758369-5559

Categories: Trabalhos

0

O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL: UMA EXPERICNCIA DE ENSINO COM PESQUISA NA FORMAÇAO DO PEDAGOGO CASSOL CARBELLO, Sandra – UEM sandra. cassol@hotmail. com CROCE, Marta L- UEM mlcroce@uem. br Eixo Temático: Práticas e Estágios nas Licenciaturas Agência Financiadora: Não contou com financiamento Resumo Organizar, orientar e avaliar a implantação do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional do Curs Maringá — UEM foi u desafio assumido co característicos dos espíritos empreende diante de um momento orig rsidade Estadual de apesar dos temores tes.

Estávamos histórico importante para a formação dos profissionais da ducação e precisávamos encontrar um caminho que garantisse uma visão teórica e prática compativel com o cenário da escola pública brasileira. Preparar futuros gestores pressupunha tecer conhecimentos específicos da área em comunhão com o desenvolvimento de valores, posturas, visões diversificadas e críticas de mundo e das relações interpessoais.

Optamos pela metodologia do ensino com pesquisa, o que nos garantiu um trabalho disciplinado, rico em conteúdo, interessante para alunos e professores, além de estimulante para os educadores escolares. o acompanhamento de professores orientadores, de modo a arantir aos estagiários e anfitriões um ambiente seguro, acolhedor e propício à coleta de dados empíricos. Esta primeira experiência, acontecida no primeiro semestre de 2008, serve de paradigma para o encaminhamento das turmas de estágio, neste ano de 2009.

O percurso foi difícil, com muitos obstáculos a serem vencidos, mas obteve sucesso na maioria das propostas, o que nos permite afirmar que o trabalho baseado em pesquisa permite conhecer, reconhecer e avaliar o processo de construção dos saberes. Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Ensino com Pesquisa. Gestão Educacional. Introdução Formar os acadêmicos da graduação em Pedagogia para a criticidade ea autonomia, constitui-se condição indispensável para práticas pedagógicas desvelamento da realidade. Em tais espaços pode-se fazer emergir a consciência que guiará as ações pedagógicas dos profissionais da educação e, sendo assim, a função primeira do professor, formador de educadores, é garantir condições de ensino e de aprendizagem eficientes” (CROCE, 2003, p. 59). Foi com a responsabilidade de assumir a formação do gestor educacional em sua integralidade, que se optou pela Metodologia do Ensino com Pesquisa como suporte para a organlzação e acompanhamento das atividades de estágio.

De forma sistemática, planejada e formalizada foi possível realizar um estudo eficiente e interessante das teorias da gestão colocadas em prática no ambiente das escolas públicas de Maringá e Cianorte (onde há um campus da UEM), escolhidas para serem as instituições que abrigariam as primeiras turmas do novo Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A partir de dados teóricos obtidos em estudos propostos na Disciplina de Prática em Gestão, as turmas do 30 ano de Pedagogia, matutino e noturno, deram os primeiros passos umo a um estudo diferenciado, inovador e repleto de surpresas, que gerou oportunidades únicas e estimulantes.

Foram criadas equipes de trabalho para o planejamento, organização e desenvolvimento do Projeto de Estágio Supervisionado em Gestão Educaclonal. Para que a atividade docente pudesse se desenvolver de modo equacionado entre os diferentes orientadores de estágio, foi montado um Plano de Trabalho onde estava explicito todo o traieto de construç mentos, além de fornecer Metodologia do Ensino com Pesquisa. É importante destacar que para cada quatro equipes haveria um professor ou professora encarregada de rientar as tarefas a serem desenvolvidas na sala de aula e em campo.

Este Plano foi discutido com a equipe de professores do curso, envolvidos com o estágio, criando laços 5727 profissionais importantes e, ao mesmo tempo, gerando curiosidade pela obtenção de resultados, após o período determinado para o Estágio. Foram muitos os percalços e obstáculos vencidos, vários também foram os momentos de embate entre docentes e discentes, assim como inúmeras foram às vezes em que houve confronto ideológico entre as partes envolvidas, todavia, tem-se hoje a certeza de resultados extremamente positivos.

