpep

0

ipepPIataformas Logísticas: uma abordagem na perspectiva do desenvolvimento para a Amazônia Ocidental Hobed Rosal (UFSC/CNPq) obbdy@yahoo. com Leonor Farias Abreu

Read More