Twitter e o trânsito em salvador

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1. 1 Considerações iniciais 1. 2 justificativa 1. 3 objetivos 1. 4 Metodologia 2 3 4 5 2. PERFIS DO TWITTER SOBRE O TRÂNSITO EM SALVADOR 8 2. 1 Escolha dos perfis 2. 2 Características do perfil @BlitzemSSA 8 2. 3 Características do perfil @AvParalela 9 3. COMO FUNCIONAA COLABORAÇAO NO TWITTER 3. 1 Conhecendo o Twitter 10 3. 2 Os Tweets 3. 3 0 Reply 3. 4 0 Retweet 3. 5 As Hashtags 11 13 15 4. TIPOS DE COLABORADORES E SUAS INTERAÇOES 18 4. 1 Tipos 4. 2 Como eles colaboram 5.

CONCLUSAO 5. 1 Considerações finais 5. 2 Próximos passos REFERÊNCIAS 21 23 APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO ABERTO lal Studia 25 mídias sociais é usado para se referir aos ambientes de socialização pela internet e são eles que estão por trás da colaboração on-line. Midias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteudo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas (e eis o seu 10 grande diferencial).

Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo. (FONTOURA, 2008) As midias sociais criaram na internet um cenário perfeito para o compartilhamento de experiências e de conhecimento.

Começou então a se delinear uma tendência: a colaboração. Segundo Spyer (2007), a colaboração é um processo dinâmico de construção da informação cuja meta é chegar a um resultado novo a partir das competências diferenciadas dos indivíduos ou grupos envolvidos. A colaboração, através das mídias sociais, permitiu que milhões de pessoas constru[ssem e aperfeiçoassem informações de interesse público[l], que, ao mesmo tempo, permaneceriam disponíveis gratuitamente a todos que buscassem aquele conteudo. 1. 1. Tema O Tema que este trabalho se propõe a estudar, portanto, são as mídias sociais e o seu papel na construção colaborativa de conteúdo de interesse público na internet, utilizando o estudo de caso do uso do Twitter[2] para a construção da informação colaborativa sobre o trânsito em Salvad 20 do uso do Twitter[2] para a construção da informação olaborativa sobre o trânsito em Salvador. O problema de pesquisa é descobrir como se dá, de fato, a colaboração através das mídias sociais para a construção da informação de Interesse público e como as ferramentas disponíveis auxiliam neste processo. . 2 JUSTIFICATIVA No Brasil, 67,5 milhões de pessoas já têm acesso à internet. Isto equivale a cerca de um terço da população do país. Dentre estes usuários de internet, cerca de 79% utilizam as mídias sociais (IBOPE NIELSEN, 2010). A partir destes dados, fica clara a grande importância do estudo das mídias sociais e do fenômeno da olaboração na internet por elas acarretado. Se a própria internet ainda pode ser vista como um meio de comunicação emergente, que dirá as midias sociais e os estudos sobre elas.

Muito já se foi estudado sobre este tema, mas, em comparação com outras mídias, ainda é uma área que deve ser explorada e que sofre constantes experimentações provocando novas descobertas e alternativas de uso. por ser um fenômeno midiático relativamente novo, livros e publicações especiTicas sobre mídias sociais e colaboração não são numerosos, por outro lado, blogs e fóruns na internet orbulham com discussões sobre o assunto. Trazer para um estudo cientifico estas discussões e observações sobre o tema é de extrema importância para fins acadêmicos.

Para o pesquisador, este trabalho é uma oportunidade de explorar um terreno muito falado atualmente, porém pouco conhecido em suas influências reais. Estar por dentro dos meios digitais, e mais especificamente das midias sociais, é uma exigência do mercado que enxerga esta área nao só como uma tendênci especificamente das midias sociais, é uma exigência do mercado que enxerga esta área não só como uma tendência, mas como o uturo da comunicação. 1. 3 OBJETIVOS 1. 3. 1 Geral Este estudo tem como objetivo analisar de que forma as mídias sociais auxiliam na construção colaborativa de conteúdo de interesse público na internet. . 3. 2 Específicos – Conhecer as mídias sociais suas ferramentas e peculiaridades. – Analisar o fenômeno da colaboração através das mídias sociais. – Conhecer as novas práticas em relação ao compartilhamento de conteúdo. – Observar como as mídias sociais são usadas para a construção colaborativa de conteudo de interesse público. – Aferir, a partir do estudo de caso, como se dá a colaboração ara a construção da informação sobre o trânsito em Salvador, através do uso da ferramenta Twitter. 1. METODOLOGIA Para fundamentar este estudo científico, foram utilizados métodos sistematizados necessários para obter informações, de modo a viabilizar a sua realização. Segundo Gil (1991 ), a investigação científica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para que seus objetivos sejam atingidos. De acordo com os procedimentos técnicos adotados para a coleta dos dados, foi utilizada como fonte secundária a pesquisa bibliográfica. Quanto ao tratamento os dados foi de uma pesquisa qualitativa como fonte primária.

