Vida e obra de eça de queiroz

Categories: Trabalhos

0

José Maria Eça de Queirós nasceu na Póvoa de Vaizin, próximo ao Porto. Neste ultimo local, fez seus estudos e preparou-se para a faculdade. Aos 16 anos ingressou no curso juridico de Coimbrã. Na época, a faculdade era o centro das agitações intelectuais. E já sob os ideais anti-romanticos faz sua estréia em letras de imprensa no ano de 1866, nas paginas da Gazeta de Portugal. Esses trabalhos, mais tarde reunidos foram publicados com o titulo de Prosas Bárbaras. Eça faz sua primeira tentativa de romance, escrevendo

O Ministério da Estrada de Sintra, em colaboração com Ramalho Ortigão, e logo depois funda com este, a revista mensal de critica social, As Farpas. 0 primeiro romance coordenadas romanc em 1875, na sua pri até 1879, quando sai O talento do romanci as ora to view eirós dentro das Amaro, publicado inuamente retocado ersão. firmado com o lançamento de O Primo 3as io, seguido por outras obras queirosianas: A Relíquia, 1887, Os Maias, 1 888, A Correspondência de Fradique Mendes, em 1900, A Ilustre Casa de Ramires, no esmo ano.

O Maximo de sua capacidade e talento foi testado pelo romance A Cidade e as Serras, publicado após sua morte, o romance é sem duvida sua obra-prima quanto à perfeição estilistlca. Em Swipe to víew next page Em Paris, burguesamente acomodado, esposo e consagrado como maior escritor romancista português, Eça de Queirós vem a óbito na sua casa, a 16 de agosto de 1900.

Eça de Queirós é considerado o precursor do realismo português, em suas obras criticava a hipocrisia e o provincialismo da ociedade, alem de marcante sentimento anticlerical. Eça preocupou-se em criar uma literatura de caráter ideológico, logo, sua descrição tornou-se precisa e atenta aos detalhes. O que mais chama a atenção em suas obras é a diversidade de sua construção lingü[stica, na qual as frases são diversificadas, dando preferência a linguagem popular, aos estrangeirismos e neologismos.

Suas obras se dividem em três fases: os primeiros textos do autor, onde se encontra Prosas Bárbaras, depois a fase realista, om O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias, que foram a trilogia conhecida como cenas da vida portuguesa, onde o autor preocupou-se em mostrar a sociedade portuguesa e uma ultima fase, pós realista, marcada pela desilusão e o abandono aos ideais realistas, com as obras A Ilustre Casa de Ramires, A Cidade e as Serras e A Relíquia.

Obras: O Crime do padre Amaro, O prmo Basílio, O Mandarim, A Relíquia, Os Maias, A Cidade e as Serras, A Ilustre Casa de Ramires, Alves e Companhia, A Correspondência de Fradique Mendes, entre outras.

Produto elastico e inelástico

0

INDíCE Custos de oportunidade 121 Tipos de custos de oportunidade Exemplo Real Curva de possibilidade de produção 21 14 Exemplo

Read More

Administraçao

0

MODELO PARA ELABORAÇAO DE TRABALHOS Fontes dos textos: Times New Roman – tamanho 12 Margens: Margem superior e esquerda –

Read More