Trabalho de antropologia
FATEOS – FACULDADE DE TEOLOGIA SEMEAR BACHAREL EM TEOLOGIA OF4 p AN ROPO OGIA aprofundado a respeito do homem e suas relaзхes com o melo em que vive, conforme proposta do capнtulo supracitado. momento que o sйculo XVIII traзa um esboзo de uma antropologia social e cultural, diferente dos viajantes dos sйculos anteriores que nгo focavam a sua observaзгo no homem, mas no ambiente ao redor deste. Desenvolve-se dessa forma uma nova postura onde nгo basta somente observar o que foi coletado no passado, mas processar esta observaзгo, de onde surgirб uma tividade de organizaзгo e elaboraзгo chamada etnologia.
Um grande passo й dado em relaзгo аs observaзхes sistematizadas e organizadas, pois comeзa a haver um esboзo de estudo do homem nos seus aspectos fнsicos, psнquicos, sociais e culturais, contudo ainda nгo havia bases sуlidas para o estudo propriamente dito, firmado em uma antropologia cientifica, pois nгo havia distinзгo entre o saber cientнfico e filosуfico, onde nгo eram claramente delineados os aspectos biolуgicos, econфmicos, filosуficos e lingь[sticos e somado a estes fatores nao havia ambйm uma separaзгo clara entre o discurso antropolуgico e o discurso histуrico.
A Antropologia sу comeзarб mesmo a ter bases sуlidas do sйculo XIX em diante, mas nгo podemos deixar de notar a grande importвncia e influкncia que o sйculo XVIII teve na formaзгo do projeto que comeзou a construir o conceito do homem no meio em que vive e interagindo com esse meio. divisor de бguas para a formaзгo de uma antropologia moderna que se desenvolveria de maneira mais clara a partir do sйculo XIX, e entendemos que todo processo de transiзгo, construзгo, esconstruзгo de conceitos e paradigmas, й visto de uma maneira traumбtica por algumas correntes de pensamento mais conservadoras, mas essa revoluзгo de pensamento que deu uma nova visгo a respeito do homo erectus, objeto de estudo, contribuiu com o momento embrionбrio da antropologia que comeзou a construir o estudo das sociedades medievais e contemporвneas.
Este embriгo tomou forma, cresceu e ainda estб chegando а sua fase adulta, pois muito ainda temos que descobrir a respeito das sociedades contemporвneas, e enquanto o homem estiver na face da Terra nunca deixarб de ser sujeito e bjeto de estudo da antropologia.
Serб que chegaremos ao ponto de dizer que um dia a antropologia nгo serб mais necessбria porque jб sabemos tudo a respeito do homem, ou diremos que ela nunca chegarб a sua fase adulta ou nunca morrerб porque sempre terб uma nova sociedade para estudar? Se o homem ainda existir por um perнodo de 200 a 500 anos como serб a antropologia do futuro? Serб que teremos que refazer conceitos, reorganizar sistemas, refazer observaзхes ou poderemos dispor da antropologia na sua fase atual? O tempo dirб. 4DF4