Teoria dos jogos

Categories: Trabalhos

0

Histórico A primeira discussão conhecida da teoria dos jogos ocorreu em uma carta escrita por James Waldegrave em 1713. Nesta carta, Waldegrave propoem uma solução de estratégia mista de minmax para a versão de duas- pessoas do jogo Le Her. Isto foi tudo até a publicação de Antoine Augustin Cournot Pesquisas sobre os princípios matemáticos da Teoria da Riqueza em 1838, que estabeleceu os princípios teóricos da teoria dos jogos. Neste trabalho Cournot considera uma dupólio e apresentav equillbno de Nash.

Embora a análise de Waldegrave, a teoria I 05 37 Swipe to page a versão restrita do do que a de os jogos realmente não existiu como um campo unificado até que John von Neumann publicou uma série que trabalhos em 1928. Enquanto o matemático Francês Borel possuía alguns trabalhos anteriores na teoria dos jogos, Von Neumann pode com justiça ser creditado com o o inventor da teoria dos jogos. Foi um brilhante matemático cujo trabalho longo, alcança desde a teoria dos conjuntos até seus cálculos que foram chave para o desenvolvimento da bomba atômica e de hidrogênio e finalmente o seu trabalho para desenvolvimento de computadores.

A primeira descrição formal da teoria dos jogos foi feita por Von ensava em disputas entre indivíduos, com base na razão e seleção sexual. Mas foi Hamilton (1967) quem primeiro usou o termo nesse contexto de competição individual, descrevendo uma “estratégia imbatível”, que é muito semelhante a uma Estratégia Evolutivamente Estável – EEE, como foi definida mais tarde por Maynard Smith e Price (1973), que também elaboraram o primeiro modelo de um jogo evolutivo.

Ainda houve experimentos com competição por parceiros feitos por Parker (1970), que implicitamente assumiam a Idéia de uma EEE. Em 2005, cientista da teoria dos jogos homas Schelling e Robert Aumann venceram o Prémio Nobel. Schelling trabalhou nos modelos dinâmicos, o primeiro exemplo da teoria jogos evolucionário. Teoria dos jogos É um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.

Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada pela Corporação RAND (instituição sem fins lucrativos que realiza pesquisas para contribuir com a tomada de decisões) para definir estratégias nucleares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos ampos acadêmicos. 37 ética, economia, administração, filosofia, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inumeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação que a vem utilizando em avanços na inteligência artificial e cibernética.

A teoria dos jogos distingue-se na economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das stratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objetivos comuns. Também usada, segundo Joseph Lampel, para examinar a concorrência e a cooperação dentro de pequenos grupos de empresas. A partir daí, era apenas um pequeno passo até a estratégia.

Pesquisadores de administração de estratégia têm procurado tirar proveito da teoria dos jogos, pois ela provê critérios valiosos quando lida com situações que permitem perguntas simples, não fornecendo respostas positivas ou negativas, mas 2 ajuda a examinar de forma sistemática várias permutações e ombinações de condições que podem alterar a situação. As questões estratégicas da vida real dão origem a um número ime es, impossibilitando o dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectos significativos da vida em sociedade.

Um exemplo deste último tipo de aplicações é o Dilema do prisioneiro (esse jogo teve sua primeira análise no ano de 1953) popularizado pelo matemático Albert W. Tucker, e que tem muitas implicações no estudo da cooperação entre indivíduos. Os biólogos utilizam a teoria dos jogos para compreender e prever o desfecho da volução de certas espécies. Esta aplicação da teoria dos jogos ? teoria da evolução produziu conceitos tão importantes como conceito de Estratégia Evolucionariamente Estável, introduzida pelo biólogo John Maynard Smith no seu ensaio Teoria dos jogos e da evolução do combate.

Complemento ao interesse acadêmico, a teoria dos jogos vem recebendo acadêmicas. O uso da teoria dos jogos é para se conhecer, previamente, o melhor resultado para os jogadores diante das estratégias praticadas. Economia e negócios Economista tem usado a teoria dos jogos para analisar um vasto leque de enômenos econômicos, incluindo leilões, barganhas, oligopólios, formação de rede social, e sistemas de votação. Estas pesquisas usualmente se focam em um conjunto particular de estratégias conhecidas como equilibrio no jogo.

Este conceito de solução é usualmente baseado naquilo que é requerido pelas normas de racionalidade. A mais famosa destas é o equilíbrio de Nash. Um conjunto de estratégias é um equilíbrio de Nash se cada uma representa a melhor resposta para as outras estratégias. Então, se todos os jogadores estiverem jogando a estratégia em um equilíbrio de Nash, eles nao terão nenhum ncentivo a se desviar dela, desde que as suas estratégias é a melhor que eles podem obter dado que os outros façam. Os valores na matriz de ganhos (payoffs) dos jogos são geralmente definidos pela função de utilidade de cada jogador individual.

Freqüentemente na modelagem de situações em que os ganhos representam dinheiro, o qual presumivelmente 4 para o tipo a propriado para o problema. Economistas sugerem dois usos primários para estas estratégias. O descrltivo e o normativo. Descritivo O primeiro uso é para nos informar acerca de como as populações humanas se comportam realmente. Algumas escolas acreditam que se encontrando o equilbrio dos jogos ele pode predizer como realmente populações humanas irão se comportar quando confrontar com situações análogas a do jogo estu dado.

