Trabalho de teoria dos jogos
Trabalho de Teorias dos jogos A Teoria dos jogos é empregada constantemente no mundo corporativo para a análise de decisões, principalmente aquelas relacionadas a estratégias que visem melhorar a posição da empresa frente aos concorrentes, ou neutralizar as ações destes no mercado. Ela estuda o comportamento de indivíduos e organizações em situações conflituosas ou competitivas, que através de fórmulas matemáticas, nos ajudam a traçar melhores estratégias de forma mais racional, minimizando erros e maximizando resultados. Podemos utilizar esta teoria desde uma negociação salarial Sv. pe to Swipe lo nexL page entre um empregad por fatias de mercad s r ar 3 visando neutralizara . „ indicadores econômi produtos ou diminui uta de empresas ação de produtos seus propnos mento de novos pela concorrência e Em relação ao número de jogadores podemos ter dois ou mais jogadores. Em relação ao pagamento total o jogo pode ser constante ou não-constante, as decisões podem ser simultâneas ou sequenciais, as jogadas podem ser uma de cada vez ou repetidas, o acesso à informaç informação perfeito (amplo) ou imperfeito (restrito) e as bordagens podem ser cooperativas ou não-cooperativas.
Teremos jogos de soma constante com ponto de sela, sem ponto de sela, soluções por estratégias dominantes, soluções por critérios de Minimax e Maximin, uso de estratégias puras, estratégias mistas em jogos repetitivos e não-repetitivos, solução por programação linear, dilema do prisioneiro, equilíbrio e estratégias de Nash, enfim uma série de soluções, dependendo de cada tipo de jogo e que pode ser usada para as mais variadas aplicações em decisões estratégicas.
Além das aplicações mencionadas acima, também podemos tilizar a teoria dos jogos para avaliar problemas como locallzação, licenciamento de patentes, sinalização de mercado, alocação de custos, competição por meio de propaganda, leilões, dentre outras aplicações. Esta ferramenta mostra que muitas vezes a cooperação entre dois participantes é a melhor alternativa para ambos, de modo que, seus resultados são do tipo ganha-ganha.
Mas muitas vezes o que se observa é que os dois perdem em função de ambos quererem o máximo de resultado para si em detrimento a um resultado médio para ambos. Essa teoria inclusive incentiva a ooperação em alguns casos de possíveis oponentes, PAGFarl(F3 Essa teoria inclusive incentiva a cooperação em alguns casos de possíveis oponentes, mostrando-lhes racionalmente que o melhor para todos seriam abdicar do máximo e buscar soluções que fossem boas para todos.
Vemos isto claramente no jogo do dilema do prisioneiro. No equilíbrio de Nash, verificamos claramente que após alcançado o equilíbrio (ou seja, melhor situação para ambos), uma mudança na estratégia de qualquer dos participantes iria diminuir a posição do que mudou e melhoraria a posição do que e manteve sem mudar, ou seja, para que houvessem mudanças positivas para cada um dos participantes, os dois devem entrar em um consenso e melhorar a posição para eles.
Com isso ninguém consegue mudar sua estratégia unilateralmente. Como visto, o emprego da teoria dos jogos é ampla e serve como uma ferramenta na tomada de decisões e planos estratégicos, porém entendo que há algumas limitações neste modelo em que muitas vezes deve ser alimentado continuamente de informações para que aumente sua eficácia na escolha das melhores alternativas. Rodrigues Alvarez Efren PAGF3ÜF3