Visita obra
RELATORIO DE OBRA Ed. Residencial Van Gogh ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: Sistemas Estruturais II NTRODUÇÃO O trabalho a seguir apresenta o Ed. Residencial Van Gogh, situado à cidade de Itajaí na Rua XV de Novembro, na 580 – Centro, próximo ao Centro de Eventos da Marejada. A escolha desta obra para a realizada visitação se deu em conta do interesse do grupo e elaboradas para a ex tão convencionais, q pc. edifício. Tendo como objetiv OF5 W. p nent page onstrutivas de formatos não a estética do osso repertório e ganhar maior proximidade na relação escola / canteiro de obra.
INFRAESTRUTURA O edifício em questão é caracterizado como alto padrão, possuindo 4 apartamentos por andar de 122m2 cada, sendo o valor mais baixo de venda estando em torno de R$ 600. 000,00, e ainda contando com mais 4 coberturas de 244m2 cada. A infra estrutura dispõe também de duas piscinas, sendo uma de raia coberta e aquecida, que contribuem para sua classificação em alto padrão, além de receber pintura externa do tipo JET (tinta mineralizada) e internamente receber três camadas de massa corrida e três camadas de tinta. ?gua dos chuveiros e da chuva nos bacios sanitários. Planta Baixa do Pavimento de Lazer MATERIAIS E TECNICAS CONSTRUTIVAS O Edifício é estruturado em concreto armado convencional, e foi feito o uso de concreto usinado do tipo CP IV sem aditivos. Fundações: executadas com perfuração de hélice cont[nua, preenchimento com concreto usinado e armadura. Pilares: em concreto usinado, moldado in loco. Lajes: nervuradas . com preenchimento EPS) e maciças, uni e bidirecionais moldadas in loco. Vigas: em concreto usinado, moldadas in loco.
Paredes de Alvenaria: tijolo de barro, bloco cical e argamassa. Revestimento: interno: revestimento com argamassa + massa corrida; externo: revestimento com argamassa + aplicação de pintura JET (tinta mineralizada). Esquadrias: em alumínio FUNDAÇAO Executada com perfuração de hélice contínua e preenchimento “in loco”, por meio de trado contínuo e injeção de concreto através da haste central da maquina perfuradora simultaneamente a sua retirada do terreno e colocação da armadura após a sua concretagem.
O concreto utilizado apresenta resistência característica fck de 20 Mpa, é bombeável e composto de areia e brita 1 ou pedriscos, endo que o abatimento ou “Slump” (importante para o controle de qualidade do cimento usinado chegado à obra) é mantido entre 200 e 240mm. BALDRAME 240mm. No baldrame, encontramos elementos estruturais de grande importância para a obra. O ponto principal foi a existência de lajes, ao contrário do usual, que se executa contrapiso diretamente ao solo e vigas. Essas lajes, maciças, se deram ao fato de que o pavimento térreo suportará além do hall de entrada e demais aposentos, uma garagem e rampa.
Dessa forma os esforços significativos da garagem estarão trabalhando de forma preventiva, evitando ecalque ou movimentação de solo. Houve caso de viga alavanca, justificando a falta de espaço para executar um pilar nos limites do terreno. Assim, as vigas irradiam para evitar excentricidade do pilar e não gerar momento (torção). Na obra há juntas de dilatação a cada 30m. As juntas de dilatação são necessárias para que os materiais de cada parte separada possa se dilatar ou contrair, de forma a não causarem rachaduras que podem comprometer a estrutura.
ESTRUTURA DO PAVIMENTO TIPO A estrutura do pavimento tipo se dá por 3 tipos de lajes: laje aciça, laje nervurada unidirecional e laje nervurada bidirecional. As lajes nervuradas possuem preenchimento em EPS. Laje nervurada bidirecional Laje nervurada unidirecional Laje maciça Devido aos diferentes carregamentos, elas possuem diferentes espessuras. São niveladas por baixo recebendo um forro de gesso que dá o acabamen 3 recebendo um forro de gesso que dá o acabamento desejado. Todos os pilares dos pavimentos tipo seguem, nenhum morre ou nasce, logo não há vigas de transição nesses pavimentos.
De concreto armado, as dimensões variam conforme a necessidade o perfil. As vigas, também de concreto armado, variam em sua largura de 15 a 20 cm, e o comprimento e a altura varia de acordo com a necessidade do vão. As vigas das fachadas são feitas com a forma curva, sem necessidade de algum tratamento especial na execuçao. ESTRUTURA DO PAVIMENTO TERREO / GARAGEM Feita de concreto armado, a rampa presente do pavimento térreo que faz a ligação com as demais garagens tem uma largura de 5,20m, e está posicionada sobre a cisterna do edifício, esta que abastecerá o prédio através do reaproveitamento da agua da chuva.
Foi possível identificar novamente as juntas de dilatação, presentes de 30 em 30m- Observamos também a existência de consoles em alguns pilares. Houve a necessidade dos consoles, pois a viga nao chegou até o Pilar, e por algum motivo não foi possível aumentá-lo. 4DF5 demais espaços são impermeabilizados com telhas de fibrocimento, que exige mínimo de mão-de-obra e madeiramento leve; A manta asfáltica vem em rolos, e a primeira aplicação é feita nos detalhes (cantos, furos para canos, etc. ), e depois o restante dos espaços. Todos os pilares morrem, exceto os que seguem ara a cobertura da caixa d’água.
CONCLUSÃO Visitas à obras sempre são importante para a melhor interação no relacionamento escola/aplicação real. O Ed. Van Gogh nos proporcionou uma vivência em canteiro de obra que é indispensável para a boa formação de um arquiteto. Embora a obra já esteja na fase de acabamentos, conseguimos muitas informações e fotos dos estágios iniciais, o que nos deu uma boa visão sobre o passo a passo construtivo da edificação. Além de um controle técnico bastante rigoroso, podemos notar também que a sustentabili indo das pranchetas e S