Valores morais

Categories: Trabalhos

0

Valores morais são conceitos que adquirimos ao longo da vida com base nos ensinamentos que recebemos de nossos pais e comunidade na qual estamos inseridos. Tais conceitos norteiam nossa forma de ver o mundo e de agir em sociedade, impondo limites ao nosso comportamento, uma vez que muitas vezes tais valores entram em conflito com nossos desejos e estabelecem limites para nossas ações. Nesse sentido, se diferem das normas jurídicas apenas pelo fato de que nao possuem uma sanção clara e explícita, mas apenas no plano interno de cada indivíduo.

São aqueles que nos são impostos desde que nascemos e, rincipalmente pela sociedade. wipe view nent page Aqueles que fazem c direito de questionar Desde o nascimento partir disso reproduzi Antes de mais nada, OF3 em nos dão o certo e errado e a s pela sociedade. Inido como “respeito à Vida”, não apenas a vida individual mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros.

A última pesquisa de IVH (índice de Valor Humano) mostrou que na opinião dos brasileiros, de forma geral, o que é necessário mudar no Brasil para a qualidade de vida melhorar de verdade é em primeiro lugar, a educação, seguida de política pública, iolência, valores morais e emprego. Já no Estado de São Paulo houve uma variação em relação à opinião nacional, ficando valores morais em primeiro lugar. De qualquer modo, a discussão sobre os valores morais, se mantém em posição de destaque, visto que a sua compreensão é deveras importante para o Swipe to next -lal Studia o bom funcionamento da sociedade como um todo.

Mas como e quando ficou definido o que é correto e o que é considerado errado do ponto de vista social? Tanto religião, quanto o livre arbítrio do homem se relacionam com a construção dos ideais de ética e moral, sendo que estes ão passados de geração para geração, numa linha perpétua de integração em nossa sociedade. A religião oferece ao homem os pilares para a interpretação sobre a distinção entre o certo e o errado, e ao homem cabe o livre-arbítrio e bom senso para “moldar” estes pilares de acordo com as necessidades coletivas.

Mas por que os valores morais são tao importantes na sociedade? Ora, eles são os responsáveis pela manutenção da ordem entre as pessoas, sendo inclusive ensinados desde o berço. É fácil imaginar em que situação o mundo se encontraria atualmente caso o homem ignorasse as leis formuladas a partir dos onceitos de ética e moralidades. É certo que o homem possui o direito de ter sua liberdade de expressão e escolha, porém tudo é passivo de limites.

Caso contrário, diante de quaisquer adversidades que surgissem em nosso caminho, retornaríamos ao nosso estado primitivo e resolvêramos todos os problemas de maneira antiquada, desprovida de ética e moral, como fazem os criminosos, notadamente não seguidores dos valores. Morais. Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. ? nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor. “Moral” nao traduz, no entanto, por completo, a palavra grega originária. ? que êthlca possuía, para os gregos, dois sentidos compl por completo, a palavra grega originária. É que êthlca possuía, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. por outro lado, êthica significava também àthos, remetendo-nos para a questão os hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.

A tradução latina do termo êthica para mores “esqueceu” o sentido de êthos (a dimensão pessoal do acto humano), privilegiando o sentido comunitário da atitude valorativa. Dessa tradução Incompleta resulta a confusão que muitos, hoje, fazem entre os termos ética e moral. A ética pode encontrar-se com a moral, pois a suporta, na medida em que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual (a sociedade é um produto de individualidades).

Da ética individual se passa a um valor social, e deste, quando devidamente enraizado numa sociedade, se passa à lei. Assim, pode-se afirmar, seguindo este raciocínio, que não existe lei sem uma ética que lhe sirva de alicerce. Alguns dicionários definem moral como “conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoas determinadas” (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo. 3

Midia

0

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ANALISE E PLANEJAMENTO DE MIDIA Produto/Marca: picl GRUPO 5 TURMA 41 I 7 Swipe to page Manuela

Read More

Commedia dell’arte

0

as apresentações de companhias de com orfi famlliar e artesanal. I ner • . apresentando-se em improvisação se ade Commedia

Read More