Vale destacar que foram utilizados como instrumentos estudo de caso e questionário aberto. A pesquisa bibliográfic o Gil (1991), é elaborada 4 20 de extrema importância para este estudo em seu segundo momento, visto que será necessária a coleta de informações teóricas relativas às mídias sociais e à colaboração, a partir da consulta em fontes impressas e, principalmente, eletrônicas. 1. 4. 1 Estudo de Caso segundo stake (apud COSTA, 2007), o que caracteriza o estudo de caso não é um método específico, mas um tipo de onhecimento.

Estudo de caso, portanto não é uma escolha metodológica, mas uma escolha do objeto a ser estudado. Uma questão fundamental é o conhecimento derivado do caso, ou melhor, o que se aprende ao estudar o caso. Partindo do pressuposto de que o estudo de caso não é uma metodologia, mas um tipo de conhecimento ou escolha de um objeto a ser estudado, foi definido a investigação dos perfis no Twitter que, através da colaboração, constroem informação de interesse público sobre o trânsito em Salvador.

O estudo tem o intuito de investigar, através da participação e interação os usuários (seguidores[3]) destes perfis, a construção da informação colaborativa relativa ao tema. Este tipo de estudo de caso é definido por Stake (apud COSTA, 2007) como estudo de caso coletivo. Coletivo por não concentrar sua análise num único caso, mas em vários. Para condução dos estudos de caso, é necessário o desenvolvimento da pesquisa exploratória.

A fase exploratória é o momento de definir as unidades de análise, estabelecer os contatos iniciais para entrada no campo, localizar os participantes e definir mais precisamente os procedimentos e instrumentos de coleta de dados. ANDRÉ, 2005 apud COSTA, 2007). Para realização desta pesquisa, primeiramente foi criado um cadastro gratuito como usuário do T cadastro gratuito como usuário do Twitter. Em seguida, foi feito um levantamento dos perfis referentes à informação sobre o trânsito em Salvador.

Na sequência, foram observadas as temáticas presentes em todas as mensagens postadas do dia 17/04/2010 ao dia 17/05/2010. Quanto aos instrumentos, foi optado por um critério de observação que permitisse identificar as possibilidades de colaboração significativa, através da interação entre os usuários seguidores) destes perfis em relação à temática dos mesmos. Esta pesquisa busca não apenas observar, mas examinar; não apenas ler, mas interpretar os documentos aos quais foram propostos (no caso, as publicações nos perfis selecionados).

A obseruação sistemática solicita respostas às seguintes questões: a) O que observar? Quais perfis relevantes existem no Twitter sobre o trânsito em Salvador; os conteúdos presentes nas temáticas das discussões realizadas nos perfis referentes ao trânsito em Salvador; as estatísticas de crescimento e uso dos perfis no período definido; o perfil dos colaboradores. ) Para que observar? Para identificar nestes perfis suas características, finalidades e potencialidades. c) Como observar? Através da observação sistemática, considerando apenas os perfis referentes ao trânsito em Salvador. ) Quem observa? O pesquisador. Foi aplicado também um questionário aberto ao moderador do perfil @AvParalela. O questionário foi enviado para o endereço eletrônico pré-coletado do moderador e enviado de volta, respondido, ao pesquisador. Os dados foram compilados e as respostas foram citadas ao 6 OF20 volta, respondido, ao pesquisador. Os dados foram ompilados e as respostas foram citadas ao longo do trabalho complementando o estudo de caso. O questionário respondido está dispon[vel como apêndice deste trabalho. 2.

PERFIS DO TWITVER SOBRE O TRANSITO EM SALVADOR Nesta etapa da pesquisa foram selecionados os perfis do Twitter sobre o trânsito em Salvador, que seriam o foco do estudo de caso em questão. Para selecionar os perfis foi feita uma busca a partir de diversas combinações de palavras-chave, utilizando o Find People[4] do Twitter. A partir do resultado desta busca, foram selecionados os perfis que seriam trabalhados onsiderando alguns critérios: tempo de existência do perfil, quantidade de seguidores, tempo de inatividade do perfil e quantidade de publicações.

Dos oito perfis que inicialmente apareceram nas buscas, foram selecionados dois como sendo os de maior importância, com informações de maior qualidade e com maior número de colaborações. Os perfis selecionados foram: @BlitzemSSA[5] e @AvParalela. Foram coletadas e analisadas todas as mensagens dos perfis selecionados no periodo entre 17/04/2010 e 17/05/2010. O perfil @BIitzemSSA teve um total de 910 mensagens enquanto o perfil @AvParalela totalizou 300 mensagens. . 2 Características do perfil @31itzemSSA Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11. 05 do Código de Trânsito Brasileiro. Com o nome popular de “Lei Seca”, a determinação proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 2 dg de álcool por litro de sangue por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.

