Trovadorismo
TROVADORISMO Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Momento final da Idade Média na Península Ibérica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante. A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvação da alma.
O maior temor humano era a idéia do inferno que torna o ser medieval submisso à Igreja e to view seus representantes. São comuns procissõ religiosos, missas etc a ora religioso em que tud ira época é chamada de Trovadores eram aq de templos se sentimento . por isso, essa s poeslas e as melodias que as acompanhavam, e cantigas são as poesias cantadas. A designação “trovador” aplicava-se aos autores de origem nobre, sendo que os autores de origem vilã tinham o nome de jogral, termo que designava igualmente o seu estatuto e profissional (em contraste com o trovador).
A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc. ). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem ao nom Swipe to vlew next page nome deste estilo de época português. Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época são o da Ajuda, o da Blblioteca Nacional e o da Vaticana.
As cantigas eram cantadas no idioma galego-português e dividem-se em dois tipos: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e mal-dizer). Gênero lírico C] – Cantigas de amor Eu lírico masculino C] Assunto Principal: o sofrimento amoroso do eu-lírico perante uma mulher idealizada e distante. Amor cortês; vassalagem amorosa. Amor impossível. Ambientação aristocrática das cortes. Forte influência provençal Vassalagem amorosa “o eu lírico usa o pronome de tratamento “senhora””
C] – Cantigas de amigo Eu lírico feminino. Presença de paralelismos. Predomínio da musicalidade. Assunto Principal: o lamento da moça cujo namorado partiu. Amor natural e espontâneo. Amor possível. Ambientação popular rural ou urbana. nfluência da tradição oral ibérica. Deus é o elemento mais importante do poema. pouca subjetividade. Gênero satírico – Cantigas de escárnio Crítica indireta; normalmente a pessoa satirizada nao é identificada. Linguagem trabalhada, zas, trocadilho e