O pesquisador e a comunicacao cientifica

Categories: Trabalhos

0

O Pesquisador e a Comunicação Científica Descrever o processo de comunicação na pesquisa científica e tecnológica; identificar e descrever os canais de comunicação usados pelos pesquisadores; apontar as qualidades de um bom pesquisador.

INTRODUÇÃO Hoje se reconhece que a ciência e a tecnologia se viabilizam por meio de um proc ors esse processo flui na fer Garvey (1 979), u Ciência, incluiu no pr atividades associada onhecimento e que e Sociologia da Científica “as inação e uso da informação, desde a hora em que o cientista teve a idéia da esquisa até o momento em que os resultados de seu trabalho são aceitos como parte integrante do conhecimento científico” O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO NA CIÊNCIA O sistema de comunicação na ciência, estudado por Garvey, apresenta dois tipos de canais de comunicação dotados de diferentes funções.

O canal informal de comunicação, que representa a parte do processo invisível ao público, está caracterizado por contatos pessoais, conversas telefônicas, correspondências, cartas, pré-prints e assemelhados. O canal formal, que é a parte visível (pública) do sistema de comunicação ientifica está representado pela informação publicada em forma de artigos de periódicos, livros, comunicações escritas em canais informais não são oficiais nem controlados e são usados geralmente entre dois Individuos ou para a comunicação em pequenos grupos para fazer disseminação seletiva do conhecimento.

CANAIS FORMAIS Nos canais formais o processo de comunicação é lento, mas necessário para a memória e a difusão de informações para o público em geral. Os canais formais são oficiais, públicos e controlados por uma organização. Destinam-se a transferir nformações a uma comunidade, não a um individuo, e tornam público o conhecimento produzido. Os canais formais são permanentes, as informações que veiculam são registradas em um suporte e assim tornam-se mais acessíveis.

FUNÇÃO DOS CANAIS INFORMAIS Os canais informais, por meio do contato face a face ou mediados por um computador, são fundamentais aos pesquisadores pela oportunidade proporcionada para troca de idéias, discussão e feedbacks com os pares. O trabalho publicado nos canais formals, de certa forma, já foi filtrado via canais informais. Os contatos informais mantidos com os pares pelos pesquisadores foram chamados por Price (1979) de colégios invisíveis; crane (1972) e Kadushin (1976) denominaram de círculos sociais e, mais recentemente, Latour (1994) denominou de redes científicas.

Latour incorporou às redes cientificas a idéia de que estas não visam propriamente à troca de informações; representam um esquema operacional para construção do conhecimento e nesse esquema estão incluídos os híbridos, elementos não-humanos, representados pelos equipamentos e toda a parafernália de produtos e serviços ecessários à produção da ciência e da tecnologia.

Atualmente, com o advento da Internet, as listas de discussão representam um canal informal semelhante aos colégios in Internet, as listas de discussão representam um canal informal semelhante aos colégios invisíveis e os círculos sociais dos tempos passados. As listas de discussão permitem a criação de comunidades virtuais onde pessoas que possuem interesses comuns discutem, trocam informações por meio de um processo comunicacional instantâneo, ágil e, portanto, sem barreiras de tempo e espaço.

A Internet amplia as possibilidades de troca e informação na medida em que permite ao pesquisador compartilhar e interagir com a inteligência coletiva (LEW, 1998). FUNÇÃO DOS CANAIS FORMAIS Os canals formais, por intermédio das publicações, são fundamentais aos pesquisadores porque permitem comunicar seus resultados de pesquisa, estabelecer a prioridade para suas descobertas, obter o reconhecimento de seus pares e, com isso, aumentar sua credibilidade no meio técnico ou acadêmico.

DIFERENÇAS BASICAS ENTRE CANAIS FORMAIS E INFORMAIS Antes de chegarem a ser publicados os resultados de uma pesquisa, a informação percorre um longo camlnho nesta assagem do domínio informal para o formal. Vale dizer que este processo não é estanque ou linear e que os avanços tecnológicos e as redes de comunicação têm feito com que as duas formas de comunicação estejam se sobrepondo e têm tornado tênues as fronteiras entre os dois domínios da comunicação (informal e formal).

No quadro a seguir foram sintetizadas por Le Coadic (1996) as principais diferenças entre os elementos formais e informais da comunicação cientlfica: Diferenças entre os Elementos Formais e Informais da I Comunicação formal PAGF3rl(FS Comunicação Comunicação informal Pública. I Privada. I Informação armazenada de forma permanente, recuperável. I Informação não-armazenada, nao-recuperável. Informação relativamente velha. recente. Informação comprovada. comprovada. Disseminação uniforme. escolhida pelo produtor.

Redundância moderada. vezes muito importante. I Ausência de interação direta. [Informação Informação não- IDireção do fluxo Redundância às Ilnteração direta Fonte: LE COADIC, Y-F. A ciência da informaçao. aras[lia: Briquet de Lemos, 1996. A freqüência e o uso de um canal informal ou formal são eterminados por sua acessibllidade. O TRABALHO CIENTÍFICO E SUA AVALIAÇÃO O trabalho científico, propriamente dito, é avaliado, segundo Demo (1991), pela sua qualidade politica e pela sua qualidade formal.

Qualidade política refere-se fundamentalmente aos conteudos, aos fins e à substância do trabalho científico. Qualidade formal diz respeito aos meios e formas usados na produção do trabalho. Refere-se ao domínio de técnicas de coleta e interpretação de dados, manipulação de fontes de informação, conhecimento demonstrado na apresentação do referencial eórico e apresentação escrita ou oral em conformidade com os ritos acadêmicos. O PESQUISADO PAGF O PESQUISADOR E SUAS QUALIFICAÇÕES Alguns atributos pessoais são desejáveis para você ser um bom pesquisador.

Para Gil (1999), um bom pesquisador precisa, além do conhecimento do assunto, ter curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social. São igualmente importantes: a humildade para ter atitude autocorretiva, a imaginação disciplinada, a perseverança, a paciência e a confiança na experiencia. Atualmente, o sucesso de um pesquisador está vinculado, ada vez mais, a sua capacidade de captar recursos, enredar pessoas para trabalhar em sua equipe e fazer alianças que proporcionem a tecnologia e os equipamentos necessários para o desenvolvimento de sua pesquisa.

Quanto maior for o seu prestígio e reconhecimento, obtido pelas suas publicações, maior será o seu poder de persuasão e sedução no processo de fazer aliados. CONSIDERAÇOES FINAIS Tanto os canais formais quanto os informais são importantes no processo de construção do conhecimento científico e tecnológico. Os canais informais cumprem suas funções como eio de disseminação de Informação entre você e seus pares, e os canais formais são responsáveis pela comunicação oficial dos resultados de uma pesquisa.

A publicação proporciona o controle de qualidade de uma área, confere reconhecimento da prioridade ao autor e possibilita a preservação do conhecimento. Na verdade você, estando em atividade de pesquisa, participa de um processo permanente de transações e mediações comunicativas. Referencia Bibliográfica SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4 ed. UFSC: Florianópolis, 2005.

Ciclos da mineração

0

5. CICLO BÁSICO DE MINERAÇÃO Os ciclos básicos de mineração à céu aberto e mineração subterrânea são praticamente os mesmos

Read More

Relevo brasileiro

0

Classificação dos Relevos Segundo Jurandyr Ross a classificação do relevo brasileiro dá-se através de três formas principais: Planícies, Planaltos e

Read More