Tais certezas serviram de ncentivo às novas equipes de professores e alunos que, neste ano de 2009, assurmram a tarefa de conduzir o Estágio Supervisionado em Gestão Educacional do Curso de Pedagogia da UEM Na sequência, discutiremos, ainda que de maneira breve, as dificuldades reais quando se propõe formar gestores educacionais. Apresentaremos, também, a proposta pedagógica do Curso, no que concerne à prática da gestão através do componente curricular Estágio Supervisionado.

Em seguida, deixaremos registrados os primeiros passos, incertos e apreensivos, que deram início à caminhada rumo ao estabelecimento de diretrizes e normas para a o do Estágio em Gestão. PAGF Ig pedagogos competentes, ou seja, profissionais capacitados para gerir processos educativos cada vez mais voltados para a obtenção de qualidade escolar e social. A Tarefa De Formar Gestores Muitas são as dúvidas sobre a ação efetiva dos sujeitos, quer na escola fundamental quer no meio acadêmico, quanto à condução do processo educativo/formativo de professores e alunos, para que se alcance qualidade de ensino e de aprendizagem.

Nos debates e discussões sobre as metas que se deseja alcançar, os docentes adquirem fôlego redobrado quando se propõem a abraçar idéias desafiadoras. Todavia, é necessário saber quem são, hoje, no espaço escolar e universitário, o professor e o aluno e quais as suas atribuições no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma visão sistêmica da educaçao (BEHRENS, 2000). É necessária uma reflexão preliminar destas questões, e de outras mais especficas acerca, especialmente, do significado da gestão e do papel do diretor, no espaço escolar.

Pimenta e Libâneo (1999, p. 252-254), defendem um curso de Pedagogia que forme profissionais da educação que atuarão nos vários campos sociais da educação, 5728 decorrentes de novas necessidades e demandas sociais”. Estes utores argumentam ainda que “a ação pedagógica n ações docentes, de Curriculares para o Curso de Pedagogia nos dão a certeza dos papéis a serem desempenhados pelos pedagogos e da formação mais adequada ao exercicio da profissão.

Certamente ainda restam algumas questões que demandam esclarecimento e definições no sentido de salvaguardar o espaço social, político e profissional do pedagogo. O desafio abraçado na condução do Estágio possibilitou-nos o levantamento das questões que continuam permeando o meio universitário, especialmente nos cursos de licenclatura: como conciliar teoria e prática para que o ganho ualitativo do aluno seja condizente com a sua futura função ou cargo?

Esta indagação conduziu-nos ao propósito de uma pesquisa participante na qual, ainda que em situações e tarefas diferentes, pesquisadores e pesquisados são sujeitos de um mesmo trabalho comum (BRANDÃO, 2001, p. 11). para realizar este tipo de pesquisa, porém, foi imprescindivel uma orientação e uma troca de idéias bastante esclarecedora, entre os docentes e discentes, que pudesse desvelar alguns dogmas acerca da prática de estágio. O conhecido estágio em licenciatura não poderia servir como parâmetro na organização dos estudos sobre estão escolar, haja vista a especificidade do campo em questão.

Concluiu-se que a melhor maneira de desenvolvêla, além de buscar uma base teónca consistente seria gerar oportunidades de novos olhares sobre a formação do pedagogo. Sendo assim, no ano de 2008 vivenciamos esta experiência singular enquanto professoras da Área de G nal, do departamento de semestre de implantação da nova grade curricular no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM houve a implantação do prmeiro Estágio Supervisionado em Gestão.

Dentre as diversas mudanças encampadas, a que afeta a discussão do presente texto pode ser ercebida como umas das principais alterações na proposta curricular do curso. Aguiar (2002, p. 1 19) projeta seu desejo de alteração curricular dos cursos de pedagogia, com a seguinte afirmativa: 5729 Espera-se que a estruturação curricular do curso de pedagogia ofereça uma base teórico-metodológica que abra amplas possibilidades para a inserção do estudante no campo do conhecimento e da prática educativa.