O perfil @BlitzemSSA surgiu inicialmente com o intuito de criar uma rede de informação colaborativa que informa em quais pontos da cidade estão sendo realizadas as fiscalizações para o cumprimento da “Lei Seca”. Um dos seguidores do perfil, através de uma publicação no próprio perfil, diz: “… é um serviço útil aos que bebem pouco e acham injusta a tolerância zero ao álcool”. por outro lado o perfil é alvo de constantes críticas daqueles que o consideram uma afronta à lei.

O moderador do perfil, através de uma publicação no próprio perfil, se defende com o rgumento: “… informo onde tem blitz, o que cada um vai fazer com a informação não é de minha responsabilidade. ” Como forma de amenizar as críticas e não afetar a segurança pública, o moderador do perfil, segundo publicação no próprio perfil, decidiu não informar sobre blitz policiais, apenas aquelas ligadas ? Operação Lei Seca.

Porém, além de informar onde estão sendo realizadas as blitze da “Lei Seca”, o perfil sewe também como um canal para a troca de informações sobre o fluxo de veículos nas principais vias da cidade e sobre acontecimentos que influem diretamente a qualidade do trânsito como acidentes, chuvas, transporte coletivo, violência urbana, grandes eventos, entre outros. A Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Avenida Paralela, é uma das mais importantes vias públicas de Salvador.

A Paralela foi criada com o intuito de ser uma via expressa que liga a região do públicas de Salvador. A Paralela foi criada com o intuito de ser uma via expressa que liga a região do Iguatemi à divisa de Salvador com Lauro de Freitas. Porém, com o desenvolvimento da região e o aumento expressivo na frota de veículos de Salvador, a via passou a sofrer com constantes problemas de trânsito.

O perfil @AvParalela, assim como o @BlitzemSSA, também funciona como um canal para a troca de informações sobre o fluxo de veículos e sobre acontecimentos que influem diretamente na qualidade do trânsito, porém com foco exclusivo para a Avenida Paralela. 3. COMO FUNCIONAA COLABORAÇÃO NO MITTER Na maioria das ferramentas de m[dias sociais para que se estabeleça uma conexão entre duas pessoas, as duas devem aceitar o vínculo. Então, caso Maria encontre João em uma ferramenta como o Orkut, ela precisa aceitar o convite dele para ue um apareça na lista de contatos do outro.

Porém, segundo Spyer (2007), na nossa sociedade as coisas não funcionam assim. Nem todas as pessoas se conhecem e algumas que se destacam, ganham o rótulo de “famosas”. A principal condição para alguém se tornar uma celebridade é justamente ser mais conhecido do que conhecer. O Twitter funciona dessa forma ao permitir que existam vínculos unilaterais entre os participantes. Diferente, portanto, de sites como Orkut e Facebook, em que os usuários só têm uma lista de contatos.

No Twitter você terá um perfil com duas: uma om a relação das pessoas que te seguem (seguidores) e outras com aqueles que você segue (seguidos). Segundo o moderadorf6] do perfil @AvParalela, o Twitter é a ferramenta certa para Iniciativas como a dele, pois é rápida e confer @AvParaleIa, o Twitter é a ferramenta certa para iniciativas como a dele, pois é rápida e confere um alcance maior da mensagem justamente por permitir estes vínculos unilaterais.

Além de permitir também as interações, que são a base da colaboração. A principal forma de medir o alcance das mensagens publicadas por um perfil do Twitter é verificando o número de eguidores que este perfil tem. Não é uma forma totalmente segura, pois existem formas de burlar este número, mas, ainda assim, é a mais eficaz. O Twitter ainda é uma ferramenta com baixa adesão entre os soteropolitanos.

O perfil @BlitzemSSA, no dia 17/05/2010 tinha apenas 1412 seguidores, enquanto o perfil @AvParaleIa, na mesma data, tinha somente 458 seguidores. São números extremamente baixos e que parecem irrelevantes se for comparado com as centenas de milhares de veículos pertencentes à frota da capital baiana. Porém, como afirmou Recuero (2009), o Twitter funciona como uma fonte de nformação para uma pequena parcela de formadores de opinião que usarão de outros meios para ampliar o alcance da mensagem.

Anda que baixos em números absolutos, a quantidade de seguidores dos perfis analisados cresce consideravelmente a cada dia. Os gráficos[7] abaixo mostram o crescimento do número de seguidores no período de observação definido. [pic] Gráfico do crescimento do número de seguidores do perfil @BlitzemSSA [PiC] @AvParalela 2. Os Tweets Os Tweets são todas as mensa ens publicadas através do máximo 140 caracteres Twitter. Estas mensagens 0 DF 20

Analise de cenarios

0

3 ANÁLISE DE CENÁRIOS A técnica de análise de cenários vem percorrendo um longo caminho desde a década 50. Já

Read More

Recuros instrumentais

0

Capítulo 1 1)Acessórios ergonômicos: Cadeira: [pic] Caracter[sticas: A linha plus, foi desenvolvida especialmente para ambientes de trabalho que exijam alta

Read More