Trabalho de plc
P CC Do inglês Power Line Communications, aproximadamente “comunicações através de linha de força”) é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia elétrica. A ideia desta tecnologia não é nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia eléctrica. Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras numa edificação para ser implantada. A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace.
Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em onjunto com outras ora to view nut*ge Histórico da tecnologia PLC Sistemas de Powerline Carrier, chamados também de OPLA (Ondas Portadoras em Linhas de Alta Tensão), têm sido utilizados pelas empresas de energia eléctrica desde a década de 1920. Estes sistemas foram e ainda são utilizados para telemetria, controle remoto e comunicações de voz. Os equipamentos são muito robustos e normalmente tem uma vida útil superior a trinta anos.
Só recentemente, com o avanço de instalação de fibras ópticas e redução de preço dos sistemas de telecomunicações, iversas empresas de energia eléctrica decidiram abandonar o Carrier. Como resposta, os fabricantes estão deixando de produzir estes equipamentos por falta de procura. Al Algumas, poucas, aplicações de banda estreita em residências e sistemas de segurança e automação predial utilizam ainda sistemas de Powerline Carrier de banda estreita, baixa velocidade e com modulação analógica.
Funcionamento Existem dois tipos de PLC: • a primeira é a interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede eléctrica interna de um apartamento ou de um prédio; ?? a segunda é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia eléctrica. O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na casa dos MHz (1 a 30 MHz), e a energia eléctrica é da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio.
Com isso, mesmo se a energia eléctrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido. A tecnologia, também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade simétrica, ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados. O sinal do BPL sai da central, indo para o injector, que vai se encarregar de enviá-lo para a rede eléctrica.
No carmnho, o repetidor tem a função de evitar que os transformadores filtrem as altas frequências. Chegando perto da casa, o extractor, que deixa o sinal pronto para uso da casa, cheg para uso da casa, chegando até o modem BPI- que vai converter para uso pelo computador, através de uma porta Ethernet ou USB. No penúltimo passo, no caminho poste-casa, há 3 meios: or cabo de fibra óptica, por wireless ou pela própria fiação eléctrica, este último mais provável.
Como há um repetidor a cada transformador, e nesse sistema com grids inteligentes não se usa mais os actuais ‘relógios’, descarta-se a desvantagem mais famosa na Internet do uso do PLC – de que os transformadores, por absorver os sinais, impossibilitariam a instalação. Vantagens do uso da PLC Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia eléctrica, qualquer “ponto de energia” é um potencial ponto de rede, ou seja, só é preciso ligar o equipamento e conectividade (que normalmente é um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados.
Além disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar até aos 200Mbps em várias frequências entre 1,7 MHz e 30 Mhz. Desvantagens do uso da PLC Uma das grandes desvantagens do uso da PLC (ou BPL), é que qualquer “ponto de energia” pode se tornar um ponto de interferência, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofrequência, como receptores de rádio, telefones sem fio, alguns tipos de interfone e, dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferênc PAGF3ÜFd lguns tipos de interfone e, dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferência.
A tecnologia usa a faixa de frequências de 1,7 MHz a 50 MHz, com espalhamento harmónico até frequências mais altas. Outra desvantagem é o fato de ser half-duplex sem esquecer que é um sistema de banda partilhada. Estas duas características fazem com que o débito seja reduzido em comparação com outras tecnologias. Em alguns países, existem movimentos e ações judiciais contra a sua instalação. Equipamentos Os principais equipamentos presentes em redes PLC são: Modem (PNT): Usado para a recepção e transmissão dos ados, o modem é instalado em um host (estação de trabalho, servidor, etc. que é ligado à tomada de electricade. É responsável pela comunicação com o Demodulador Repetidor (PNR). Demodulador Repetidor (PNR): Este equipamento faculta o acesso directo do sistema In door para o sistema Outdoor. Cada residência tem um, e este comunica com o Concentrador Mestre (PNU). Concentrador Mestre (PNU): Controla o sistema Outdoor e liga uma Célula de Energia (Power Cell) à rede do backbone. Geralmente esta localizada no transformador. Deste ponto em diante a comunicação pode ser feita pela operadora de telecomunicações.