Apreender o fenômeno e a prática educativos em suas múltiplas determinações vai requerer, certamente, a aquisição e o desenvolvimento de categorias e ferramentas analíticas que favoreçam a ompreensão da natureza e dos significados do conhecimento (e seu caráter de provisoriedade), como construção do indiv[duo inserido no contexto sócio-histórico. Tal compreensão poderá favorecer o entendimento e a valorização das manifestações socioculturais e educacionais das sociedades contemporâneas e de suas expressões locais.

A proposta pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá objetiva construir do pedagogo como um texto das Diretrizes do curso apresenta os elementos centrais na formação do pedagogo. Três itens são elencados como pnncpais. São eles: I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; II – a pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional; III – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino (BRASIL, 2006, p. ). É importante destacar que as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (BRASIL 2006) instituem a formação do gestor educacional, aos nossos olhos uma conquista, pois é um espaço para a formação de um profissional ue compreende a instituição escolar na sua totalidade. Neste processo de formação as diretrizes propõem a integralização dos estudos por meio do estágio curricular a ser realizado ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não-escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências.

Entre os espaços de docência para acontecer o estágio destaca-se também a participação em atividades 5730 Continuada. O primeiro ciclo é organizado por eixos integradores que enfatizam a docência e a gestão do trabalho edagógico sobre uma base comum: a ação docente, buscando organicidade nos múltiplos vértices do trabalho pedagógico. Os eixos articulam e perpassam toda a base curricular, composta por oito núcleos e Práticas Pedagógicas de Formação.

Práticas Pedagógicas de Formação: são momentos em que a formação dos alunos se pauta nas práticas existentes socialmente e vincula- se ao Ciclo de Formação. As práticas são constituídas de três momentos que se intercomplementam: análise da realidade profissional; problematização da realidade profissional (gestão/docência); projeto de ação para nfrentamento da realidade profissional. (PROPOSTA PEDAGOGICA PEDAGOGIA 2005, p. 2) As práticas de formação se articulam com os eixos integradores por meio de diferentes atividades. Entre elas destacamos a que se constitui foco de nossa atuação: As práticas pedagógicas de ensino, que culminam com os estágios supervisionados, compõem o currículo do curso, entendidas como espaços interdisciplinares, com clara definição de responsabilidades para sua organização e supervisão têm or finalidade proporcionar o conhecimento da realidad r meio da pesquisa, PEDAGÓGICA PEDAGOGIA, 2005, p. 30)

O estágio ocorre como um espaço marcado pelo olhar investlgatlvo: Atividades de Pesquisa-Estágio – A pesquisa no estágio, como método de formação de futuros professores, se traduz, de um lado, na mobilização de pesquisas que permitam a ampliação e análise de contextos em que os estágios se realizam; por outro, e em especial, se traduz na possibilidade de os estagiários desenvolverem postura habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborando projetos que lhe permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam.

Supõe a busca de novos conhecimentos na 5731 elação entre as explicações existentes e os dados novos que a realidade impõe e que são percebidos na postura investigativa. (PROPOSTA PEDAGOGICA PEDAGOGIA, 2005, p. 32) segundo a Resoluçao n. 70/2005 – CEP/UEM, que aprovou o novo projeto pedagógico do curso de Pedagogia, o Estágio em Gestão é assim organizado: Estagio Curricular Supervisionado de Gestão — com carga horária de 68 horas e deve ser desenvolvido da seguinte forma: I – observação e analise do campo de estágio; II – destaque de possibilidades para atuação em âmbito restrito ao pedagogo/gestor; III – elaboração de plano d ir da realidade escolar;

Princípios da contabilidade

0

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PRINCíPlOS DA CONTABILIDADE PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka.

Read More

A formação e atuação do professor no contexto escolar

0

NOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial no Brasil Divina Aparecida Miranda

Read More