Uisnagem

Categories: Trabalhos

0

Essa ferramenta p fresadora, furadeira, Nos tornos, as bro de corte é promovid Uisnagem Premium By AnvioMariano MapTa 19, 2011 7 pages Brocas A broca é uma ferramenta de corte geralmente de forma cilíndrica, fabricada com aço rápido, aço carbono, ou com aço carbono com ponta de metal duro soldada ou fixada mecanlcamente, destinada à execução de furos cilíndricos. inas como torno, seja, o movimento á nas fresadoras, furadeiras e nas mandriladoras, o movimento de corte é feito pela broca em rotação. A broca do tipo helicoidal de aço rápido é a mais usada em mecânica. Por isso, é preciso conhecer suas características de construção e nomenclatura. As brocas são construídas conforme a norma NBR 6176. A nomenclatura de suas partes componentes e seus correspondentes em termos usuais em mecânica estão apresentados a seguir.

Broca helicoidal com haste cilíndrica -lal Studia ( = ângulo de ponta ( = ângulo da aresta transversal I Termos usuais Nomenclatura 6176 Termos usuais 1 comprimento da ponta de saída INBR 6176 12 superficie 12 comprimento utilizável comprimento de corte 113 largura da superfície largura do rebaixo 3 comprimento do canal 14 comprimento da haste iâmetro do rebaixo 5 comprimento do rebaixo 14 comprimento da superfície 16 comprimento total filete cilíndrico I lateral Ide folga comprimento do pescoço lateral de folga 17 superfície principal de Isuperficle detalonada 115 gula centro morto folga 8 ponta de corte diâmetro da broca 9 largura I da guia 10 aresta lateral I alma na ponta 16 aresta transversal largura do filete cilindrico 117 11 aresta principal de corte do núcleo Irebaixo ponte: Manual Técnico SKF 118 quina 19 canal 120 espessura k 21 superficie lateral de s,’A, 1987, p. 7. dividida em três partes: haste, corpo e ponta. A haste é a parte que fica presa à máquina. Ela pode ser cilíndrica ou cônica, dependendo de seu diâmetro. O corpo é a parte que ser,’e de guia e corresponde ao comprimento útil da ferramenta.

Quando se trata de broca helicoidal, o corpo tem dois canais em forma de hélice espiralada. No caso de broca canhão, ele é formado por uma aresta plana. A ponta é a extremidade cortante que recebe a afiação. Forma um ângulo de ponta que varia de acordo com o material a ser furado. [Pic] A broca corta com as suas duas arestas cortantes como um sistema de duas ferramentas. Isso permite formar dois cavacos imétricos. Além de permitir a saída do cavaco, os canais helicoidais permitem a entrada do líquido de refrigeração e lubrificação na zona de corte. As guias que limitam os canais helicoidais guiam a broca no furo. Elas são cilíndricas e suficientemente finas para reduzir o atrito nas paredes do orifício.

As bordas das guias constituem as arestas laterais da broca. A aresta principal de corte é constituída pela superfície de saída da broca e a superfície de folga. Características das brocas A broca é caracterizada pelas dimensões, pelo material com o qual é fabricada e pelos se 3 enazes elou que produzem cavaco PVC, mármore, granito. I curto (descontínuo). fundido duro, latão, bronze, celeron, baquelite. 1118( 140( alta liga. [pic] 130( I Tipo N – para materiais de I Aço alto carbono. tenacidade e dureza normais. macio, ferro fundido, Ináilon, 1 Ferro IAço de I Aço laço- liga. plástico. Tipo W – para materiais macios elou I IAIumínio, zinco, cobre, madeira, que produzem cavaco longo. ?ngulo lateral de folga (representado pela letra grega (, lê-se alfa) – tem a função de reduzir o atrito entre a broca e a peça. Isso facilita a penetração da broca no material. Sua medida varia entre 6 e 270, de acordo com o diâmetro da broca. Ele também deve ser determinado de acordo com o material a ser furado: quanto mais duro é o material, menor é o ângulo de folga. ângulo de ponta (represen a grega (, lê-se sigma) – ao ângulo formado pelas arestas cortantes da broca. Também é determinado pela resistência do material a ser furado. É muito importante que as arestas cortantes tenham o mesmo comprimento e formem ângulos iguais em relação ao eixo da broca (A = A’). Existem verificadores espec[ficos para verificar o ângulo ( da broca. [picl

Mod•ficações para aplicações especificas Quando uma broca comum não proporciona um rendimento satisfatório em um trabalho específico e a quantidade de furos não justifica a compra de uma broca especial, pode-se fazer algumas modificações nas brocas do tipo N e obter os mesmos resultados. Pode-se, por exemplo, modificar o ângulo da ponta, tornando- o mais obtuso. Isso proporciona bons resultados na furação de materiais duros, como aços de alto carbono. Para a usinagem de chapas finas são freqüentes duas dificuldades: a primeira é que os furos obtidos não são redondos, ?s vezes adquirindo a forma triangular; a segunda é que a parte final do furo na chapa apresenta-se com muitas rebarbas. A forma de evitar esses problemas é afiar a broca de modo que o ângulo de ponta fique mais obtuso e reduzir a aresta transversal de corte.

S I [pic] Para aços até 900 N/mm2 com mais de 900 N/mm2 com I Aço para molas corte Aço ao manganês fundido Aço com mais de 900 N/mm2 Redução da aresta transversal Formato B IAÇO I correção da aresta principal de Ferro Formato C Afiação em cruz Formato D Ferro fundido Ligas de alumínio, cobre e zinco Chapa fina Brocas especiais Afiação com cone duplo Formato E I Ponta para centrar papel Além da broca helicoidal existem outros tipos de brocas para usinagens especiais. Elas são por exemplo: broca de centrar é usada para abrir um furo inicial que servirá como guia no local do furo que será feito pela broca helicoidal. Além de furar, esta broca produz simultaneamente chanfros ou raios. Ela permite a execução de furos de centro nas peças que vão ser torneadas, fresadas ou retificadas.

Esses furos permitem que a peça seja fixada por dis ositivos entre pontas e tenha movimento giratório. pontas e tenha movimento giratório. roca escalonada simples e múltipla – serve para executar furos e rebaixos em uma única operação. É empregada em grande produção industrial. [PiC] broca canhão — tem uma unica aresta cortante. É indicada para trabalhos especiais como furos profundos, garantindo sua retitude, onde não há possibilidade de usar brocas helicoidais. broca com furo para fluido de corte – é usada em produção continua e em alta velocidade, principalmente em furos profundos. O fluido de corte é injetado sob alta pressão.

No caso de ferro fundido, a refrigeração é feita por meio de injeção de ar omprimido que também ajuda a expelir os cavacos. broca com pastilha de metal duro para metais é utilizada na furação de aços com resistência à tração de 750 a 1400 N/mm2 e aços fundidos com resistência de 700 N/mm2. à empregada também na furação de peças fundidas de ferro, alumínio, latão. broca com pastilha de metal duro para concreto tem canais projetados para facilitar o transporte do pó, evitando o risco de obstrução ou aquecimento da broca. Diferencia-se da broca com pastilha de metal duro para metais pela posição e afiação da pastilha, e pelo corpo que não a resenta guias cilíndricas.

Projeto de aps

0

CAMPUS MARQUES Projeto: Conhecendo a minha cidade OF2 p de Oliveira – RA 5959 Pedagogia – 30 Semestre – Público

Read More

Desigualdade social

0

1. alNTRODUÇÃO Na cidade de Boa Vista existem situações preocupantes, na qual se destaca o problema social, pois há um

Read More