Trabalho da missa
A VERDADE CRISTO «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida» Cristo é ao mesmo tempo o caminho e o fim: o caminho, pela sua humanidade, o fim, pela sua divindade. Assm, enquanto homem que é, diz: «Eu sou o Caminho» e, enquanto Deus que é, a isto acrescenta: «A Verdade e a Vida». Estas duas últimas palavras designam bem o fim desse caminho, pois o fim desse caminho é o fim do desejo humano. Cristo é o caminho para se atingir o conhecimento da verdade, sendo Ele próprio a verdade: «Ensina- me, Senhor, o teu caminho, e caminharei na verdade» (SI 85,11).
E Cristo é o caminho p «Hás-de ensinar-me pois um caminho a s caminho: «Este é oc Agostinho: «Caminha ar 3 Sv. içx to nut*ge o Ele próprio a vida: ,11). Se procuras s Ele próprio éo 1). E comenta Santo egarás a Deus». Porque mais vale coxear durante o caminho do que caminhar a passos largos mas fora do caminho. Aquele que no caminho coxeia, mesmo se não avançar, aproxima-se do Swlpe to vlew next page seu fim: mas aquele que caminha fora do caminho, quanto mais denodadamente correr, mais do seu fim se afastará.
Se procuras para onde ir, sê unido a Cristo, porque Ele é em pessoa a verdade a que desejamos chegar: «Sim, é a verdade que a minha boca proclama» (Pr 8,7). Se procuras onde ficar, fica junto a Cristo porque Ele é, em pessoa, a vida: «Aquele que me encontrar, encontrará a vida» (Pr 8,35). “Ninguém vai ao Pai sem passar por mim” “Eu sou o camlnho, a verdade e a vida. ‘ Cristo parece dizer- nos: “Por onde queres passar? Eu sou o caminho. Onde queres chegar? Eu sou a verdade. Onde queres ficar?
Eu sou a vida. ” Caminhemos pois em plena segurança por este caminho; e, fora do caminho, cuidado com as armadilhas, porque, dentro do caminho, o inimigo não ousa atacar – o caminho é Cristo – mas fora do caminho ele monta os seus ardis… O nosso caminho é Cristo na sua humildade; o Cristo verdade e vida é Cristo na sua grandeza, na sua divindade. Se seguires o caminho da humildade, chegarás ao Altíssmo; se, na tua fraqueza, não desprezares a humildade, permanecerás cheio de força no Altíssimo.
Porque é que Crist PAGFarl(F3 raqueza, não desprezares a humildade, permanecerás cheio de força no Altíssimo. Porque é que Cristo tomou o caminho da humildade? Foi por causa da tua fraqueza que estava ali como obstáculo intransponível; foi para te libertar dela que tão grande médico veio a ti. Não podias ir até ele; ele veio até ti. Veio ensinar-te a humildade, esse caminho de regresso, porque era o orgulho que nos impedia de retornar à vida que ele mesmo nos tinha feito perder… Então, Jesus, tornando-se nosso caminho, grita-nos: “Entrai pela porta estreita! Mt 7,13). O homem esforça-se por entrar, mas o inchaço do orgulho impede-nos de tal. Aceitemos o remédio da humildade, bebamos esse medicamento amargo mas salutar… O homem inchado de orgulho pergunta: “Como poderei entrar? ” Cristo responde: “Eu sou o caminho, entra por mim. Eu sou a porta 00 10,7), por que procurar noutro sítio? ‘ para que não te percas, ele fez se tudo por ti e diz-te: “Sê humilde, sê manso” (Mt 11,29). São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, doutor da Igreja PAGF3ÜF3