Sócrates

Categories: Trabalhos

0

Sócrates Nascido em Atenas no ano c. 469,470 a. C e faleceu em 399 a. C. com apróximadamente 70 anos, seus pricipais interesses eram o conhecimento, filisofia, epistemologia, ética, religião, política e virtuides. Sócrates foi um filósofo ateniense, e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental. É considerado por muitos filósofos como o modelo de filósofo. Foi o professor do Platão, um dos mais influentes filósofos da atualidade. Pouco se sabe ao certo sobre sua vida, as fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são fornecidas por Platão.

Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Sócra todavia se escalava o bom e ao justo. Dedi dos cidadãos de Aten próprios filhos. A ra a org zeres dos sentidos, irtudes, junto ao ias (Maiêutica) em relação a seus com a justiça da Pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia, os detalhes sobre a vida de Sócrates derivam de três fontes contemporân Swlpe to vlew next page contemporâneas: os diálogos de Platão, as peças de Aristófanes os diálogos de Xenofonte.

Sócrates assumia-se como alguém que sabe que nada sabe. Assim, para ele, a escrita fecharia o conhecimento, deixando-o de forma acabada, amarrando o seu autor ao estrito contexto de afirmações inamovíveis: se essas afirmações contemplam o erro, a escrita não só o perpetua como garante a sua transmissão. Durante sua infância, ajudou seu pai no ofício de escultor. Seu destino foi apontado, pelo próprio Oráculo de Delfos, como um grande educador.

Sócrates defendia que deve-se sempre dar mais ênfase à procura do que e não sabe, do que transmitir o que se julga saber, privilegiando a investigação permanente. Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Platão afirma que Sócrates não recebia pagamento por suas aulas. Sua pobreza era prova de que não era um sofista. Várias fontes, inclusive os diálogos de Platão, mencionam que Sócrates tinha servido ao exército em várias batalhas.

O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro ugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normal PAGFarl(F3 do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendendo a pensar por si mesmo. As crenças de Sócrates, em comparação às de Platão, são difíceis de discernir.

Há poucas diferenças entre as duas ideias filosóficas. Consequentemente, diferenciar as crenças filosóficas de Sócrates, Platão e Xenofonte é uma tarefa difícil e deve-se sempre lembrar que o que é atribuído a Sócrates pode refletir o pensamento dos utros autores. Se algo pode ser dito sobre as ideias de Sócrates, é que ele foi moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferente de seus contemporâneos atenienses.

Quando estava sendo julgado por heresia e por corromper a juventude, usou seu método de elenchos para demonstrar as crenças errôneas de seus julgadores. Sócrates acredita na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo “conhece-te a ti mesmo”. 29-03-12 PAGF3ÜF3

Reflexхes sobre alfabetizaзгo

0

O que brilha mais que o sol? Peterson um garoto muito feliz, como toda crianзa adora brincar, ele tem dois

Read More

Trabalho de macroeconomia

0

Em 2011, a entrada maciça de capitais externos acumulada até o mês de abril proporcionou um superávit de US$ 53,4

Read More