Esta visão particular da teoria dos jogos possui atualmente certa descrença. Primeiro, ela é criticada porque precondições assumidas pelos teóricos dos jogos são freqüentemente violadas. Eles devem assumir que os jogadores sempre agem com racionalidade para maximizar seus ganhos (modelo do homos economicus), mas seres humanos reais frequentemente agem de forma irracional, ou agem racionalmente para aximizar o ganho de um grande grupo de pessoas . Teóricos dos jogos respondem comparando suas suposições a aquelas usadas pelos físicos.

Portanto enquanto suas suposições nem sempre se concretizam, eles podem tratar a teoria dos jogos como uma razoável idealização ligado aos modelos usados por físicos. porém, criticas adicionais deste uso da teoria dos jogos tem sido criadas porque alguns experimentos tem demonstrado que indivíduos não jogam por estratégias de equilíbrio. Alguns teóricos dos jogos teoria de ioeos evolucionária não presume necessariamente a evolução natural no sentido biológico.

A teoria dos jogos evolucionária inclui tanto a evolução cultural como a biológica e também modelos de aprendizagem individual (por exemplo, dinâmica de jogos de ficção). Normativo por outro lado, alguns estudiosos vêem a teoria dos jogos não como uma ferramenta para prever o comportamento humano, mas como uma sugestão de como as pessoas devem se comportar. Desde um equilíbrio de Nash de um jogo constituem umas das melhores respostas para as ações dos outros jogadores, utilizarem uma estratégia que faça parte de um equilíbrio de Nash parece apropriado.

Porém, isto expõe a teoria dos jogos a algumas riticas. Primeiro, em alguns casos é apropriado jogar em uma estratégia de nao equilíbrio se espera que os outros jogadores adotem estratégias de não equilbrio também. Dilema do prisioneiro apresenta outro contra-exemplo em potencial. No dilema do prisoneiro, cada jogador persegue seus própnos interesses levando outros jogadores em estado pior do que eles não tivessem perseguindo seus próprios interesses.

Alguns estudiosos acreditam que isto demonstra a teoria dos jogos como estratégia evolucionária estável ou (EEE), que foi criada por John Maynard Smith (descrita em seu livro em 1982). Embora sua motivação inicial não envolva qualquer pré requisito metal do equilíbrio de Nash, cada EEE esta em um equilíbrio de Nash- Na biologia, a teoria dos jogos foi usada para compreender muitos fenômenos diferentes, foi primeiramente usada para explicar estabilidade aproximadamente 1:1 da razão dos sexos.

Ronald Fisher (1930) sugeriu que a razao 6 dos sexos de como resultados das forcas evolucionárias atuando para que indivíduos, que pode ser vista como uma tentativa de maximizar o número de seus netos. Além disto, biólogos têm os ioeos evolucionários e para a paz democrática é que o debate úblico e aberto da democracia envia informações claras e confiáveis a respeito da sua opinião em relação a outros estados.

Em contraste, existe a dificuldade de se conhecer as intenções de líderes não democráticos, o que afeta as concessões a serem feitas, e se as promessas irão ser mantidas. Portanto haverá desconfiança e má vontade efetuar concessões se ao menos uma das partes na disputa é não democrática. Como também pode ser utilizada na política na formação de alianças entre partidos. O poder de cada uma dessas alianças pode ser determinado através do cálculo do Valor de Shapley (Shapley value).

Filosofia A teoria dos jogos tem demonstrado várias aplicações na filosofia. Respondendo a dois trabalhos de W . V. O. Quine (1960, 1967), David Lewis (1969) usou a teoria dos jogos para desenvolver uma explicação filosófica da convenção. Fazendo isto, ele provou à primeira análise do senso comum e empregou nisto a análise utilizada no jogo da coordenação. Além disto, ele primeiro sugeriu destes pode compreender o significado em termos de jogos de sinalização. Esta última sugestão foi ampliada por vários filósofos desde Lewis (Skyrms 1996, Gnr-n et al. 2004).

Jornalismo os jogos, esquematizados (descrição de jogadores, estratégias, ganhos e perdas) e descritos tanto na forma normal (matrizes) ou na forma extensiva (árvores de decisão) são capazes de demonstrar com extrema objetividade o que na maioria das vezes é s omente avaliado subjetivamente, impedindo uma compreensão científica das interações estratégicas. Também pode ser aplicada na assessoria de imprensa Outros autores têm tentado usar a teoria dos jogos evolucionaria de modo a surgimento atitudes humanas cerca da moralidade comportamentos animais corres ondentes. Definição de ioeo PAGF 37

Afonso pena

0

* Afonso Pena * “Governar é povoar” * Biografia Filho de migrante Português; Santa Bárbara, 30 de novembro de 1847

Read More

Evolução do direito de empresa e elemento de empresa

0

EVOLUÇÃO DO DIREITO DE EMPRESA E ELEMENTO DE EMPRESA* EVOLUTION OF COMMERCIAL LAW AND FIRM ELEMENT Clélio Gomes dos Santos

Read More